Como Proceder em Caso de Crime Virtual?

Nos dias de eleições as urnas eletrônicas recebem milhões de ataques por minutos. Grandes bancos e corporações reclamam com frequência de que grupos hackers fazem ataques em massa nos sites. Porque isso não aconteceria também com o seu simples computadores. Também existem casos nos quais os crimes estão relacionados com publicidades enganosas e crimes contra a honra, que demonstram o quanto existe de impunidade existe em consequência da do anonimato.

Como Proceder em Caso de Crime Virtual?

Como Proceder em Caso de Crime Virtual?

Como Proceder?

  • 01-Necessário coletar informações que evidenciam a presença dos crimes eletrônicos;
  • 02-Tenha a certeza de que salvou para depois imprimir páginas de internet, arquivos e e-mails que comprovem o crime. Tenha em mente de que no mundo virtual as informações podem desaparecer de modo rápido e a prova pode ser perdida
  • 03-Não se esqueça de procurar o cartório próximo da sua residência para fazer registro na Ata Notarial no sentido de anotar as evidências. Em termos gerais os documentos possuem prova decisiva nos casos que se estendem na justiça.
  • 04-Na sequência a rota deve se estender até a Delegacia da Polícia Militar da região para registrar o BO (Boletim de Ocorrência). Quem não tem delegacia por perto pode fazer o registro na cidade próxima. Representa outro tipo de documento considerado fundamental para mover ações na justiça contra o crime virtual, que cada dia que passa aumenta no judiciário brasileiro.

Ofensas e Calúnias em E-mail são Crimes?

Não se pode ignorar o fato que no caso de calúnia ou ofensa via e-mail não se configura situação oficial de crime porque a troca de mensagem acontece em caráter particular. Toda via os e-mails trocados a terceiros com conteúdo que ofende pode se configurar crime. Conforme a legislação atual os servidores não são responsabilizados por crime do conteúdo dos sites que estão fornecendo serviço de hospedagem.

Ofensas e Calúnias em E-mail são Crimes?

Ofensas e Calúnias em E-mail são Crimes?

Redes Sociais: Crimes Virtuais

Na atualidade boa parte do crime relacionado com calúnia está fixa nas redes sociais, local no qual certas pessoas agem por impulso e causam fatos sociais considerados injúrias, ofensa a moral, calunia, entre outras modalidades. Quem sofre deste tipo de problema pode formular o pedido a retirada do conteúdo.

Cartão de Crédito

As compras realizadas via internet são consideradas modalidades a se tornarem realidade básica na sociedade, de modo principal por causa dos preços e maior segurança por parte de compradores e comerciantes no que tange os riscos da integridade física em virtude da violência presente em grandes metrópoles, locais nos quais estão concentradas as massas consumidoras. No entanto a certeza das compras virtuais fica em cheque quando acontecem as fraudes com cartões de crédito. Um bom exemplo está quando as pessoas fazem compras e os dados financeiros ficam armazenados dentro da empresa que fez a compra. O problema está no fato de que se algum grupo hacker conseguir invadir o sistema há chances de os dados são clonados.

Cartão de Crédito

Cartão de Crédito

Cobranças Indevidas

Nos momentos em que acontecem as cobranças indevidas aos consumidores precisam iniciar contado de modo imediato com as administradoras do cartão de crédito. Uma vez que não estornem os lançamentos indevidos o consumidor precisa reclamar em órgão de defesa do consumidor, Justiça Comum ou Juizado Especial Cível.

Redes de Empresas

Os crimes virtuais podem acontecer em virtude dos ataques hackers. Neste sentido, saber configurar a rede representa passo essencial para quem quer se livrar do risco. Através da criação de rede, o computador será usado para o pleno potencial e todas as suas necessidades de negócios devem ser cumpridas. É possível acessar a Internet de qualquer computador da rede, bem como compartilhar arquivos e dispositivos. Um projeto de rede eficaz pode fazer grande diferença para a empresa. Por este motivo que alguns passos básicos são tidos como necessários para que a segurança da informação não seja rompida. A primeira decisão da nova. Estes dois métodos têm prós e contras, mas qualquer um é adequado às necessidades de negócios. Com fio são confiáveis, econômicos, seguros e fáceis de instalar. Existem diversos componentes ao permitir acesso de banda larga a partir de uma distância. As redes sem fio se tornaram muito fáceis de instalar, bem como, graças ao acesso Wi-Fi gratuito. Você também eliminar a necessidade de fios ou cabos. Redes com fio são mais voltadas para as configurações de PC de mesa ou laptop. Quem possui tanto desktop com laptop no escritório pode trabalhar com as duas combinações. Por exemplo, a área de trabalho física fica conectada à Internet com cabo Ethernet ao passo que o laptop conecta via roteador sem fio.

Redes de Empresas

Redes de Empresas

Configuração de Rede: Peer-to-Peer X Cliente-Servidor

Ambas as redes conectam computadores para que os recursos possam ser compartilhados entre si. As diferenças fundamentais estão na configuração de instalação. Em configuração de redes peer-to-peer, cada computador comunica de maneira direta com outros computadores na rede e os recursos adicionados ou removidos. Uma configuração de redes peer-to-peer é muito mais comum em casa. Configurar a rede peer-to-peer só exige presença de roteador (possivelmente com capacidade sem fio) e os cabos Ethernet necessários para executar o roteador ao modem e em todos os computadores. Dependendo do sistema operacional do computador em execução o sistema operacional deve construir em funções para rede. No Windows, por exemplo, você pode optar por colocar todos os computadores no mesmo grupo de trabalho (XP) ou Grupo Doméstico (Windows7), permitindo assim a impressão / compartilhamento de arquivos. O assistente para configuração de rede no painel de controle irá orientar o usuário através da configuração. Configuração cliente-servidor traz vários clientes (computadores) conectados ao único servidor central. Dados públicos e aplicativos são instalados apenas no servidor e os clientes se conectam ao servidor para usar os recursos. Este tipo de configuração é mais comum em grandes escritórios ou empresas. A fim de criar a configuração se faz necessário ter servidor, ou pelo menos sistema operacional de servidor. Microsoft Windows Server Edition e Linux são muito bons para isso.

Cybercrime

Representa tipo de crime da época moderna, quando o acesso à a internet se tornou popular e as grandes empresas e consumidores passaram a confiar senhas de contas ou informações secretas da empresa.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.