O Fim do MSN: Transferência Para o Skype

Fim de uma Era: Windows Live Messenger chega ao fim por falta de usabilidade. Microsoft realiza a transição dos usuários para o Skype. Em termos gerais o anúncio foi confirmando com relatórios anteriores e prognósticos dos críticos especializados.

Posts e Notas de Encerramento da Microsoft ao Mundo

Em um post publicado no blog do Skype, Tony Bates, presidente da Microsoft e Skype Division, explicou que o Windows Live Messenger seria aposentado para todos os usuários no primeiro trimestre de 2013, com a única exceção é a China continental sem data de término anunciado para o serviço. Notas da Microsoft sobre a mudança dizem que a migração dos usuários no Windows Live Messenger ao Skype começou com o lançamento de SKP-6.0 para Mac e Windows. Na versão, os usuários podem começar a entrar no Skype usando uma conta Microsoft. Após fazer isso, os contatos do Messenger também surgem na lista. O aplicativo disponível para PCs do Windows8 de Superfície / Windows obriga esta mudança, bem como a solicitação ao mesclar a conta Microsoft com Skype. O post final orienta os usuários através do processo de transição e promete algumas “ofertas especiais ainda este ano” para que internautas do Messenger façam a mudança. Os descontos devem incluir livres créditos de telefonia ou outras economias em direção a algumas das funcionalidades do Skype Premium.

Mudanças de Comportamento em Internautas

Para quem cresceu na era pré-Facebook e pré-smartphone, a notícia é agridoce. Algumas das primeiras atividades sociais aconteceram usando programas de mensagens instantâneas como AIM, ICQ e Windows Live MSN Messenger. Mas faz sentido acabar com as operações, dado que o mundo, como a Microsoft reconhece aqui, em grande parte, migrou para outras plataformas e serviços.

Mudanças de Comportamento em Internautas

Mudanças de Comportamento em Internautas

IOS e XBOX

Embora nenhuma menção tenha sido feita em um ou outro post do blog, é provável que o Windows Live Messenger IOS e Windows Live Messenger para Xbox também vai sejam extintos no futuro. Um relatório anterior do The New York Times em abril de 2012 especulou que o Skype para Xbox não estaria pronto em 2012.

Windows Live Messenger em Queda

O número de usuários foi diminuindo ao longo dos anos. Em 2010, tinha 300 milhões de usuários. Hoje, a Microsoft está dizendo “milhões” em seus postos de blog. Skype, por sua vez, atingiu 280 milhões de contas ativas, de acordo com números provenientes de relatório recente dos ganhos da Microsoft. Skype atualmente agrega ter quarenta milhões de usuários on-line em horários de pico.

Windows Live Messenger em Queda

Windows Live Messenger em Queda

Aposentadoria do MSN

A Microsoft anunciou que pretende “aposentar” a ferramenta de chat de mensagens instantâneas Em termos gerais a empresa está em corrida contra o tempo ao enxergar os papéis desvalorizando contra a ascensão das grandes empresas de telefonia inteligente. A notícia surge 18 meses após o gigante de software anunciar que estava pagando US$ 8,5 bilhões (R $ 5,3 mil milhões) para o desenvolvedor de software de comunicações. Microsoft disse que o Windows Live Messenger (WLM) seria desligado até março de 2013 em todo o mundo, com exceção da China. WLM foi lançado em 1999, quando era conhecido como MSN Messenger. Com o tempo, as chamadas de entrega de fotografias, vídeo e jogos foram adicionados às mensagens de texto-base do pacote. Em 2009, a empresa disse que tinha 330 milhões de usuários ativos. Segundo a empresa de análise de internet “Score”, o WLM ainda tinha mais do que o dobro do número de instalações do Skype mensageiro instantâneo no início de 2012 nos EUA, e era o segundo em popularidade, perdendo apenas para o Yahoo Messenger. Relatórios sugerem que o WLM nos EUA caiu para 8,3 milhões de usuários únicos, o que representa uma queda de 48% ao ano. Por outro lado, o número de pessoas que utilizam o Skype para mensagem instantânea cresceu ao longo do período. Microsoft destacou o fato de que o WLM foi ainda mais popular do que o produto do Yahoo na maioria dos outros territórios.

Aposentadoria do MSN

Aposentadoria do MSN

“Quando uma empresa tem produtos concorrentes que podem resultar em canibalização muitas vezes é melhor se concentrar em um único ponto,” disse Brian Blau da consultoria Gartner. Skype está oferecendo uma ferramenta para migrar contatos de usuários do WLM ao seu serviço Para facilitar a transição, a Microsoft está oferecendo uma ferramenta para migrar os contatos do Messenger WLM. O risco é que os usuários do movimento ficam encorajados para mudar em vez às plataformas concorrentes, como o WHATSAPP Messenger, AIM ou o Google Talk. A Microsoft está pelo menos parcialmente protegida pelo empate com Facebook em 2012. Chamadas de vídeo do Skype são oferecidas como adicional à ferramenta da rede social de mensagens instantâneas. Não se pode esquecer o fato de que uma das principais razões está na queda do número de assinantes nos últimos anos está no processo de transferência para Facebook e Twitter no sentido de realizar as comunicações instantâneas. Com uma história de 12 anos, o Messenger ainda ostentava 300 milhões de assinantes em 2010. Na sequência, em menos de dois anos, apresentou queda de 100 milhões.

Skype, que foi adquirida pela Microsoft no EUA por US$8,5 bilhões em maio do ano passado – possui 280 milhões de assinantes em todo o mundo. A Microsoft, no entanto, vai continuar a fornecer serviços de MSN na China, devido à natureza peculiar do mercado chinês, de acordo com Guo Rong, chefe do MSN no país. Um engenheiro na sede do Google em pontos do Vale do Silício diz que “Skype é absolutamente produto confiável, mas não se sabe se as margens reais são capazes de suportar comunicações de voz. A cessação do serviço MSN pode ser interpretada como movimento defensivo da Microsoft, uma vez que tenta consolidar o status do Skype”. Microsoft também tentou trazer o Skype para a sala de estar, compatível com aparelhos de TV ou consoles de jogos, como o XBOX. Além disso, desenvolve a aplicação em telefones celulares de maneira vigorosa. A Microsoft continuará a oferecer o serviço MSN na China também devido à relação societária complicada entre uma joint venture na China, MSN e Skype. Nos dias atuais, a operação do serviço é feito por empresa de exploração em terras chinesas.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.