A Computação
A computação em nuvem é a mais recente aposta das empresas de todo o mundo ligadas à internet. A ideia, no entanto, de programas rodando em servidores do outro lado do mundo e sendo exibidos na tela do seu computador apenas pelo browser de internet ainda parece ficção científica para muitos. O que essas pessoas não se dão conta é que já estão com um pé na nuvem há muito tempo.
Nuvem?
A computação em nuvem é ao mesmo tempo o futuro e o presente da internet. A ideia por trás da cloud computing é levar as operações feitas no seu computador e seus arquivos para os servidores das grandes empresas. Por exemplo, ao invés de instalar um programa, você já teria acesso a ele apenas acessando um endereço da rede no seu navegador e o utilizando. É claro que ainda temos que evoluir muito nossas conexões para chegar a esse ponto, mas essa é uma questão de tempo.
A prova de que ninguém quer ficar de fora da computação em nuvem é o recente lançamento da versão de testes do Office 365. O pacote de aplicativos para escritório mais usado no mundo ganhou uma versão que roda inteiramente online. O movimento visto aqui é a Microsoft, empresa que lidera no ranking de softwares instalados em computadores, lançando aplicativos de nuvem.
Como o Office 365 há inúmeras opções no mercado há mais tempo como o Photoshop, o Icloud, e o próprio Office Web Apps — complemento do Office 2010 que roda na nuvem com as principais funções do software físico e interface bastante similar.
Como eu Fui Parar na Nuvem e Não Sabia Disso?
Você tem Orkut, certo? Alguma outra rede social? Twitter? Se não, ao menos uma conta de e-mail. De uma forma ou de outra, a sua conexão com a nuvem reside em um desses serviços. A grande maioria das pessoas usa redes sociais e contas de correio eletrônico todos os dias e não faz sequer ideia de que esses serviços estão nas nuvens.
Quando você publica uma foto em uma rede social, escreve uma postagem de blog, lê um e-mail na sua conta, e até mesmo esse artigo, todos esses conteúdos estão localizados em algum lugar totalmente desconhecido para você. Mesmo que você esteja ciente do endereço que esteja visitando, os servidores da empresa que detém o serviço podem estar localizados em qualquer parte do mundo, assim como seus dados.
A grande vantagem da computação em nuvem sobre os padrões antigos de navegação é a sua universalização, ou seja, você pode acessar o que é seu de qualquer lugar, seja celular, tablet ou computadores distintos em qualquer parte do mundo. Certamente da próxima vez que você acessar sua página em uma rede social ou ler uma mensagem de e-mail sentirá um gostinho de futuro.