Capcom Versus Namco

A batalha está travada!

Capcom Versus Namco

Capcom Versus Namco

E não estou falando de uma guerra entre duas produtoras japonesas concorrentes para descobrir quem vende mais jogos de videogame. Estou falando de trabalho em equipe. Duas produtoras, um jogo visto de dois ângulos totalmente diferentes.

Os clássicos pela primeira vez juntos

Quando o assunto é jogo de luta não dá outra, os primeiros nomes que vêm à cabeça de qualquer jogador são sempre os mesmos: Tekken e Street Fighter. Os dois clássicos atravessaram gerações de consoles e ainda continuam vivas e com o mesmo brilho do tempo dos fliperamas. Tekken apareceu pela primeira vez em meados da década de 1990 com uma proposta nova. Nada de personagens superpoderosos fazendo proezas sobre-humanas. Mesmo com a limitada tecnologia da época, já se sentia o verdadeiro espírito da coisa, o jogo transborda humanidade.

Games

Games

Os movimentos são baseados em artes marciais reais e, nas versões mais recentes, o motion capture, a tecnologia de captura de movimentos de pessoas reais para inserção em imagens de computação gráfica, tornou tudo ainda mais realista. O game da produtora japonesa Namco aposta em rápidas sequencias de movimentos que dão a impressão de se “encaixar”, dando à luta a fluência característica da série.

Street Fighter também embarca no estilo das lutas de pessoas de verdade. Lá ou cá vemos algumas habilidades nada humanas, mas isso só faz melhorar os combates intensos típicos do jogo. Diferentemente de Tekken, Street Fighter sempre figurou no cenário 2D, com personagens com aparência de desenho animado no estilo dos consoles antigos.

Apenas em sua mais recente versão, Street Fighter IV, lançado em 2008 para Playstation 3 e Xbox 360, é que o jogo desembarcou em no mundo 3D, com cenários e personagens bem trabalhados e incrivelmente fieis aos velhos modelos 2D.

Um jogo, duas versões

Versões

Versões

O anúncio de um game que uniria os personagens das duas franquias foi feito na Comic-con desse ano, pelos próprios produtores das séries, Yoshi Ono (Street Fighter) e Katsuhiro Harada (Tekken). Eles apostam no sucesso de sua ideia baseados em jogos de grande venda como os da série Marvel Versus Capcom, que teve ótima recepção do público.

Ainda segundo os produtores, o jogo seria lançado em duas versões. Uma delas, Street Fighter Versus Tekken, seria produzida pela Capcom, e teria jogabilidade parecida com Street Fighter, com combates em um plano 2D e movimentação similar aos jogos anteriores da franquia. A outra, Tekken Versus Street Fighter, seria produzida pela Namco e teria jogabilidade similar ao seu game de luta, com a jogabilidade mais voltada à movimentação dos personagens e combates desenvolvidos no plano 3D.

Os produtores mostraram ao público do evento uma pequena demonstração do que está por vir. No vídeo, personagens conhecidos das duas sagas como Nina Williams (Tekken) e Ryu (Street Fighter) deram o ar da graça. Ono e Harada não deram previsões de lançamento para os jogos, apenas disseram que ele não deverá ocorrer tão cedo, pois as empresas estariam dando prioridade a outros projetos. A produtora Capcom deverá lançar o terceiro título da série de sucesso Marvel Versus Capcom ainda esse ano.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.