A participação da Tim no mercado brasileiro cresceu mais que o restante das operadoras de telefonia móvel no país. A prestadora prevê altas no próximo trimestre seguindo a linha observada no período de julho a setembro desse ano.
As altas se devem principalmente pela nova forma de abordagem de mercado no ramo da internet móvel.
A Operadora que mais Conquistou Clientes
O número de novas linhas de telefonia e internet móvel vendidas pela Tim Participações de agosto a setembro é de mais de 2,5 milhões segundo dados da empresa. A Tim se consolidou nesse período como a operadora que mais vendeu novas linhas no país.
O presidente-executivo da empresa, Luca Luciani, afirmou que ainda é cedo para se falar em uma vice-liderança no mercado brasileiro. A empresa é a terceira em número de clientes no país, atrás apenas da líder Vivo – controlada pela espanhola Telefónica – e da Claro – controlada pelo grupo mexicano América Móvil .
Luca Luciani afirmou que a empresa retomou a liderança do mercado na região nordeste. Na região sudeste, a empresa começa a recuperar terreno, embora ainda haja muitos números a reaver das líderes do mercado. Atualmente a Vivo detém mais de 30% das linhas móveis e a Claro 25,5%.
Internet Para Quem Quiser Usar
A principal aposta da Tim nos últimos tempos foi a reestruturação dos seus planos de internet móvel e ainda a criação de um plano específico para celulares. A empresa oferece acesso móvel aos clientes por R$ 0,50 ao dia sem assinatura ou vínculo.
Os planos de internet móvel para computadores também sofreram mudanças. A Tim extinguiu seus planos com tráfego de dados ilimitado, oferecendo planos baseados em tempo de uso.
A empresa justificou a mudança de panorama afirmando que a grande maioria dos clientes saia prejudicada ao comprar planos ilimitados, quando não precisavam de tal tráfego de dados. Por outro lado, havia clientes que pagavam o mesmo plano que os demais e usavam a rede à exaustão.
Os planos de horas são tarifados de acordo com o uso da rede em tempo de conexão, havendo planos que variam de 40 horas mensais até 120 horas. Durante o período de uso do plano, o tráfego de dados é ilimitado.
Luciani afirmou ainda que o mercado brasileiro tem muito potencial para internet móvel. Segundo o presidente-executivo da Tim, o Brasil é o quarto maior mercado de telefonia móvel do mundo, o quinto no número de assinaturas, o que muda por aqui é o modo como as pessoas usam os serviços móveis.
Os brasileiros ainda tem uma certa barreira quanto ao uso da internet em seus celulares. A grande maioria dos aparelhos conta com recursos de acesso a rede, porém o número de acesso, embora em expansão, ainda não corresponde.
Por Thiago Resende