Carro Elétrico FFZero1

Quando pensamos numa projeção saudável para o mercado automotivo entendemos que o nascimento e difusão de carros elétricos para substituir os carros que necessitam de queima de combustível é um caminho plausível. Além de eliminar o prejuízo ambiental que os combustíveis fósseis causam é uma forma de tentar reduzir o gasto dos motoristas. No entanto, devemos lembrar que carros como o carro elétrico FFZero1 ainda não são uma realidade possível para a produção em larga escala.

Qualquer produto que se esteja pensando em produzir precisa passar por testes e ter protótipos, não é mesmo? A empresa Faraday Future, fabricante desse carro elétrico, e com sede na Califórnia cumpre exatamente esse papel de ser um tipo de empresa que está empenhada em desenvolver os modelos de carros que queremos ver circulando por nossas cidades no futuro.

Conhecendo a Faraday Future

Para quem ainda não conhece essa empresa cabe uma pequena apresentação, trata-se de uma startup que tem como objetivo criar alternativas para a produção de carros elétricos e mais inteligentes para substituir os carros que usam combustíveis fósseis e que tem prejudicado o meio ambiente. Um dos objetivos dessa empresa não é necessariamente começar a atuar como uma montadora, mas sim conseguir estabelecer meios de produção para esse tipo de carro se tornar uma realidade mais próxima do nosso mercado.

Aposta Para o Futuro

Pouco se tem feito de prático para alcançar excelência e um caminho mais barato de produção desse tipo de carro e até mesmo por isso é válido dar ênfase para o trabalho de empresas como a Faraday Future.  O modelo de carro elétrico FFZero1 foi criado para servir de protótipo para a criação de um carro de alta performance com 1.000 cv gerados com o uso de quatro motores.

Os desenvolvedores do projeto desse carro o projetaram para fazer de 0 a 100 km em apenas 3 segundos. Porém, como ainda é um carro que está passando por uma fase de testes não se tem certeza a respeito de ter ou não essa capacidade. Mesmo sem a comprovação é uma proposta interessante, não é mesmo?

Carro Elétrico FFZero1 – Base Para Algo Maior

O protótipo foi criado com um objetivo bem mais profundo do que somente apresentar uma opção de carro elétrico potente para o mercado. Essa empresa quer na verdade ter algo para apresentar como base para conquistar o apoio de investidores para montar uma plataforma que torne mais fácil o uso de tecnologias disruptivas em carros. Mostrar que esse é um caminho que pode ser possivelmente rentável é um jeito de conquistar esse apoio.

A busca da empresa nesse momento é tornar o projeto do carro elétrico FFZero1 viável e entender de que maneira outros carros podem vir a ser projetados usando como base o conceito elétrico. Lembramos que por ser um carro de conceito elétrico a sua arquitetura de construção é diferenciada em comparação com carros convencionais. É como se fosse necessário repensar todo o sistema de construção de carros para viabilizar a produção desse tipo de carro.

Arquitetura do FFZero1

O nome dado para o sistema de arquitetura desse carro é Variable Platform Architecture (VPA) e tem como base o uso de materiais diferenciados como alumínio e fibra de carbono. O projeto foi pensado para que as baterias possam ser alocadas na parte central da base. A ideia é que se for preciso se possa aumentar o tamanho do espaço para colocar a bateria. Esse é o mecanismo mais importante desse carro elétrico e por isso quanto mais versátil for melhor para os resultados finais.

Como Serão os Carros Elétricos da Faraday Future

Agora que está nessa fase de aperfeiçoamento do projeto do carro elétrico FFZero1 a empresa está tentando deixar o mais claro possível para o mercado de investidores como serão os carros do futuro. Um dos pontos que a empresa tem se dedicado muito é o de poder oferecer nos próximos modelos tração nas quatro rodas e também tração dianteira.

A empresa está procurando tornar o projeto cada vez mais otimizado no sentido de que seus carros no futuro sejam mais conectados com a tecnologia e com mais autonomia. Essa proposta de projeto se mostra bem parecida com a da principal concorrente da Faraday Future, a Elton Musk que fabrica o Tesla. O que diferencia as duas empresas é o fato de que a Elton Musk já tem mais tempo no mercado e já encontrou um caminho para tornar os seus projetos realidade.

Outros Atrativos do FFZero1

Para quem pensa que ser um carro veloz e elétrico é tudo de surpreendente que o FFZero1 pode oferecer está muito enganado, pois o modelo ainda conta com a tecnologia de realidade aumentada no parabrisa para que o motorista possa ter acesso a diversas informações relevantes. O volante do carro foi projetado com a possibilidade de encaixar o smartphone de maneira que o motorista possa utilizá-lo como o seu GPS para se guiar.

O conforto do motorista vai ainda mais além com o assento que tem inclinação de 45° e cuja inspiração veio da NASA. Os projetistas estão pensando em reduzir o cansaço do motorista com esse tipo de assento. Por fim o carro ainda foi desenhado criando túneis para que o ar frio possa passar chegando então as baterias que resfriam as baterias e também tornar o modelo mais aerodinâmico. O carro ainda é bonito e tem um estilo esportivo que vai impressionar os apaixonados por carros velozes.

Tecnologia

Podemos até não ter a chance de ver um FFZero1 circulando pelas ruas, porém, a sua tecnologia sim. O objetivo de protótipos como esse é apresentar novas possibilidades para resolver diferentes paradigmas. Sendo assim o que foi criado para esse modelo está sendo pensado para chegar a outros carros que vão ganhar destaque no mercado.

Existe um desejo por parte da Faraday Future que a arquitetura VPA desenvolvida para esse carro seja a escolhida para ser usada na produção de carros elétricos no futuro. Veremos quem ganha essa queda de braço entre a Faraday e a Elton Musk que também se mostra uma empresa forte no mercado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.