A Situação dos Computadores da IBM

Este é um artigo sobre a IBM – é é de fato realmente uma coisa triste de se fazer, uma vez que estamos vendo um dos maiores gigantes da indústria do silício definhando, e não era para ser assim. Toda vez que eu dou uma espiadela sobre a situação dos computadores da IBM, pensando que ela iria melhorar, vejo que parece não haver uma solução.

http://www.youtube.com/watch?v=rZpiV9AJ9Gc

Planos Para o Retorno à Grandeza

E assim, tempos depois, dirijo minhas atenções à IBM novamente. O impulso direto para esta coluna é o plano interno que a IBM para crescer seus lucros até 2015. O principal método para realizar essa façanha, de acordo com o plano, será através da redução do quadro de empregados em 78 por cento durante esse período. A redução de pessoal por mais de três quartos em três anos é uma tarefa ousada e difícil. O que a empresa deixará para trás? O que, no âmbito deste plano, ainda será importante para a IBM em 2015? A gestão de topo permanecerá, a organização de vendas irá suportar? Agora, indústrias e empresas mudam o tempo todo, porque elas têm de fazer ou não querem fazer. Mas o que está acontecendo na IBM é diferente disso. É diferente porque esta incrível história de sucesso americana, se continua a seguir o seu curso atual, será totalmente acabada. É diferente, também, porque nem a IBM nem sua gestão parecem ter a menor noção do perigo que a empresa enfrenta. Meu maior medo é que simplesmente não se importem com isso.

Planos Para o Retorno à Grandeza

Planos Para o Retorno à Grandeza

Fixação Sobre o Processo

A primeira pergunta que precisamos responder é por que isso está acontecendo? Eu acho que muito da resposta pode ser fornecida por Steve Jobs. Há uma entrevista que mostra o que Steve Jobs tinha a dizer sobre a IBM, por volta de 1995. Tudo se aplica muito bem hoje. “Se você fosse uma pessoa de venda de produtos da IBM ou da Xerox, para que você faria uma cópia melhor ou um computador melhor? Quando você tem uma quota de mercado monopolizada, prá que melhorar onde a empresa não é mais bem-sucedida. E as empresas esquecem o que significa fazer grandes produtos.” “O tipo de produto, a sensibilidade do produto que trouxe a posição monopolista que fica podre por pessoas que comandam essas empresas e que não têm a concepção de um produto bom contra um produto ruim. Eles não têm uma concepção do artesanato que é necessário para ter uma boa ideia e transformá-la em um bom produto e eles realmente não tem nenhum sentimento em seus corações quando é hora de querer atender bem os clientes.”

Problema Diagnosticado

Esta é a primeira coisa a entender sobre a IBM de hoje: a empresa está sendo administrada por executivos que em sua maior parte não compreendem os produtos e serviços que vendem. A IBM de hoje é uma organização de vendas. Não há nada de errado em ser assim, se você também aguenta o tranco, mas cada vez mais a IBM não consegue aguentar. As empresas ficam confusas. Quando elas começam a ficar maiores, querem triplicar o sucesso inicial. E muitos deles pensam bem de alguma forma, há alguma mágica no processo de como o sucesso foi criado, para que eles comecem a institucionalizar o processo da empresa. E antes que as pessoas também fiquem confusas, o processo é o conteúdo. E isso é, finalmente, a queda da IBM. A IBM tem as melhores pessoas do processo em todo o mundo. Eles só esqueceram do conteúdo. Esta instância significa o produto final, seja um produto ou serviço. O problema é que a IBM presunçosamente pensa que sabe muito bem como fazer as coisas e que eles podem exportar seu modelo de negócio para as forças laborais mais baixas de custo para fazer negócios. Enquanto isso é correto para um grau muito limitado de casos, foi adotado como uma religião na empresa.

Problema Diagnosticado

Problema Diagnosticado

Offshore Crescente

A IBM parece acreditar que é mais barato para substituir um trabalhador qualificado, com dois ou três trabalhadores não qualificados para fazer o mesmo trabalho. Isso é como a contratação de nove mulheres para fazer um bebê em um mês. Enquanto parece bom no papel não é prático e não está funcionando. A solução de problemas, que uma vez foi realizada em chamadas de conferência, agora é feita com mensagens instantâneas, porque as equipes não se entendem. Problemas que uma pessoa experiente pode corrigir em poucos minutos estão levando um exército de pessoas uma hora para consertar. Isso é irritante e preocupante para os clientes da IBM.

Global Services

O maior braço da IBM para ganhar dinheiro é seu negócio denominado Global Services, que também emprega a maioria das pessoas. Há dez anos, a Global Services foi uma parte ainda maior da IBM, mas a empresa está agora a fazer muito menos em contratos, e o volume de negócios da empresa é rápido. É na Global Services, onde você vê a maioria dos trabalhos que estão sendo enviados offshore. Mas o problema é que as equipes de offshore muitas vezes não têm a habilidade e experiência para fazer o trabalho, os problemas já citados, criam medo nos clientes, que acabam saindo dos serviços. Vamos terminar este artigo por aqui, com um ponto sobre como manifestamente injusto e simplesmente estúpido, é isso que está acontecendo com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Há tempos atrás o programa de redução de custos causou o corte dos modelos domésticos, vendidos para a Lenovo e que era suposto transformar a Big Blue em uma máquina de negócios altamente eficiente.

http://www.youtube.com/watch?v=_tlNPQh_MMs

No entanto, hoje a IBM tem mais camadas de gestão do que tinha naquela época. Essas camadas extras têm um custo, tanto em dinheiro como na agilidade de seus serviços e produtos. Essas camadas extras isolam a gestão de topo da IBM da responsabilidade por suas decisões, e criam uma falsa atmosfera aos poderosos da cúpula que a empresa “anda muito bem, obrigado”, num lamentável espetáculo de descontrole, incompetência e desmazelo com um dos maiores nomes do mercado de TI.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.