A Ascensão e a Queda do Império Sony

Uma recente notícia afirma que a Sony vendeu todo o seu know-how em LCD para a Samsung, em troca de 939 milhões dólares, advertindo que o ex-rei dos eletrônicos continua em uma espiral descendente que não tem fim à vista. A falta de inovação e decisões equivocadas, para não mencionar os desastres naturais, têm aos poucos provocado erosão na fundação da empresa, enquanto concorrentes como Samsung e LG têm ultrapassado a gigante em vários segmentos dos mercados eletrônicos, como televisores e telefones celulares. Não foi há muito tempo que os produtos Sony eram considerados os melhores do mundo no mercado eletrônico de consumo. Quais os fatores que causaram essa decaída da empresa para a mediocridade? Para responder essa pergunta, precisamos dar uma olhada para o que a Sony fez durante o seu período de maior sucesso, a explosão nos anos 80 e início dos anos 90.

A Ascensão e a Queda do Império Sony

A Ascensão e a Queda do Império Sony

 

O Que foi a Sony?

É difícil explicar para as pessoas nascidas depois de 1990 que tipo de impacto cultural a Sony teve durante este tempo. Simplificando, a Sony foi a Apple de sua época, uma empresa que lançou produtos que foram o resultado da inovação, sendo mesclado com o cotidiano hábitos de consumo de mídia. Quando a Sony lançou o Walkman em 1979, agora lendário, fomentou uma revolução na maneira de como as pessoas interagiam com a música. Os compradores se reuniram em massa para pôr as mãos no dispositivo que lhes permitia levar a sua música, na forma de fitas cassete analógica, onde quer que quisessem. Foi o dispositivo mais desejado da década, consolidando a marca Sony na mente dos consumidores como o nome mais popular da eletrônica.

A Ascensão e a Queda do Império Sony

A Ascensão e a Queda do Império Sony

 

O CD

Na sequência da Walkman mania dos anos 80, a Sony mais uma vez mudou o mundo da gravação de áudio quando se juntou com a Phillips para aperfeiçoar o formato de compact disc mídia. Os CDs abriram um vasto leque de possibilidades, com a capacidade de dar aos usuários uma cópia mestre dos arquivos de áudio, bem como a conveniência de ser capaz de selecionar rapidamente as faixas. A qualidade e a quantidade de música que podia ser armazenada em um disco compacto ultrapassou muito a fita cassete, e mais uma vez empurrou a Sony na vanguarda da inovação de mídia de consumo. Infelizmente, o CD pode ser visto como o auge da influência da Sony no mercado. Enquanto ela continuou a desenvolver novos formatos, como o MiniDisc, nenhum apreciou a adoção em massa de que seus esforços anteriores haviam desfrutado. Claro, o MiniDV e o Blu-ray fizeram sucesso, mas só por causa da falta de meios de armazenamento alternativos. A mídia flash e entrega de conteúdo streaming online estão fazendo estes discos obsoletos.

A Ascensão e a Queda do Império Sony

A Ascensão e a Queda do Império Sony

 

A Data em que o Mundo Caiu

Se eu tivesse que apontar para um dia específico da história que marcou o declínio da Sony como líder mundial em tecnologia, seria 23 de outubro de 2001. Esta foi a data em que Steve Jobs subiu ao palco e anunciou a próxima revolução na música, o iPod. De uma única vez, a Apple bateu a Sony em um dos mais importantes avanços tecnológicos deste século. Deu aos consumidores um dispositivo com poder de compra instantânea e a possibilidade de ouvir arquivos de áudio de alta qualidade em qualquer lugar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.