Tudo Sobre Programação de Computadores

A programação de um computador é o cerne de qualquer operação de um computador. Ao contrário dos habituais dispositivos mecânicos, um computador precisa do software para executar instruções. No nível mais baixo, o código de máquina é usado para controlar o hardware e as operações de um computador. A linguagem de máquina é um conjunto de “zeros” e “uns”, extremamente entediante de entender. Portanto, as instruções são codificadas em uma linguagem de alto nível, que é chamada de “programa de computador”. A conversão de uma linguagem de alto nível em código de máquina é feita por linguagens de nível assembly ou compiladores. A transformação é concluída sem qualquer relação humana.

Tudo Sobre Programação de Computadores

Os primórdios

No início, quando os programas de computador ainda estavam em um estágio inicial de desenvolvimento, linguagens como COBOL e BASIC eram muito populares. Quando o poder dos computadores aumentou, a demanda por programas mais eficientes surgiu. Com isso, os programas de terceira geração tiveram uma melhor portabilidade e eficiência em relação às gerações anteriores. A necessidade de lidar com grande quantidade de dados deu origem ao software especializado chamado “software de gerenciamento de dados”, mais especificamente o software de gerenciamento de banco de dados relacional. Empresas como a Oracle, a IBM e a Microsoft desenvolveram suas próprias versões. Na frente do processamento, os mainframes usavam cobol para aplicações de negócios e Fortran (Formula Translation) para aplicações científicas.

Tudo Sobre Programação de Computadores: Os Primórdios

O conceito de modularidade se tornou popular a partir de centenas de programadores de software, que passaram a trabalhar simultaneamente em um único projeto de grande porte. Assim, os programas orientados a objetos como C + + ficaram populares da noite para o dia. O código usado nessas linguagens de alto nível era reutilizável e as técnicas poderiam fornecer uma melhor eficiência.

A Microsoft

A Microsoft, entretanto, trouxe seu próprio sistema operacional, que poderia ser usado em computadores pessoais. Em questão de anos, o sistema operacional Windows se tornou um sucesso sem precedentes. O sistema operacional OS2 foi relegado a um segundo plano. A IBM criou outro sistema operacional, mas ninguém poderia alcançar os níveis de popularidade do Windows. O único problema com o Windows é a questão das violações de segurança. Embora a Microsoft venha lutando arduamente para tapar os buracos de segurança, ela não foi inteiramente bem sucedida nesta jornada.

Tudo Sobre Programação de Computadores: A Microsoft

Os programas de computador modernos se esforçam em se comportar como a linguagem humana. Isso porque os tecnólogos acreditam que um dia poderemos programar um computador, através de instruções verbais. Entretanto, certamente isso não vai acontecer tão cedo, embora os sistemas de inteligência artificial, os especialistas, a lógica e a maneira de muitas das tecnologias estejam mudando a cara da programação.
Os computadores não são diferentes de qualquer outra máquina, que requer um programa de software para funcionar. As linguagens de alto nível são utilizadas para traduzir as instruções irreconhecíveis em linguagem de máquina. À medida que avançamos, as linguagens de alto nível passam a se assemelhar à linguagem humana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.