Cientistas vivem inventando novas tecnologias para facilitar o dia a dia das pessoas. No entanto, quando essas tecnologias passam a ocupar um papel de grande destaque, como ocorre com usinas nucleares, represas e redes de telefonia, por exemplo, se abre o precedente para alguns desastres de grandes proporções.
Embora exista uma série de cuidados para garantir a segurança da tecnologia, nem sempre é possível prever todos os riscos que podem atingir um sistema complexo como uma usina hidrelétrica. A seguir vamos falar um pouco mais sobre alguns dos maiores desastres tecnológicos que afetaram que foram causados por algum tipo de falha nos sistemas e até mesmo por falha de operação.
Radiação de Chernobyl
As usinas nucleares quando foram criadas pareciam um grande avanço tecnológico para fornecer energia para a humanidade e realmente foram, contudo, junto com sua eficiência elas também trouxeram o risco do vazamento de radiação. O pior desastre nesse âmbito sofrido pela humanidade com certeza foi o acidente da usina de Chernobyl. No dia 25 de abril de 1986 ocorreu a explosão de um reator que havia sido mal projetado.
A explosão matou imediatamente 31 pessoas e colocou milhares de pessoas em risco devido a grande quantidade de elementos radioativos que ficaram no ar, comparativamente seria como 200 bombas de Hiroshima. O grande problema é que a radiação afeta o DNA humano alterando-o podendo dar início a diversas mutações genéticas. Uma das primeiras medidas foi remover os moradores que residiam a até 30 km da usina. Porém, isso não foi o suficiente para evitar consequências, nessa região surgiram 2 mil casos de Câncer a mais do que a média considerada normal. Não é possível mensurar quantas mortes foram e ainda serão resultantes da radiação de Chernobyl.
Represa Norte-Americana que Rompeu
Nos Estados Unidos, a grande tragédia foi o rompimento de uma represa no dia 12 de março, em 1928. As paredes da represa situada no San Francisquito Canyon (a cerca de 70 quilômetros de Los Angeles) eram finas demais para suportar a pressão da água contida no espaço de 183 metros de largura e 55 de altura. Mais de 500 pessoas morreram no desastre, e alguns sobreviventes relatam que a onda chegou a ter 40 metros de altura no início da enchente.
Trem Bala Descarrilhado na Alemanha
Os trens bala são um excelente meio de transporte e são bastante usados na Europa. Durante 34 anos de operação, nunca havia tido um acidente fatal em uma linha de trem do continente, até que no ano de 1998 em 3 de junho, o descarrilamento de um trem bala na Alemanha matou 101 pessoas. O motivo foi uma rachadura não detectada nos trilhos, que fez com que alguns vagões saíssem da linha. Quando o trem estava sendo freado, um vagão bateu em um poste e fez com que os outros vagões capotassem.
Acidentes Aéreos
Desastres de avião são trágicos, principalmente porque raramente há sobreviventes. Mas um dos piores acidentes registrados do gênero foi o que ocorreu com um Concorde da companhia Air France que se rompeu durante um procedimento de decolagem na cidade de Paris em julho de 2000. A aeronave pegou fogo e todos os ocupantes (109) morreram. Já a queda de um avião em Yokohama, em 1985, foi responsável pela morte de 520 pessoas.
Nada de Chamadas de Longa Distância
O setor de telefonia é um dos que mais evoluiu no último século, contudo, algo se mantém constante, funcionários que causam verdadeiros desastres por não saberem o que estão fazendo. No dia 15 de janeiro de 1990 uma central de direcionamento de ligações dos Estados Unidos teve problemas, algo convencional, se não tivesse ocorrido o erro humano de alertar outras 113 centrais fazendo-as acreditar que também estavam em pane quando estavam em pleno funcionamento. Esse engano fez com que a nação mais rica do mundo ficasse nove horas sem conseguir realizar chamadas de longa distância.
Explosões de Ônibus Espaciais
A conquista do espaço pelo homem parecia muito mais fácil com o desenvolvimento de projetos como os ônibus espaciais Challenger, Columbia, Discovery e Atlantis. Contudo, no dia 28 de janeiro de 1986 essa máxima começou a ser revista devido a um problema com um dos tanques da Challenger que fez com que combustível vazasse acarretando na explosão do mesmo e na morte dos seus sete tripulantes. Em 2015 o Columbia acabou sendo incinerado ao retornar a atmosfera da Terra tendo também uma tripulação de sete pessoas que morreram.
Blecautes
Nova York é uma das maiores cidades do mundo e já passou por momentos críticos durante blecautes gerais. Nos anos de 1965, 1977 e 2003 a Big Apple ficou em energia elétrica tornando-se um verdadeiro cenário de guerra com direito a brigas nas ruas, saques e muito transtorno. Para se ter uma ideia no ano de 1965 o apagão fez com que 800 mil pessoas passassem horas presas no metrô. No Brasil o pior apagão que já ocorreu foi o do dia 17 de setembro de 1985 em que uma sobrecarga fez com que o país ficasse três horas sem luz.