Inscrições Para Concursos Públicos

No Brasil atual está muito difícil conseguir um emprego bom que pague um ótimo salário, por isso a cada dia que passa aumenta o número de pessoas interessadas em participar de um concurso público.
O primeiro passo para se dar bem em um concurso público é estudar muito e focar no concurso que pretende fazer, uma boa dica é procurar na internet provas de concursos passados do órgão que você quer trabalhar para ter uma base de como vai ser a prova do concurso.

Para se inscrever em um concurso público não é difícil, só é necessário descobrir a organizadora do concurso e acessar seu site oficial, lá você encontrará um formulário onde estará pedindo todos os seus dados pessoais, depois que tiver preenchido tudo, bastará imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa, que pode variar de R$ 20,00 até R$ 200,00, dependendo do concurso que escolher.

É muito importante saber que todos os concursos tem uma taxa para ser paga, mas, se você não tiver condições, poderá lá mesmo no site da organizadora pedir a isenção da taxa.
Um concurso público é uma porta para um emprego dos sonhos, mas, até chegar lá, você passará por muitos sacrifícios e infinitas horas de estudos, sem esquecer que terá que ter muita dedicação.

Vantagens e Desvantagens dos Concursos Públicos

Passar em um concurso público sempre foi o sonho de uma enorme parcela da população. Tem um emprego estável, sem precisar se preocupar com o desemprego, o salário em dia, e todas as vantagens que um emprego público oferece parece ser a melhor coisa do mundo.

No entanto, os concursos públicos não oferecem somente vantagens. Há também algumas desvantagens que devem ser observadas. Não que elas sejam capazes de tornar um concurso público uma opção inviável, para é para preparar o candidato para que ele conheça tudo o que ele estará sujeito caso seja aprovado e consiga garantir a sua vaga.

Concursos Públicos

Concursos Públicos

Para quem deseja prestar um concurso público, listamos abaixo algumas das suas principais vantagens e desvantagens. Continue lendo:

Vantagens:

1 – Salário inicial, conforme o cargo, pode ser relativamente alto: em geral, os salários pagos ao funcionalismo público costumam ser mais altos do que os salários pagos pelo mercado. Principalmente levando em conta que os cargos não costumam exigir dos candidatos uma formação superior.

Os aumentos de salário concedidos também apresentam algumas características peculiares da carreira pública, como os planos de cargos, anuênio, e muitas outras.

O horário de trabalho é definido conforme o salário-base, raramente havendo necessidade de horas extras.

2 – Estabilidade: essa, sem dúvida, é uma das principais motivações para os candidatos a um cargo público.  E isso se intensificou nos últimos anos, em decorrência da crise financeira vivida pelo país. No mercado de trabalho atual, mais do que nuca, ninguém está isento da possibilidade de ficar desempregado. O que aumenta a insegurança nas pessoas e a vontade de procurar por algo que lhes proporcione mais segurança financeira, em especial para quem tem família para sustentar.

3 – Crescimento profissional: a carreira pública também oferece a possibilidade de crescimento profissional, uma vez que a maior parte das pessoas sonha em trabalhar em locais com possibilidade de reconhecimento profissional.

4 – Experiência anterior: na maior parte das vagas disponibilizadas nos concursos  públicos, não é exigida experiência anterior na função.

Desvantagens

1 – Número de candidatos: a concorrência para conseguir uma vaga em um órgão público é a mais alta que tem. Para garantir um vaga, é preciso muita dedicação mesmo, horas e horas de estudos, e muita vontade de conquistar o objetivo.

2 – Atividades burocráticas e rotineiras: as atividades de funcionários públicos costumam ser rotineiras e muito burocráticas, tornando a rotina bem chata e pouco criativa. O ritmo das atividades também é bem lento, em especial pela burocracia envolvida.

3 – Estagnação profissional: apesar de o serviço público oferecer oportunidade de crescimento profissional, ele está dividido em cargos. Dessa forma, o cargo para o qual o candidato prestar concurso tende a ser aquele exercido o resto da vida, pois as possibilidades de ascensão tendem a se bem limitadas. Além do mais, por melhor que o profissional execute o seu trabalho, ele jamais receberá mais do que o teto pago ao funcionalismo público.

4 – FGTS: o funcionário público não tem direito ao FGTS, uma vez que ele já tem o benefício da estabilidade.

Concursos Mais Concorridos

Confira abaixo a relação com alguns dos concursos mais concorridos:

  • Receita Federal
  • Ministério Público da União
  • Senado Federal
  • Polícia Federal
  • Tribunal de Contas da União (TCU)

Concursos Menos Concorridos

  • Secretaria de Planejamento do Estado do Rio
  • Finep
  • BNDES
  • Agência Nacional de Águas
  • Ancine/Aneel/Anatel

Vale a Pena Fazer Concurso Público?

Essa é uma questão mais pessoal. E depende muito do que cada candidato espera para o seu futuro. Se o que a pessoa deseja é estabilidade e segurança, vale sim a pena investir em concursos. Em contrapartida, se o que o candidato está buscando é reconhecimento profissional e seguir uma carreira de sucesso, essa pode não ser uma boa alternativa. Pois, em geral, a carreira pública se mantém estagnada.

É por isso que as motivações pessoais devem ser levadas em consideração antes de qualquer coisa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.