Quando um Sprint Deve Ser Interrompido?

As empresas hoje buscam cada vez mais profissionais que possam oferecer para sua equipe de trabalho bons resultados e experiencias. O conhecimento de novas tecnologias que são dispostas no mercado, e que podem fazer com que o processo de criação de diversos tipos de materiais e softwares são sempre bem-vindas no olhar de empresários e industriários.

Por isso, o scrum é hoje considerado uma ferramenta muito útil e compensatória, já que seus processos de criação otimizam tempo e podem fazer com que clientes se agradem mais com o desenvolvimento de seu projeto.

A metodologia oferecida pelo scrum é muito inteligente e conta com diversos pequenos setores, que trabalham juntos para a realização de seus projetos de forma mais qualitativa.

O scrum é basicamente um processo de melhora no desenvolvimento de diversos tipos de softwares e criação de produtos. O scrum é um processo revolucionário e que é hoje, tema de diversos tipos de cursos e palestras oferecidos mundo afora.

Dessa forma, as oportunidades para pessoas que saibam trabalhar com o scrum e entendem seu processo de desenvolvimento de forma completa são muitos satisfatórias.

Quando Um Sprint Deve Ser Interrompido?

Quando Um Sprint Deve Ser Interrompido?

O Que É Um Sprint?

O sprint e um processo de desenvolvimento observado dentro de um scrum. Como o scrum é classificado com a metodologia do desenvolvimento em si, o Sprint é também visto com uma forma de parcela de realização das metodologias propostas pelo scrum.

Os sprints são ciclos de desenvolvimento dos produtos propostos e que tem a capacidade de fazer com que toda a equipe de desenvolvimento possa trabalhar de forma conjunta.

A equipe de desenvolvimento dentro de um sprint é classificada da seguinte maneira.

Inicialmente, têm-se a escolha de quem será o product owner que é o profissional responsável por avaliar como estão sendo os resultados obtidos nos sprints, analisar a produção da equipe como uma todo, verificar quais são suas dúvidas, organizar reuniões, com clientes e a equipe de desenvolvimento, bem como ser responsável por designar quais serão as tarefas  que terão de ser desenvolvidas dentro de um ciclo de um sprint.

Funções Dentro De Um Scrum

O scrum master tem responsabilidade de facilitar processos burocráticos ocorridos no desenvolvimento do sprint, e assegurar que tudo está correndo bem no quesito da equipe de desenvolvimento.

Scrum team, ou equipe de desenvolvimento é a equipe que é responsável por desenvolver os ciclos de sprint, fazendo com que o projeto idealizado pelo cliente tome formas, seguindo ordens diretas do product owner. A equipe de desenvolvimento pode contar com diversos tipos de profissionais dentro da mesma, e que juntos trabalham para o bom desenvolvimento do sprint.

A partir dessa classificação dentro de um scrum, as tarefas são dadas para os referentes profissionais responsáveis e o desenvolvimento do scrum é prosseguido.

Funções Dentro De Um Scrum

Funções Dentro De Um Scrum

Dentro de cada ciclo de sprint, várias reuniões de forma diárias, semanais e mensais são realizadas. Todo esse processo no aumento de reuniões e encontros entre a equipe de desenvolvimento e clientes facilita o processo de criação dos produtos.

Com reuniões diárias marcadas entre o product owner e a equipe de desenvolvimento, é possível que erros que tenham sidos cometidos no dia anterior possam ser reparados de forma mais rápida, duvidas que possam ter surgido sobre o desenvolvimento do sprint sejam salientadas, e que possíveis processos burocráticos sejam analisados como um todo. Essas reuniões são chamadas de Daily Scrum e podem fazer com que processos sejam mais adiantados e melhorados. Geralmente essas reuniões ocorrem logo de manhã, no início do horário de trabalho de todos os funcionários.

Ao final de cada ciclo de sprint reuniões que irão avaliar como o desempenho da equipe de desenvolvimento foi, quais foram as maiores dificuldades no processo do sprint e essa reunião geral é chamada de Release Burndown Chart.

