Vantagens e Desvantagens Das Redes Sociais

A popularidade das redes sociais é realmente grande atualmente. Tanto os desenvolvedores como os usuários têm notado isso. Apesar disso tudo, muitas vezes, as pessoas ainda não conseguem imaginar como tudo seria sem as redes sociais e a comunicação online. Mas será que esta é uma tendência boa ou ruim?

Neste artigo vamos tentar ajudar a responder esta pergunta e também daremos dicas para que você aproveite apenas o lado bom das redes sociais.

Imagem de Amostra do You Tube

Vantagens das Redes Sociais

  1. As redes sociais nos proporcionam uma grande facilidade para comunicação, pois permitem conexões com um monte de gente, independente se elas estão na mesma cidade que nós ou em outro país. Não é nenhum segredo que a comunicação virtual se tornou muito mais atraente para muitas pessoas. Em tempos de atualização social, uma grande quantidade de pessoas está solitária, e, para elas, a comunicação online é essencial.
  2. A busca por velhos amigos, familiares, etc. A rede social nos dá a possibilidade de encontrar pessoas que mudaram de cidade há muito tempo, colegas e até familiares. Podemos nos comunicar com eles nas redes sociais e encontrá-los na vida real. Alguns anos atrás, apenas poderia se sonhar com tal possibilidade.
  3. Encontrar novos amigos e conhecer novas pessoas. As redes sociais oferecem grandes possibilidades de namoro e também de amizade. Devido à grande quantidade de usuários, as redes sociais fornecem a possibilidade a todos os membros de descobrirem amigos de acordo com seus interesses e hobbies.
  4. Possibilidades incríveis para encontrar ofertas de emprego. As redes sociais podem ser bem utilizadas como anúncios de internet e, olhando para o número de visitantes, são anúncios muito eficazes.
  5. A possibilidade de participar de grupos de discussão é outro ponto positivo das redes sociais. Existem grupos que reúnem pessoas interessadas em trocar informações sobre uma série de assuntos, como: doenças, fã clubes, faculdades, cursos, livros, etc.

As Desvantagens das Redes Sociais

  1. A informação distribuída na rede social pode ser usada por qualquer pessoa, sem que os usuários sejam informados sobre isso.
  2. As informações de contato podem ser usadas para spam.
  3. Às vezes, as redes sociais podem, inclusive, prejudicar famílias e parentes próximos. A explicação aqui é simples: os usuários que estão muito interessados em redes sociais gastam todo o tempo livre online e não prestam atenção nas pessoas ao seu redor. Neste caso, o hobby estraga relacionamentos reais.
  4. Os pais devem cuidar do tempo que seus filhos passam na internet, além de monitorar o que andam fazendo, a fim de evitar que eles sejam vítimas de pessoas mau intencionadas, como pedófilos, por exemplo.
  5. O vício. Um grande número de pessoas não pode passar um dia sem visitar a rede social. A ausência de internet torna-se um desastre e as pessoas ficam viciadas na comunicação online.
  6. A disseminação de informações falsas é outro problema que acontece nas redes sociais. Muitas pessoas leem algo em algum lugar ou ouvem falar e compartilham. Isso pode tomar proporções gigantescas, chegando a prejudicar gravemente as vítimas de tais mentiras.
  7. Muitas pessoas costumam abrir demais as suas vidas nas redes sociais. Elas contam onde moram, para onde vão viajar, onde os filhos estudam. Tudo isso pode acabar chegando a pessoas erradas, que podem usar essas informações para planejar roubos, sequestros, etc.

Redes Sociais + Smartphones: Uma Combinação Perigosa

Pode ser que você tenha se assustado com o título, por considerar o ato de verificar as redes sociais pelo celular um ato completamente inofensivo. A verdade é que é a forma como você faz isso que irá definir se é ou não uma combinação perigosa.

