O Que é Energia Solar?

Muito se tem ouvido falar a respeito de energia solar que é basicamente a energia proveniente da luz e do calor do sol. Essa energia pode ser usada através de diferentes tecnologias que estão sendo sempre aperfeiçoadas. Dentre as possibilidades estão o uso de aquecimento do sol, energia solar fotovoltaica, arquitetura solar e entre outras.

https://www.youtube.com/watch?v=Bd_QLzcB-54

Tipos de Tecnologias

De uma maneira geral as tecnologias solares podem ser definidas como ativas ou passivas. Tudo depende da forma como a energia é capturada, convertida e distribuída. Dentre as chamadas técnicas solares ativas podemos destacar a utilização de painéis fotovoltaicos e os coletores solares térmicos que servem para aproveitar a energia. Podemos destacar dentre as técnicas tidas como passivas a orientação de um edifício para o sol ou então o uso de materiais com massa térmica que corrobore para esse efeito.

A Energia do Sol

Para que fique mais claro como funciona o uso de energia solar é interessante saber que no movimento de translação da Terra em torno do Sol, o planeta recebe 1 410 W/m2 de energia numa medição realizada de maneira convencional, ou seja em ângulo reto com o sol. De toda essa energia apenas 19% é absorvida pela atmosfera do planeta e somente 35% passa pela reflexão das nuvens.

Quando passa pela atmosfera da Terra grande parte dessa energia se apresenta como luz visível e luz ultravioleta. A energia do sol é usada de maneira direta como energia para a realização de fotossíntese. Os seres humanos utilizam esse tipo de energia quando queimam lenha ou então quando usam combustíveis minerais.

Experimentos

Atualmente estão sendo estudadas técnicas experimentais para fazer combustível a partir de absorção de luz do sol por meio de uma reação química que se parece muito com a fotossíntese dos vegetais. Contudo isso se dá sem que haja a presença de organismos vegetais.

Energia Renovável

Um dado importante em relação a energia solar é que ao lado de outras técnicas como energia eólica e de ondas, biomassa e hidro-eletricidade representa boa parte da energia renovável que está a disposição no planeta. Somente uma fraca bem pequena de energia solar disponível no planeta é usada.

A Energia Que Vem do Sol

Ao todo a Terra recebe 174 petawatts (GT) de radiação solar em sua parte superior da atmosfera, basicamente se trata da insolação. Cerca de apenas 30% da radiação é refletida para o espaço, ou seja, o que sobra passa pela absorção das nuvens, massas terrestres e mares. Como a superfície do planeta, dos oceanos e da atmosfera absorve a radiação solar isso faz com que as temperaturas se elevem.

Dessa forma o ar quente que tem a água que foi evaporada dos oceanos sobe e causa a circulação bem como a convecção atmosférica. Assim que o ar chega numa altitude mais elevada em que a temperatura se encontra mais baixa o vapor da água é condensado e se transforma em nuvens que depois irão causar precipitação na superfície da Terra. Dessa forma o ciclo da água fica completo.

Energia Por Meio de Calor

Esse calor latente da condensação da água faz com que aumente a convecção produzindo dessa maneira fenômenos atmosféricos como anti-ciclones, ciclones e ventos. A luz do sol que é absorvida pelos oceanos assim como as massas de terra faz com que a temperatura média fique em 14°C.

Dessa forma a fotossíntese das plantas verdes faz a conversão de energia do sol em energia química. Essa conversão ajuda na produção de alimentos, biomassa e madeira a partir dos quais são feitos os combustíveis fósseis. Existem inúmeras possibilidades para aproveitar a energia solar no mundo todo.

Curiosidade – Quanto mais próximo se está do Equador mais energia do sol é possível captar e utilizar. Por exemplo, nas áreas de deserto que possuem nuvens mais baixas e que estão localizadas mais perto do Equador é possível fazer uma maior captação da energia do sol.

Nesse contexto os desertos que ficam próximos as zonas de maior consumo em países desenvolvidos tem o que é necessário para que se faça uma captura de em energia solar eficaz. Podemos ilustrar isso através do Deserto de Mojave, na Califórnia, em que se utiliza uma planta termosolar que possui capacidade de 354 MW total. Um estudo desenvolvido pelo Conselho Mundial da Energia identificou que no ano de 2100 cerca de 70% da energia utilizada no planeta será energia solar.

As Vantagens

  • Uma das principais vantagens em relação ao uso de energia solar é que ela não polui para ser produzida. Também existe um controle em relação à poluição causada pela fabricação dos equipamentos utilizados como painéis solares entre outros.
  • Outro ponto positivo diz respeito à manutenção das centrais que é mínima.
  • Além disso, os painéis solares estão se tornando cada vez mais potentes e ainda tem o seu custo cada vez menor o que torna essa solução uma possibilidade viável em termos econômicos.

As Desvantagens

  • Uma das principais dificuldades que precisam ser contornadas para o uso desse tipo de energia é o fato de que um painel solar utiliza uma grande quantia de energia para ser fabricado. Tem casos em que a energia usada para construí-lo pode ultrapassar a quantidade de energia gerada por ele.
  • Os preços desse tipo de equipamento costumam ser bem elevados quando comparados com outros tipos de energia.
  • Outro problema diz respeito as quantidades que são produzidas conforme a situação atmosférica (neve ou chuva) ou ainda que em alguns momentos como a noite não existe nenhuma produção de energia. Isso faz com que seja necessário que existam meios de armazenar a energia que foi produzida durante o dia.
  • Também se deve observar os locais em que as latitudes são altas e médias como Islândia, Nova Zelândia, Finlândia e sul do Chile e Argentina existem quedas bastante bruscas de produção nos meses de inverno uma vez que se tem menos energia do sol disponível. Tem ainda os lugares em que existe uma cobertura frequente de nuvens como Londres e Curitiba em que se têm variações de produção diárias conforme o grau de nebulosidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.