Existem ainda outras reuniões que são de grande importância dentro do desenvolvimento de um scrum. A primeira delas é chamada de Sprint Planning Meeting.

Essa reunião tem como função apresentar para a equipe de desenvolvimento, para os clientes e para pessoas que estão envolvidas no processo de criação de um scrum. Além disso, essa reunião é agraciada com a presença de todas as paetês, que poderão assim tirar duvidas entre si, estabelecer os prazos de entregas e condições, e aproveitar assim para que possam conhecer melhor seus companheiros e equipe de trabalho.

A partir dessa reunião será possível realizar o processo Sprint Backlog.

O Sprint Backlog é o processo responsável por classificar quais são as metas que devem ser atingidas dentro de um sprint.

A Sprint Retrospective é uma reunião que é realizada ao final de um ciclo de sprint. Essa reunia é responsável por quantificar e qualificar o desempenho dentro de um sprint, prevenindo assim possíveis erros nos próximo ciclo de sprint, dentro de um scrum.

Apesar de ser um processo que visa muitas vezes diminuir a porcentagem de erros dentro de um scrum, os sprints nem sempre são bem-sucedidos isso pode ser observado em diversos tipos de situações.

Processo de Scrum

Processo de Scrum

Erros Dentro Dos Sprints

Os sprints são ciclos de desenvolvimento, e que priorizam uma melhora no processo de criação de produtos.

Porem, nem sempre esse processo alcança seus objetivos de forma certeira e sem nenhum erro no percurso.

É obvio que os erros acontecidos dentro de um sprint tem sempre grande possibilidades de concertos, sem que o ciclo necessite ser revisado de forma completa, ou até mesmo cancelado.

Os casos que podem determinar possíveis erros dentro de um sprint são advindos de processos que influenciam de forma direta no trabalho conjunto da equipe de desenvolvimento.

Falta De Tempo Para O Desenvolvimento Das Atividades

Apesar de ser estudado e analisado pelo product owner, os sprints e as atividades que devem ser realizas dentro do mesmo algumas vezes podem apresentar falhas e sobrecarregarão.

O processo burocrático muitas vezes pode parar toda uma produção de um sprint. Isso pode acontecer caso algum tipo de alvará, ou documentação não seja providenciado. Além disso, a não verificação dos documentos também é um dos processos que mais fazem com que sprints necessitem ser cancelados.

A falta de planejamento direto e correto das atividades do sprint é uma das principais causas de problemas. Quando o product owner realiza o processo de estudo das atividades que serão desenvolvidas dentro de um Sprint, ele deve analisar de forma direta e concisa as atividades que irá propor para sua equipe.

Muitas vezes, as equipes sofrem com problemas de sobrecarregamento de atividades. Isso pode fazer com que o processo de criação do scrum seja todo abalado. O product owner deve avaliar junto com sua equipe de desenvolvimento, se as atividades propostas podem ser executadas dentro do tempo limite determinado de um sprint.

O product owner deve estar sempre preparado para que processos emergências sejam adicionados dentro do sprint, e para que o mesmo não necessite ser cancelado.

Backlog Scrum

Backlog Scrum

As mudanças tecnológicas podem ser também grandes responsáveis pela necessidade de cancelamento de sprints.

Apesar de ser um processo cansativo, o cancelamento de um sprint não significa perda total do projeto do scrum. Após o cancelamento do sprint, o product owner deverá se reunir com a equipe de desenvolvimento, afim de que possa oferecer todas as informações necessárias, salientar duvidas e demonstrar total confiança sobre o sobre sprint que será planejado.

Após a reunião com a equipe de desenvolvimento o product owner deve marcar o mais rápido possível uma reunião com seus clientes, setores administrativos do scrum e todas as pessoas interessadas no desenvolvimento do projeto.

Nessa reunião o profissional deverá explicar qual o motivo do cancelamento do sprint, cobrir todas as duvidas que possam surgir dos investidores e acalma-los, caso seja necessário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.