Para quem não sabe, hackear é quando o indivíduo usa a sua habilidade e conhecimento para invadir outros computadores, seja ele de outros indivíduos como também de empresas. Os hackers têm fácil acesso às ferramentas de hacking e métodos heurísticos localizado no que conhecemos como o subterrâneo da Internet. Elas costumam usar a “engenharia social” em vez da tecnologia para insinuar seu caminho de invasão para os computadores e também para as redes de computadores.
O Que é a Engenharia Social?
A engenharia social é a habilidade de conseguir senhas ou outras informações sobre os sistemas de pessoas, que deveriam saber melhor como funcionam os sistemas de computador antes de cair de cara na grande rede. O hacker coloca seus métodos como alguém com o propósito legítimo de invadir um computador e muitas pessoas se empatizam e gostam dele. O Hacking é um grande mal social, não um problema técnico explica Don Parker, especialista em segurança coloca o problema do hacking desta forma: “A computação remota libertou os criminosos da obrigação histórica de proximidade com as vítimas dos seus crimes. O anonimato e a liberdade de confronto pessoal com a vítima aumentou a facilidade da dominação emocional de crime, ou seja, a vítima era apenas um computador inanimado, não uma pessoa ou empresa real. Por esse aspecto até uma pessoas tímida pode se tornar um criminoso…”
As Maneiras Mais Comuns de Invasão
A maioria dos ataques com sucesso ao sistema operacional vêm de apenas algumas e também poucas vulnerabilidades que o software apresenta. Essa afirmação pode ser atribuída ao fato de que os métodos de ataques são oportunistas, tornam o caminho para o sucesso da invasão mais fácil e mais conveniente, e exploram as falhas mais conhecidas com as mais eficazes e melhores ferramentas de ataque disponíveis para esse fim. O perigo da invasão hacker é tão sério e está tão banalizado que você não deve saber que está exposto a algum tipo de ação dos hackers cada vez que seu PC esteja conectado à Internet. Quando você estiver on-line, o seu PC tem um endereço físico na Internet, o famoso endereço IP, atribuído a ele. A partir do seu endereço IP, os hackers podem encontrar e mapear facilmente o seu PC, e daí podem realizar os mais diferentes tipos de ações, de acordo com seus interesses, fazendo tudo isso enquanto você está ocupado navegando, ou mesmo lendo suas mensagens de e-mail. Contas registradas e serviços online podem representar um risco crescente de invasão ao seu sistema. Os hackers podem ser capazes de agregar informações públicas suficientes de algumas pessoas, que a partir dessas informações conseguem invadir esse serviços e contas que são mantidas pela internet. Uma vez feito isso, os hackers podem muitas vezes erguer mais informações pessoais sobre você e conseguir acesso à suas outras contas que estão espalhadas pela internet. A melhor defesa contra este perigo é manter hábitos saudáveis de manutenção de senhas e informações pessoais.
Uma Ação Implícita
Você não sabe quando os hackers estão tentando burlar suas informações e, provavelmente, não vai saber se eles conseguiram até que o pior já tenha acontecido e não haja mais remédio. Por exemplo, eles podem fugir com o seu número de conta bancária e senha. Você não vai dar conta disso até que o dinheiro tenha sumido de sua conta. Seu banco iria questionar o sumiço e o seu protesto não teria valia alguma.
O Que Eles Querem?
A maioria dos hackers não estão atrás de você pessoalmente. Eles querem usar o seu computador para os seus próprios fins, muitas vezes desonestos e nefastos, mas normalmente eles simplesmente vão embora, caso você mantenha bem protegidas as suas informações. Algumas das coisas que eles adoram achar e fazer nos computadores que invadem:
– Ocultar a sua intrusão em sistemas mais sensíveis, passando a batata quente para o seu computador;.
– Armazenar e distribuir spam, pornografia, música pirateada, warez (software falso) pela internet;.
– Atacar seus inimigos em particular;
Worms de Rede
Os worms de rede são uma forma de invasão automatizada. Eles têm a capacidade de digitalizar um grande número de endereços de Internet. Esse tipo de programa encontra brechas em computadores que estão vulneráveis, pois não estão ou nunca foram protegidos contra as vulnerabilidades conhecidas e passíveis de invasão. Uma vez que conseguem o acesso, eles instalam programas maliciosos, como spyware ou cavalos de troia, ou ainda realizam muitas outras coisas que um hacker pode fazer de mal para suas vítimas. Os Worms se propagam através do computador infectado, para tentar encontrar mais computadores com vulnerabilidades para infectar. Eles podem inundar a Internet em questão de minutos. O objetivo final é criar uma rede de computadores infectados, mais conhecidos como computadores zumbis, para usar essas máquinas para fins ainda mais nefastos.
Convidados Desatentos
O lugar mais fácil de invadir um computador é pelo teclado. Quando é que um hacker vai estar sentado no seu teclado? Não é provável, a menos que você deixe seu laptop ligado sozinho. Mas espere, você já considerou que usuários desatentos podem fazer as maiores besteiras que se pode imaginar? Os hackers não precisam ser maliciosos para apagar as coisas ou desativar seu computador. O Backup é uma boa defesa contra essa gente.
Uma Boa Defesa Contra a Invasão
A principal defesa contra hackers e worms de rede é instalar um firewall em seu sistema operacional, desenvolver hábitos saudáveis de manutenção de suas senhas, além de manter o Windows ou seu outro sistema operacional, assim como o seu anti vírus, devidamente atualizados. Além disso, é fundamental manter uma atitude conservadora em relação a abertura de links e de mensagens de quem realmente não conhece, pois os hackers estão constantemente desenvolvendo suas táticas de invasão. Uma das mais recentes táticas de invasão é a de clonagem de mensagens importantes, como, por exemplo, de seu banco, do SPC, do seu cartão de crédito, dos Correios e do Provedor de TV ou de telefone e internet. Portanto, é bastante prudente que você não abra nada que soe como falso, ou que você não conheça, pois a prevenção é bem melhor que o remédio.