Vicio de Tecnologia: Informações e Como Lidar

O Dia a Dia e a Tecnologia

Nos dias atuais os aparatos tecnológicos que se agregam ao nosso dia-a-dia nos tornam cada vez mais dependentes, atualmente é pouco provável que algum adulto não tenha ao menos um celular, em determinados estados já existem mais de 2 (duas) linhas de celular para cada habitante, foi registrado um número de 256,13 milhões de linhas ativas para o ano de 2012, com a avanço das tecnologias cada usuário se vê mais preso aos seus equipamentos eletrônicos.

Os Vícios mais Conhecidos e o Novo Vício

Álcool, fumo, jogos, sexo e drogas são vícios mais conhecidos e comentados, e normalmente censurados pela sociedade, outras formas de vícios são bastante nocivas à saúde, não de forma tóxica, mas afetando a liberdade e o comportamento social das pessoas. Para o doutor OtínGrasa, profissional responsável pelo site adictosainternet.com, “no princípio, os usuários da rede eram empresários e profissionais, mas a população em geral foi aumentando gradativamente, sendo que os mais jovens correm maior risco de se tornarem viciados, especialmente os adolescentes”. Tal afirmação nos expõe uma tendência da internet, onde cada vez mais os jovens fazem mais uso da mesma.

As Novas Tecnologias Trazem Novas Patologias

As novas tecnologias tornam as nossas vidas mais fáceis, porém modificam costumes e hábitos sociais, tais mudanças demonstram um novo perfil de patologias, a mais comum observada é a dependência do celular, doença surgida a menos de 10 anos. Essas patologias são de difíceis percepções, pois o uso das tecnologias está cada vez mais inserido em nossa rotina, por isso as pessoas que são afetadas por tais doenças não costumam assumir seu problema, normalmente a pessoa afetada só admite o problema quando está efetivamente no fundo do poço, ou sofre pressão da família. O perfil mais afetado pelo uso excessivo das tecnologias são pessoas inseguras, imaturas, que não conseguem resolver seus problemas pessoais, emocionalmente instáveis e que buscam prazer de forma imediata, normalmente tais pessoas tendem a desenvolver uma vida virtual muito mais agitada que a própria vida real, ou fogem de seus problemas se escondendo por trás de um avatar digital. A consequência do uso abusivo das tecnologias gera um abandono das obrigações familiares, no trabalho e culturais, normalmente geram uma extrema solidão, e acumulo das obrigações, esses sintomas hoje são facilmente observados entre os jovens. Uma tendência atual é chamada de “iWorld”, baseado no conceitos do iPod, iPhone, IPad, onde as pessoas vivem em um mundo próprio e individual, sempre vemos casos de jovens que passam horas seguidas em jogos, onde deixam de fazer suas obrigações e necessidades, um caso que teve bastante repercussão na mídia, foi um sul-coreano que passou 50 horas seguidas jogando um RPG de estratégia, parando apenas para ir ao banheiro e por fim morrendo de esgotamento.

As Novas Tecnologias Trazem Novas Patologias

As Novas Tecnologias Trazem Novas Patologias

O Que Pensam os Especialistas sobre a Dependência

Para John O’Neill, diretor de tratamento de vícios da Clínica Menninger em Houston, Texas, afirma “Eu acho que eles dividem alguns dos mesmos componentes que pessoas viciadas em álcool ou drogas, quando começamos a ver que alguém realmente não pode deixar isso de lado e parar de usá-lo mesmo quando há consequências”. Exibindo a ideia que as tecnologias podem ser tão ou mais viciantes que as drogas propriamente ditas. E também complementa, “Nós podemos nos sobrecarregar pela tecnologia e sofrer as consequências em nossos relacionamentos”, mostrando que tal vício tende a afetar nossas relações reais, os vícios em tecnologias, são classificadas por psicólogos como uma doença impulsiva, que pode ser tão ou mais danosa que o vício em álcool, jogos e drogas.

O Que Pensam os Especialistas sobre a Dependência

O Que Pensam os Especialistas sobre a Dependência

Alguns Vilões

Essa dependência é bem complicada de ser diagnosticada, um dos principais sintomas é o caso das pessoas preferirem o contato virtual, por SMS, Messengers, redes sócias, chats, e-mails, onde o contato físico deveria ser mais apropriado, outro comportamento que deve ser observado é o fato de deixar de ter contato com a família ou amigos, para checar e-mail, atualizações das redes sócias, usar o telefone. Mais sintomas são os fatos de não conseguir sair de casa sem o celular, ou ter medo de ficar sem bateria no mesmo, ou ter a necessidade de sempre checar o e-mail e as redes. O grande problema é definir o limiar entre necessidade e excesso, o uso das tecnologias faz parte da nossa rotina.

Como Evitar se Tornar um Viciado

Para aqueles que ainda não chegaram ao ponto mais extremo do vício algumas ações bem simples podem ajudar, é bastante complicado se afastar pouco tempo dos equipamentos, afinal os aparatos tecnológicos hoje são nossas agendas, despertadores, efetivamente nossos celulares são nossos organizadores diários, o resultado dessa forma de organizar é uma falsa impressão de que sempre que tentamos nos desconectar acontece algo que impeça esse afastamento, tal sensação nos leva a pensar que sofremos uma falta de tempo para dar conta de todas as necessidades, as ações que devemos tomar vão criar esse afastamento, veja a seguir algumas indicações:

Como Evitar se Tornar um Viciado

Como Evitar se Tornar um Viciado

  • Devemos começar com a desativação das notificações, o toque do celular de forma continua já incomoda bastante, imagine então os toque de notificações de e-mail, atualizações de redes sociais, é recomendado que essas notificações não emitam som ou vibrações e que reservemos um momento no dia para conferir essas atualizações.
  •  Use um despertador e desligue o celular, desligue o celular durante a noite e não o deixe em baixo do travesseiro, como o sono é divido em superficial e profundo, e o corpo realmente só repousa no segundo as vibrações ou toques podem atrapalhar o sono.
  • Compartilhe seus momentos com os próximos, não exponha sua rotina, as lembranças devem ficar na sua memória e nãocompartilhadas para todos em redes sociais, não vamos ficar revendo fotos daquele passeio na praia, ou do happyhour com amigos, mas os momentos sempre devem ser recordados, outro motivo para se preservar é o fato dessa exposição atingir pessoas que você nem mesmo conhece, criando já um afastamento, devido às pessoas discordarem dos seus atos.
  • Use os equipamentos nos intervalos, faça com que os equipamentos sejam um lazer não uma obrigação. Não hesite em desligar, o celular pode exercer uma função dominadora, então antes que você seja dominado pare e desligue-o.
  • Se suspeita que esteja perdendo muito tempo com o celular questione quem está próximo de você.

Em último caso, se você não consegue se livrar do vício sozinho procure ajuda especializada, em certos casos tratamentos de desintoxicação.  Assim teremos uma vida mais saudável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.