Apple

O mundo da tecnologia está cada vez mais desenvolvido, com a presença de empresas dos mais variados segmentos industriais que estão dispostos a levar até o consumidor final o melhor e o que é mais potente tecnologicamente falando. E esse processo se intensificou na metade do século XX e durante o século XXI, na qual a bonança tecnológica está chegando cada vez mais no seu ápice, de onde nunca cairá.

Exemplos de que a tecnologia realmente muda a perspectiva de mundo é que, há mais ou menos 20 anos, ninguém imagina que poderia carregar em um só objeto uma câmera digital, um reprodutor de música, um microcomputador e ter acesso à internet. Hoje, isso já é possível graças ao smartphone. Como se pode perceber, a tecnologia, ao mesmo tempo em que pode inovar e surgir com novidades, ao mesmo tempo, pode condenar o uso de uma certa tecnologia e provê-la à extinção. Isso que aconteceu com o videocassete, está em processo com o DVD e, mais tarde, com os aparelhos de blu-ray.

Assim são também com os telefones celulares, que deixaram de girar em torno de sua função principal, que é o de realizar ligações telefônicas ,passando a concentrar todas as atividades e tarefas cruciais para o cotidiano das pessoas, que é o smartphone. Com ele, como já dito acima, você tira fotos, fica sabendo das notícias ao redor do mundo, conversa com amigos e parentes, ouve música, enfim. Uma verdadeira central multimídia.

E a onda dos smartphones só foi iniciada quando, em 2007, Steve Jobs apresentou ao mundo o primeiro iPhone, o produto de maior sucesso da Apple, que é o tema do nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre a empresa, bem como alguns assuntos interessantes sobre a companhia. Vamos lá?

O Início: Apple Computer

A Apple nada mais é do que uma empresa multinacional de origem estadunidense que comercializa hardware e software, e se tornou uma gigante da tecnologia, sendo uma das maiores companhias do mundo. Sua sede está localizada no Vale do Silício, onde estão concentradas a maioria das empresas de tecnologia, como a Google, a Microsoft, entre muitas outras. A principal figura por trás da empresa foi o empresário Steve Jobs, um homem considerado por muitos como “visionário”.

Em 1976, em uma garagem em uma cidade da Califórnia, três jovens amigos Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundaram a empresa Apple Computer, que passou a fabricar, em seus primeiros anos de funcionamento, um computador de mesa chamado Apple I. O primeiro a ser construído utilizou madeira em sua composição, se assemelhando mais a uma máquina de escrever convencional da época.  Wayne deixou a empresa meses depois de sua fundação, e o primeiro computador lançado pela Apple era um projeto originalmente criado por Wozniak e oferecido para uma empresa que também viria a se transformar em um gigante na informática: A HP. No entanto, o projeto de “Woz”, como é conhecido, não foi aceito pela empresa.

Em 1978, porém, o Apple II foi criado, e o número de vendas impressionou os jovens fundadores: 35 mil computadores do modelo foram comercializado, e, em 1980, esse número saltou para 78 mil produtos comercializados. A partir daí, eles tiveram a certeza que a empresa iria crescer, e muito. Basta que inovassem mais em um curto espaço de tempo.  5 anos depois, em 1984, Jobs apresentou ao mundo o projeto Macintosh,  que promoveu à empresa uma fama ainda maior e mais prestígio perante a mídia. A publicidade em torno do lançamento do computador também foi alvo de admiração por parte da crítica especializada, chegando as propagandas, até mesmo, no final do Super Bowl.

No entanto, o que parecia ser uma onde de progresso para Jobs se tornou uma verdadeira dor de cabeça. Tudo começou quando Steve percebeu que a empresa havia crescido e que ela necessitaria de alguém forte para comandar a parte executiva. Foi aí que ele soube da existência de John Sculley, que, na época, era presidente da Pepsi, uma das maiores marcas de refrigerante do mundo. Steve convenceu o executivo a largar a sua estabilidade na empresa para assumir o controle da Apple. E, o homem trazido por Jobs foi o mesmo responsável pela sua saída da empresa que ele mesmo criou, em 1985, quando Jobs e uma legião de funcionários deixaram a empresa por não concordarem com os rumos que ela estava tomando.

Enquanto ficou fora da Apple, Jobs investiu em outro segmento: A de animação gráfica. Desse investimento, surgiu a Pixar, que era uma pequena companhia de animação, e que foi responsável pela criação do primeiro filme completamente animado computacionalmente: Toy Story.  Antes parceira da Disney, a Pixar foi comprada pela mesma, dando a Jobs uma cadeira como conselheiro na parte administrativa da Disney.

Voltou ao comando da Apple no ano de 1997, quando a mesma adquiriu uma outra empresa que ele havia criado nesse período sabático fora da companhia, a NeXT Inc.  A influência de Jobs foi tão grande que, em apenas poucos meses, conseguiu as rédeas de CEO da empresa novamente.

Foi o responsável pela introdução da bem sucedida linha “iPod”, onde um pequeno aparelho reproduzia arquivos de música (MP3) podendo levar para onde quiser e se mostrando mais portátil que um CD ou fita cassete, por exemplo.

Além desse, Jobs também foi a cabeça pensante por trás do iPhone e do iPad, que revolucionaram o jeito do mundo de acessar a internet e ter uma verdadeira central multimídia na palma das mãos.

Hoje, a Apple é uma das empresas mais valiosas do mundo, com um valor estimado em mais de 500 bilhões de dólares. No entanto, Jobs não está aqui hoje para comemorar o crescimento de sua companhia, já que ele veio a falecer em outubro de 2011 por conta de um câncer na área pancreática.

Sob o comando do CEO Tim Cook, a empresa segue lançando novos iPhones, iPads e passou a apostar, agora, no seguimento da tecnologia vestível, onde o primeiro produto que veio a ser lançado para esse seguimento foi o Apple Watch, relógio de pulso com um sistema operacional e tela sensível ao toque que, apesar de revolucionário, não animou muita gente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.