O próximo Windows estará presente em todas as plataformas de forma integral. Essa é a pretensão da Microsoft para a próxima geração do seu sistema operacional.
Segundo o presidente e CEO da empresa, Steve Ballmer, o novo Windows poderá ser instalado em netbooks, tablets e smartphones em versão completa, ao contrário dos concorrentes como a Apple que criaram versões simplificadas de seus sistemas para dispositivos móveis.
Windows em Tablets
Certamente um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos, com a explosão das vendas de tablets em todo o mundo, a presença do Windows em computadores desse tipo era um mistério até esta semana. Steve Ballmer falou sobre os interesses da Microsoft nesse mercado durante a Consumer Eletronics Show — evento que ocorre nesta primeira de semana de janeiro em Las Vegas reunindo os grandes fabricantes de tecnologia e seus anúncios.
Segundo Ballmer, “não importa onde você estiver e qual equipamento estiver usando: o Windows estará lá”. Se preparando para entrar no mercado de tablets e outros equipamentos portáteis, a Microsoft afirma que não fará reduções nas versões móveis de seu sistema operacional.
Segundo o presidente da empresa, os usuários não vão precisar recorrer a uma infinidade de aplicativos para fazer em seu dispositivo móvel as mesmas coisas que ela faria em um computador comum por que o Windows será o mesmo em seu equipamento. Ele criticou os concorrentes como a Apple com o iOS — uma versão simplificada do sistema operacional da empresa para desktops — e o Android — sistema baseado em núcleo Linux, também com bastantes reduções.
Windows Em Um Chip
Ballmer falou no evento sobre a preparação do novo Windows para rodar em equipamentos conhecidos como System-on-a-chip. Esses equipamentos reúnem todo o processamento do sistema em uma única placa mais eficiente e com menor consumo de energia, sofrendo perdas no desempenho e na quantidade de memória instalada para tornar sua existência possível. Esse, segundo especialistas e usuários, sempre foi o maior porém no uso do Windows em sistemas menores.
A instalação do Windows 7 em netbooks, embora encorajada Microsoft, não é aconselhada por muitos. Uma vez que o sistema de um netbook pode ser bastante reduzido, sistemas mais antigos como o Windows XP podem ser uma opção mais viável.
Não se falou em “Windows 8” durante o evento em Las Vegas, no entanto, todos os comentários apontaram para uma possível nova versão do sistema em breve. Ballmer afirmou que o Windows abandonará o suporte à antiga arquitetura x86 — presente na maior parte das máquinas em funcionamento hoje e que vem sendo substituída nos novos equipamentos pela arquitetura x64 — em detrimento de seus sucessores: as arquiteturas 64 bits e 128 bits e ainda a ARM — usada em dispositivos móveis.