A História do Linux: Sistema Operacional

A História do Linux começou em 1991, com o início de um projeto pessoal do estudante finlandês, Linus Torvalds, para criar novo sistema operacional livre. Desde então, o resultado tem sido marcado por crescimento constante ao longo da história.

Eventos que Antecederam a Conduzam à Criação

O sistema operacional UNIX foi concebido e implantado por Ken Thompson e Dennis Ritchie (ambos de Laboratórios Bell) em 1969 e lançado no ano de 1970. O design se tornou influente a autores de outros sistemas. No ano de 1983, Richard Stallman iniciou projeto com o objetivo de criar sistema operacional livre. Como parte deste trabalho, ele escreveu o General Public License (GPL). Até o início dos anos 1990, quase houve recursos o suficiente disponíveis para criar sistema operacional completo. Outro projeto de sistema operacional livre, lançado em 1977, foi a Berkeley Software Distribution (BSD), desenvolvido pela Universidade de Berkeley. Desde BSD Unix continha propriedade sob o código de propriedade AT & T e entrou com uma ação na justiça (USL v BSDI) no início de 1990 contra a Universidade da Califórnia. No ano de 1985 a Intel lançou o sistema 80386, primeiro microprocessador x86 com 32-bit no conjunto de instruções e paginação. Em 1986, Maurice J. Bach, da Bell, publicou a concepção do sistema operacional UNIX. Esta descrição definitiva cobriu com algumas novas funcionalidades do Release BSD. O MINIX foi um sistema Unix para uso acadêmico, liberado por Andrew S. Tanenbaum em 1987. Enquanto o código fonte do sistema estava disponível, modificação e redistribuição eram restritas. Além disso, o projeto MINIX de 16 bits não foi bem adaptado para as características de 32 bits, cada vez mais baratas e populares na Intel 386, arquitetura para computadores pessoais. As precariedades no mercado auxiliaram Torvalds ao início do projeto.

Eventos que Antecederam a Conduzam à Criação

Eventos que Antecederam a Conduzam à Criação

Criação do Linux

Em 1991, em Helsinki, Linus Torvalds começou projeto que mais tarde se tornou a base Linux. O modelo inicial funcionava com espécie de emulador de terminal, que Torvalds usou para acessar os grandes servidores UNIX da universidade. Escreveu o programa de modo específico para o hardware que ele estava usando, independente do sistema operacional, visto que tinha o desejo de usar as funções do novo PC com processador 80386. Desenvolvimento foi feito em MINIX (semelhante ao UNIX) usando o compilador GCC, que ainda é a principal opção para compilar sistemas Linux da atualidade (embora o código possa ser construído com outros compiladores). Como Torvalds escreveu em seu livro Just for Fun, acabou percebendo que tinha escrito sistema operacional por acaso. Em 25 de agosto de 1991, ele anunciou a sistemática em postagens na web.

Mensagem de Torvalds ao Descobrir Sistema Operacional

“Olá pessoal ai fora que estão usando MINIX, neste exato momento estou fazendo um sistema operacional (livre) (acho que é apenas um hobby, imagino que não será grande e profissional) para 386 (486). Ele está sendo desenvolvido com afinco desde abril, está começando a ficar pronto para a nossa alegria”. “Na atualidade estou portando Bash (1.08) e Gcc (1.40) e as coisas parecem funcionar sem nenhuma incidência de problemas. Isto implica dizer que eu estou prestes a conseguir algo prático dentro de alguns meses. Gostaria de saber quais as características que a maioria das pessoas aprecia. Vale ressaltar que todas as sugestões são bem-vindas, mas não vou prometer implantar: Linus (torvalds@kruuna.helsinki.fi)”.

Mensagem de Torvalds ao Descobrir Sistema Operacional

Mensagem de Torvalds ao Descobrir Sistema Operacional

Escolha do Nome Linux

A fim de facilitar o desenvolvimento, os arquivos foram enviados para o servidor de FTP de FUNET em setembro de 1991. Ari Lemmke, colega de trabalho de Torvald na Universidade de Tecnologia de Helsinki, foi um dos administradores voluntários para o servidor FTP. Então, ele chamou o projeto de “Linux” no servidor sem consultar Torvalds. Mais tarde, no entanto, Torvalds aceitou a nomenclatura.

Linux Comercial

Torvalds publicou pela primeira vez o Linux sob a própria licença, com restrição à atividade comercial. O software para usar com o núcleo foi desenvolvido como parte do projeto GNU licenciado sob a Licença Pública Geral, um software livre de licença. O sistema 1.0 incluiu binário de GNU, software necessário para rodar o sistema. Desenvolvedores Linux e GNU trabalharam para integrar componentes e ao mesmo tempo formular sistema operacional funcional e livre por completo. Torvalds declarou, “tornar o Linux sob a GPL foi a melhor coisa que já fiz”.

Linux Comercial

Linux Comercial

GNU / Linux: Nomeação Polêmica nomeação

A designação “Linux” foi cunhada por Torvalds apenas para o Linux. O Kernel foi utilizado em conjunto com outros softwares, especial ao projeto GNU, que se tornou o mais popular. Em junho de 1994 no boletim do GNU o Linux foi referido como um “clone UNIX livre”. Em maio de 1996, Richard Stallman publicou que o sistema foi rebatizado de Linux para LIGNUX, grafia concebida para se referir em especial à combinação do GNU e Linux, mas esta foi logo abandonada em favor de “GNU / Linux”. Este nome rendeu reações variadas. A maioria das pessoas designa o termo “Linux” para se referir à combinação.

Mascote Oficial Linux

Torvalds anunciou em 1996 que haveria mascote para o Linux, um pinguim. Isso se deveu ao fato de quando eles estavam prestes a selecionar o símbolo, Torvalds mencionou ser mordido por espécie pequena em uma visita ao Zoológico Nacional & Aquário de Canberra, Austrália.

Mascote Oficial Linux

Mascote Oficial Linux

Trabalho da Comunidade

A maior parte do trabalho no Linux é realizada pela comunidade: os milhares de programadores ao redor do mundo que usam o sistema e enviam as suas sugestões de melhoria aos mantenedores. Várias empresas têm também ajudado não apenas com o desenvolvimento das sementes, mas também à escrita do corpo de software auxiliar, distribuído com o Linux. Ele é liberado tanto por projetos organizados, caso do Debian, como nos ligados diretamente com empresas, FEDORA e OPENSUSE.

Os membros dos respectivos projetos se encontram em conferências e feiras a fim de trocar ideias. Uma das maiores dessas é a LINUXTAG, na Alemanha (Berlim atual), onde cerca de dez mil pessoas se reúnem de modo anual a fim de discutir o Linux e os projetos associados. O Open Source Development Lab (OSDL) foi criado no ano de 2000, organização independente sem fins lucrativos que tem o objetivo de impulsionar o Linux para o emprego em centros de dados. Ele serviu como local de trabalho patrocinado por Linus Torvalds e também para Andrew Morton (até meados de 2006, quando Morton se transferiu para o Google).

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito bem explicado, me tirou muitas dúvidas obrigado por ter compartilhado este conteúdo.

    Gabriel Antunes 12 de setembro de 2013 22:31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.