Crackers x Hackers

Entenda a diferença entre eles!

Geralmente, as pessoas utilizam a palavra Hacker para designar alguém que conhece profundamente informática e componentes eletrônicos. Outro significado atribuído à palavra é de alguém que invade sistemas, rouba senhas, informações, ou causa qualquer dano às pessoas ou sistemas.
No entanto, a palavra hacker de modo algum significa isto. Hacker é um profundo conhecedor da tecnologia realmente, mas não utiliza isso como forma de prejudicar terceiros ou obter benefício próprio.
O que acontece é que o termo cracker é comumente confundido com hacker, gerando essa confusão.
Conheça quem são esses personagens da era da informação:

– Hacker

A palavra hacker se originou através da modificação da palavra “hack”. O termo “hack” surgiu no grupo Tech Model RailRoad Club (TMRC), na década de 50, para designar alterações inteligentes que os integrantes do grupo faziam nos relés dos equipamentos eletrônicos. Era necessário um conhecimento muito avançado para manipular tais componentes.
Logo, quem conseguia fazer melhorias fazia “hacks”, ou seja, era um hacker.
No entanto, o hacker melhora sistemas ou descobre falhas em sistemas existentes, pois como grande conhecedor consegue ter uma visão mais analítica e exploratória.
Posteriormente, o termo continuou a ser utilizado, para descrever pessoas com um grande conhecimento do sistema no qual trabalha (pode ser usado para outras profissões também), mas seu uso mais conhecido está relacionado à eletrônica e telefonia.
Assim, como virou sinônimo de conhecimento de sistemas, as pessoas começaram a utilizar o termo para descrever qualquer pessoa que possuísse um grande conhecimento em informática, mesmo que esse conhecimento se limitasse a redes sociais, design ou outro fim específico.

Conhecimento

– Cracker

O cracker é alguém com considerável conhecimento, mas que utiliza esse conhecimento em benefício próprio, mesmo em detrimento do direito de outras pessoas.
Geralmente roubam informações pessoais para vender, ou então “quebra” a segurança de programas para distribuí-los gratuitamente pela internet (pirateiam o software, desrespeitando propriedade intelectual e privada).
Alguns crackers chegam a causar grandes danos às pessoas ou companhias, como quando roubam ou desviam dinheiro de contas financeiras.
Hoje em dia, muitas vezes os crackers nem precisam possuir um conhecimento avançado de informática: podem utilizar programas desenvolvidos por outros programadores para roubar senhas e invadir sistemas, ou utilizar tutoriais muitas vezes disponíveis na internet.
Muitas pessoas acreditam que roubar senhas de e-mail, Orkut ou outra rede social é tarefa de hackers, mas isso em absoluto não é verdade. Nem mesmo crakers se preocupam com isso. A maioria das vezes isso é obra dos lammers.

Enganadores

– Lammers

Pessoas que não possuem tanto conhecimento, mas adoram demonstrar que sabem muito. São os que invadem Orkut, Facebook e outros para deixar sua “impressão digital” – roubar senhas de redes deste tipo é fácil, e pode ser conseguido às vezes pelo próprio descuido do dono da conta, ao colocar senhas fáceis de quebrar por um programa especializado.

Bandidos

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.