O perigo acontece quando as pessoas começam a usar toda a sua atenção no celular quando deveriam estar atentas ao local onde estão. Não é difícil encontrar por aí pessoas mexendo no celular enquanto caminham pela rua, andam de bicicleta, dirigem, pilotam motocicletas. Todas as atividades citadas exigem atenção, e diversos acidentes podem acontecer se você ignora o ambiente e se concentra apenas no celular.

Por mais que pareça inofensivo ler apenas um recado no Whatsapp enquanto dirige, saiba que em um segundo sem olhar para o trânsito pode acarretar uma série de acidentes, incluindo atropelamentos, batidas em outros carros, em muros, etc.

Será que o risco de tantos acidentes vale a pena para ler uma simples mensagem? Certamente não. Por isso, espere até parar o carro em local seguro para acessar as suas redes sociais e ler ou enviar mensagens. Se possível, desligue a internet enquanto dirige ou coloque o celular no silencioso. Dessa forma, você nem se sentirá tentado a ler alguma mensagem que vier a receber.

Como Aproveitar o Melhor das Redes Sociais

Precisamos deixar claro que as redes sociais não são vilãs, mas sem mal utilizadas podem trazer problemas. Para se prevenir, confira as nossas dicas:

1 – Cheque informações antes de compartilhar: Não é porque alguém que é da sua inteira confiança compartilhou algo que aquilo é verdade. O Google está aí para ser usado, faça uma busca e apenas compartilhe depois de ter certeza.

2 – Não exponha sua vida: Tome cuidado com o que publica sobre a sua vida e de seus familiares. Sempre pode ter alguém mal intencionado lendo tudo.

3 – Cuidado com o acesso pelo celular: Não mexa no celular para ver as suas redes sociais enquanto estiver dirigindo, andando de bicicleta ou caminhando. Espere poder parar e evite acidentes.

Conclusão Sobre as Redes Sociais

Em geral, a atitude em redes sociais pode variar dependendo das pessoas e da situação em si, mas elas conquistaram uma grande parte da internet e estão apenas em desenvolvimento. Prova disso é que a cada dia surgem novos tipos, e o computador, que antes era fundamental para o uso, está sendo cada vez mais deixado de lado e perdendo lugar para os smartphones.

Hoje, muitas pessoas simplesmente não conseguem imaginar a vida sem as redes sociais, e o número de seus membros ainda está crescendo. Entretanto, a questão principal aqui é encontrar um caminho de como utilizar todas as vantagens que as redes sociais dão a todos, mas sem se esquecer da vida real.


Categoria(s) do artigo:
Internet

Comentários

  • Me ajudou muito.
    -Obridooo’

    Regiane 2 de julho de 2012 20:53
  • e uma porcaria

    alice 30 de agosto de 2012 21:13
  • Redes sociais são boas para mandarem recados, agora contato bons são os cara a cara ou telefônico, que são totalmente diferentes cheios de vida.

    MArco 7 de novembro de 2012 21:00
  • Muuuito bom me ajudou para cara,ba

    Kalane 5 de dezembro de 2012 18:56
  • iss e um lixo…

    andressa 31 de janeiro de 2013 14:26
  • me ajudou no trabalho kkk

    kkkk 4 de fevereiro de 2013 14:05
  • as redes sociais sao muuuuuuito boas mesmo i tem ajudado muito mas tambem e mal quando utilizamos de uma maneira erreda

    Nomewilliam tribal 13 de março de 2013 21:23
  • Muito Obrigadooo Gostei

    NomeFrancisoc 6 de maio de 2013 12:13
  • Excelente post!
    Tudo possui vantagens e desvantagens, então resta a nós, usuários da rede, termos consciência de quais as melhores formas de desfrutar das coisas boas e evitar as ruins, sem que, para isso, seja necessário deixar de utilizá-la ou alterar sua rotina baseada nela.

    Artmix 17 de julho de 2013 18:50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *