Congresso Tecnologia na Educação

Que a educação abre portas para todo mundo que decide se embrenhar nos livros e aulas para poder angariar conhecimento, isso todo mundo sabe. Só que, mesmo tendo toda essa importância, tem muita gente que ainda não compreende este fato e acaba não indo em busca desse conhecimento. É claro que existem casos e casos para isso ocorrer, tais como falta de oportunidades, falta de apoio familiar, entre muitas outras coisas.

O Brasil, por exemplo, é um país que ficou marcado pela desigualdade por muito tempo, sendo que um dos grandes responsáveis por essa desigualdade foram os colonizadores europeus que aqui chegaram, explorando tudo o que podiam, escravizando o povo nativo e trazendo uma cultura europeia de supremacia branca em detrimento dos negros e pardos. Sem contar que o nosso país teve um intenso tráfico negreiro por mais de trezentos anos, sendo o último país do mundo a abolir a escravidão, em 1888. Toda essa cultura fez com que o país, até hoje, seja um dos mais racistas.

Nos últimos anos, diversos programas do governo visaram diminuir esse abismo social entre os negros e os brancos, lançando políticas como a de cotas, que visavam dividir o número de vagas totais entre pessoas provindas de escolas públicas e pessoas de escolas particulares, sendo que, nessas cotas, incluíam pessoas indígenas, pretas e pardas. Ao longo de quase 10 anos da política, as universidades começaram a apresentar uma diversidade que não era vista há muito tempo.

Um outro fator que fez com que muita gente passasse a se dedicar aos estudos foi a democratização do ensino, ocorrida com a oferta de maiores campis federais, estaduais  e municipais, bem como o fortalecimento da educação básica, com programas do tipo “Caminhos para a Escola”, que disponibilizou diversos ônibus para atender crianças e jovens que moravam longe de suas escolas.

A tecnologia é um fato que também ajudou e muito como uma ferramenta complementar para a educação. E aqui nesse artigo iremos falar um pouco sobre um congresso que acontece há muitos anos: o Congresso Tecnologia na Educação, além de algumas curiosidades relacionadas à introdução da tecnologia na educação. Vamos lá?

O Congresso Tecnologia na Educação

O Congresso Tecnologia na Educação é um evento que ocorre anualmente, com a presença de diversos pesquisadores do Brasil e do mundo, sendo realizado no Nordeste onde se reúnem para discutir o impacto que a tecnologia causa na educação e quais os próximos passos a serem seguidos para buscar cada vez mais excelência nesse aspecto. E, por excelência, considera-se claramente o fato da inclusão de cada vez mais pessoas em programas educacionais.

Há muitos anos que esse congresso é realizado, Já tendo mais de quinze edições. A cada edição, uma temática nova é tratada, além das demais que estão sempre em pauta, que é a democratização da educação por meio das ferramentas que têm disponível.

Desde as primeiras edições realizadas, discutia-se o papel da informática e da internet para aprimorar a educação. Quando foi realizada a primeira edição, no ano de 2003, o foco foi justamente na internet, que estava começando a se popularizar no Brasil. Nessa mesma época, também, o governo lançou diversos programas para que as classes mais baixas pudessem ter acesso a essa tecnologia, com a fabricação de equipamentos de baixo custo que permitiam o acesso à internet.

Logo depois, o foco foi saindo dos computadores convencionais e passando para os dispositivos móveis que, em teoria, tomariam o lugar dos computadores em questão de meses. Atualmente, não é muito isso que nós vemos: sim, os dispositivos móveis estão cada vez mais em nossa posse. Porém, eles ainda estão longe de retornar toda à capacidade que os computadores de mesa ainda nos trazem.

O Evento em 2019

Congresso de Tecnologia na Educação 2019

Congresso de Tecnologia na Educação 2019

Em 2019, por exemplo, o evento foi realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, sendo a primeira a ser realizada no agreste nordestino, no qual contou com mais de trinta palestras, oficinas e mostras com especialistas vindos diretamente da Finlândia e da França, além, claro, da participação de pesquisadores brasileiros. Além desse conteúdo bastante extenso, outras atividades envolvendo o empreendedorismo também foram realizadas, como um hackathon focado no ensino superior, bem como, também, iniciativas empreendedoras na área da educação que colaboraram para deixar  o evento ainda mais grandioso.

Sendo realizada pelo sistema SENAC, O Congresso tem o apoio e o patrocínio de diversas empresas que estão intimamente ligadas com o desenvolvimento da educação, bem como, também, um patrocínio vindo diretamente do governo federal e do banco estatal da Caixa.

Um destaque é o apoio da Universidade de Cambridge, da Inglaterra, que busca cada vez mais buscar meios de melhorar a educação em países em desenvolvimento.

Como já falado anteriormente, a realização dessa edição no agreste nordestino era a principal forma, nas palavras da organização, de levar eventos como este para os lugares mais afastados dos grandes centros, dando a oportunidade para que se encontre talentos nesses locais, bem como, também, encontrando meios de agregar conhecimento às pessoas dessas áreas. Vale lembrar que os modelos de empreendedorismo social estão cada vez mais em alta.

A Distribuição de Computadores E Dispositivos nas Escolas Públicas

Em 2010, o governo deu mais um passo na tentativa de fazer com que as escolas ficassem cada vez mais ligadas com a tecnologia atual. Ele anunciou que, a partir de 2011, diversas escolas pelo país receberiam um kit para cada aluno contendo um tablet, que teria, além de aplicativos voltados para ensino, acesso à internet, com o propósito de fazer com que os alunos pudessem fazer consultas online para determinado assunto que fosse ministrado em aula. E, juntamente com esses esforços, foi lançado também a proposta de equipar todas as escolas com modens wi fi para que o acesso à internet pudesse prevalecer entre todos os alunos.

Resultados

A ideia é que os equipamentos não fossem levados pelos alunos para casa, servindo apenas como um material de apoio que ficaria retido nas escolas. Feito como um teste, poucas escolas receberam os equipamentos. Atualmente, o projeto encontra-se parado por falta de verba e por ineficiência no uso que foi constatado em últimos censos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.