É isso mesmo caro leitor, você não está pensando errado. Que tal ter um celular que é recarregado bastando enxer o compartimento de sua bateria com Coca-Cola? Pois é, o designer Daizi Zheng projetou um.
A idéia inicial dele era criar um celular ecológico para a Nokia. Durante sua pesquisa, Zheng chegou a conclusão de que as baterias de lítio são o que realmente tornam os celulares nocivos ao meio ambiente, pois são fontes de energia caras, que consomem muita matéria prima na produção e pra completar ainda são de difícil bio-degradação. Portanto, a proposta foi substituir a bateria de lítio por uma que não seja nociva ao meio ambiente.
A solução foi o uso de bio-baterias, que geram energia a partir de carboidratos, que no caso da Coca-Cola vem do açúcar, utilizando enzimas como catalisadores. A pergunta que você deve estar fazendo é: Por quê Coca-Cola? Realmente não tem um porque. Qualquer bebida que contenha açúcar é suficiente para fornecer energia ao celular.
O melhor é que durante o processo de transformação do carboidrato em energia são liberados somente Oxigênio e água, o que comprova que este tipo de bateria não é nociva a meio ambiente. E pasmem, as bio-baterias duram de três a quatro vezes mais tempo em comparação com as baterias convencionais, de lítio. Obviamente a necessidade deste compartimento para armazenar o líquido acaba prejudicando demais o design do aparelho, ainda mais se levarmos em consideração a que ponto chegamos em relação a dimensão de celulares hoje em dia.
Seria esse mais um tipo de gadget verde a entrar no mercado (gadgets que tem por finalidade a economia de energia e/ou a preservação do meio ambiente) ou apenas mais uma idéia maluca que vai acabar no esquecimento? De qualquer forma garanto que não utilizaria Coca-Cola para recarregar a bateria do aparelho, ainda mais se esta estiver bem gelada.
Qual bebida você usaria pra manter seu celular recarregado? Lembrando que é necessário conter açúcar devido a necessidade de carboidratos. Que tal uma Fanta Uva? Mais doce que ela vai ser difícil encontrar por aí.