Soa como ficção científica — ou uma piada mesmo —, mas a era dos equipamentos de cinema se tornarem reais está para chegar. Isso é o que diz a IBM. A fabricante de computadores lançou sua polêmica lista IBM Next Five in 5, onde aponta cinco inovações tecnológicas que estarão disponíveis nos próximos cinco anos.
Celulares com imagens holográficas, GPS pensantes, baterias carregadas com vento, reaproveitamento do calor gerado por computadores, celulares e computadores emitindo avisos sobre calamidades naturais: o futuro chegou.
Videochamada é Coisa do Passado
Alguns dos itens na lista IBM Next Five in 5 soam mais aceitáveis que os outros. Holografia em telefones celulares está entre os últimos colocados nesse quesito. Segundo a IBM, muito em breve os aparelhos virão equipados com projetores holográficos em 3 dimensões. Esqueça a videochamada, agora a conversa é frente a frente.
A surpresa, no entanto, é demasiado precipitada. Projetores holográficos já existem há bastante tempo. E não estou falando dos filmes de ficção. O problema maior enfrentado por essa tecnologia — e ainda não vencido — é a sua miniaturização.
GPS Que Não Te Leva Para o Buraco
Na próxima geração de produtos tecnológicos, o GPS não vai só te levar aonde você quer ir. Ele irá também prever condições de transito, tempo, entre outros fatores que poderão ser um problema.
O GPS inteligente ajudará não só um motorista isoladamente ao poupar-lhe tempo. Mas por si só, irá otimizar o transito nas cidades guiando os motoristas de forma mais bem distribuída. Perder tempo em congestionamentos no futuro não é uma opção.
Baterias que Respiram
Combustíveis alternativos são uma coisa, baterias que respiram para se recarregar são outra totalmente diferente. Para a gigante de tecnologia, além durar mais por conta de circuitos mais eficientes, as baterias do futuro perdurarão por semanas e poderão ser recarregadas com a eletricidade estática do ambiente — e até de nossos corpos.
Computadores Aquecendo Cidades
Já pensou que os computadores podem ser ainda mais úteis para a humanidade? Segundo a IBM, eles podem. A ideia de usar a energia térmica gerada por computadores já está sendo usada em alguns pontos do planeta.
O propósito é simples: reaproveitar o calor gerado pelas máquinas — que, do contrário, é todo desperdiçado na atmosfera — para aquecer construções ou outros empregos. Grandes datacenters, por exemplo, podem gerar calor suficiente para aquecer prédios inteiros.
Gadgets Alertando Sobre Catástrofes
Grandes redes de usuários, como o Twitter, são capazes de determinar tendências de pensamento em regiões isoladas. É possível saber sobre o que as pessoas estão falando, o que andam assistindo, entre diversas outras possibilidades.
A ideia que surge a partir disso é aproveitar essas informações para lançar alertas de perigo. Pequenos abalos sísmicos comunicados por várias pessoas de uma região pelo Twitter podem ser sinal de um desastre natural a caminho, por exemplo.