Expansão da Tecnologia no País
Nos Estados Unidos e em alguns países Europeus, devido a problemas de licenciamento dos programas, além de padrões técnicos divergentes, as televisões móveis gratuitas, já tão comuns em quase todo o mundo, só agora estão começando a serem testadas para comercialização nesses locais.
Início da Testagem
O Uso difundido dessa tecnologia, já está sendo realizado em alguns locais dos Estados Unidos, indicando que as televisões móveis tem um grande potencial a ser explorado. A Coréia do Sul que é um dos maiores produtores de equipamentos eletrônicos, no mercado de celulares dos americanos, informa que pela sua experiência de vários anos na produção de televisão via celular, as pessoas gostam muito de assistirem TV em seus aparelhos móveis, não importando se a tela é pequena.
Além disso essa tecnologia é gratuita, nesses lugares, sendo somente uma questão de tempo para que todos tenham acesso a ela. A empresa sul-coreana que introduziu como pradrão chips de TVs móveis.
Está criando para a empresa norte-americana chamada Sprint, que trabalha com o padrão de transmissão móvel no país, aplicativos utilizados nesse procedimento, que serão oferecidos aos americanos, através dessa empresa, e também de nove redes de televisão americana, começando com um teste de quatro meses, transmitindo programas para celulares e até netbooks e DVD portáteis.
Funcionamento da Tecnologia Nos Estados Unidos
Inicialmente doze redes de televisão e produtores de conteúdo televisivos dos Estados Unidos, com a Fox, NBC, Cox Media, entre outros, formarão uma associação com a finalidade de unificação das suas áreas de alcance, com a previsão de distribuição da televisão móvel para mais de 100 milhões de usuários.
Quem organiza esse procedimento são 900 estações americans de televisão que recebem o nome de Open Mobile Video Coalition. Eles estavam bastante confiantes de que os consumidores gostassem e adquirissem os celulares . Esse método de testagem foi apoiado por toda a indústria americana de televisão,desde fornecedores de conteúdos, redes televisivas, anunciantes e produtores de transmissão.
Os Estados Unidos, que quase sempre estão inovando em equipamentos tecnológicos, parece que dessa vez, precisou de um incentivo para tornar a televisão via celular um aparelho comum em seu país usado pelos cidadãos americanos.
Celulares com TV digital no Brasil
Os modelos com preços que variam de R$ 400 a R$ 1.400 já estão sendo vendidos no Brasil. É sempre bom lembrar que o recurso de TV digital é gratuito, já que os celulares captam o sinal das emissoras que têm transmissão digital. Alguns exemplos nacionais para as pessoas que podem comprar são: LG TV Phone GM600, com uma tela de somente 3 polegadas sensível ao toque, o modelo grava a programação de TV 1-seg das emissoras.
E também reproduz vídeos no formato usando a tecnologia de som Dolby Mobile, o modelo Nokia SU-33WB com N85, que vem com o adaptador para TV digital SU-33WB, e será vendido inicialmente com o celular N85, para resolver o problema de incompatibilidade. O acessório, se conecta ao celular por tecnologia Bluetooth, o celular passa a mostrar a TV em sua interface, com uma bateria que dura em torno de sete horas somente para o adaptador.
Nosso país conseguiu avançar em tecnologia, uma vez que já tem até adaptador para os celulares. Agora só falta os Estados Unidos se adiantarem na frente do nosso tempo.
Salete Dias