Hacker

A palavra hacker está comumente associada a ataques a sistemas, roubos de fotos e conteúdos íntimos entre outras atividades ilegais, no entanto, o conceito não precisa estar necessariamente num âmbito negativo. O conceito de hacker diz respeito a uma pessoa que tem grande afinidade e conhecimento de informática.

O nome da atividade vem de hack – que significa fazer uma mudança em inglês – devido ao fato de que esse conhecedor de sistemas é capaz de modifica-los. Algo interessante de destacar é que a palavra ‘hack’ era usada para se referir a mudanças inteligentes em maquinários em geral tendo se tornado exclusiva da programação de informática a partir da segunda metade do século passado.

Funções Legais de Hackers

Os hackers podem ser contratados para funções dentro do âmbito legal, por exemplo, se uma grande empresa quer testar seu sistema de segurança pode contratar hacker para tentar invadi-lo para conhecer as suas fragilidades. A partir dos ‘contornos’ que os hackers conseguem fazer nos sistemas as empresas podem aperfeiçoá-los.

Diferença Entre Hacker e Cracker

Duas palavras que temos ouvido muito nos últimos tempos e que poucas sabem quais são as diferenças. As atividades realizadas por hackers podem ser lícitas ou não, alguns indivíduos usam seus conhecimentos avançados de informática para demonstrar o quanto alguns sistemas são frágeis. Nesses casos quando descobertos os hackers podem ser levados a justiça.

Os crackers, por sua vez, são indivíduos que possuem vasto conhecimento digital e que usam o mesmo para modificar ou danificar sistemas de maneira a obter alguma vantagem a partir disso. Muitos hackers ganham a vida desenvolvendo softwares para que as pessoas se defendam dos ataques dos crackers.

Ações Ilegais de Hackers

Fotos Íntimas de Celebridades

Quase todos os dias nos deparamos com notícias falando sobre o vazamento de fotos íntimas de celebridades que foram obtidas a partir de hack. Essa é uma das atividades ilegais que os hackers podem realizar, invadir smatphones e computadores para ter acesso a arquivos e fotos.

Ataques a sites de Instituições

Nos últimos meses o mundo assistiu impressionado uma série de notícias a respeito de ataques de hackers a sites de instituições como hospitais, bancos e grandes empresas. Os hackers realizaram ações sem precedentes com modificações bastante significativas dos bancos de dados desses sites. Dentre os países que tiveram sites hackeados estão Brasil, Espanha, México, Estados Unidos, Rússia e Itália.

A mecânica do ataque consiste em espalhar um vírus do tipo ‘ransonware’ que se aproveita de uma falha do Windows para roubar arquivos bem como inutilizar o sistema. Esse ataque se destaca por exigir resgate do sistema, os hackers deixam os bancos de dados inacessíveis e cobram resgate para que os donos do sistema possam voltar a usá-los. Dentre as empresas/órgãos públicos que pereceram no ataque estão: Itamaraty, Petrobras, Instituto do Seguro Social (INSS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.