Quando RSS se tornou um padrão para publicar material na web, a maneira de receber a informação mudou muito rapidamente. Não mais os usuários têm de ir encontrar o conteúdo, agora ele pode vir a eles automaticamente. Com o mundo na ponta dos dedos, algo tinha que ser criado para classificar toda a informação. Leitores de alimentação logo começaram a aparecer, caso do Google Reader, que é robusto em recursos e pode ser usado “fora da caixa” para aqueles que querem apenas um ponto e clique para encontra soluções ou ajudar de modo com que os usuários possam brincar com facilidade. Conheça algumas dicas básicas sobre como utilizar o Google Reader.
Começando com o Google Reader
Fácil para começar! Sem necessidade de download de software. Para começar a usar o Google Reader, basta ir à página principal e fazer o login usando a sua conta do Google. Quem não possui nenhum tipo de conta precisar clicar no link relacionado com a criação de alguma nova. Depois disso, basta encontrar os conteúdos desejados. Se você é completamente novo no mundo dos blogs, ou deseja simplesmente expandir a sua leitura, clique em “procurar” coisas de link e vá para o “browser” guia no sentido de encontrar alguns artigos surpreendentes – mas você também pode digitar palavras-chave no campo “busca e navegar”, campo situado na parte inferior da página. Outra maneira consiste em inserir manualmente a URL de um blog no campo “Adicionar Assinatura”. Uma terceira forma é localizar o “Assinar este FEED”, botão do site que você deseja seguir. Se o site é bem desenhado, que deve ser bastante óbvio, você só tem que seguir algumas instruções. Agora, com o conteúdo já se pode começar a ler. Especialistas indicam que a ambiente virtual representa um jornal completo sobre os mais remotos assuntos que podem existir no mundo.
Google Reader Time Savers: Tendências e Atalhos de Teclado
Ao adicionar mais assinaturas para o seu leitor, você vai precisar se tornar mais eficiente. Você pode descobrir o que os seus hábitos de leitura estão lendo clicando em “Tendências”, na barra de opções do lado esquerdo. Seleção através do Google Reader pode ser muito rápida se você souber alguns atalhos de teclado simples. Por exemplo:
01: O “J”, pula para o próximo item não lido e o “K”, que traz de volta para o item anterior.
02: Para fazer a varredura de seus itens de forma rápida, clique em “2”. Para mudar à vista de lista, em seguida, use o “n / p” no sentido de percorrer os itens sem abri-los.
03: Ao encontrar algo para ler, clique em “ENTER” que o link vai abrir em tela cheia.
04: Para uma lista completa de atalhos de teclado digite Interrogação (?)
Opções Avançadas do Google Reader
As ideias da seção não se avançaram no sentido de serem complicados, pois eles são apenas coisas que exigem um pouco de esforço. Ao começar a inscrição para mais de um punhado de FEEDS, você vai querer manter da mesma maneira que envia e-mail ou arquivos em seu computador. A criação de pastas permite organizar de maneira mais simples e eficaz. Para criar pastas, clique em qualquer uma das assinaturas na barra de navegação, à esquerda, até que o conteúdo seja aberto no painel de leitura principal. Clique no botão “Configurações de alimentação”, no topo da página, e selecione “Nova Pasta”. Digite um nome que é útil para você e clique em “Ok”. Pronto! Você pode repetir esse processo para criar mais pastas ou arquivar os FEEDS em pastas existentes. Este também é um ótimo lugar para renomear assinaturas se os nomes escolhidos são muito longos ou não descritivo. Não se pode ignorar o fato de que o novo desenho possui alguns relatos de que certas extensões não estão funcionando corretamente, então aqui está uma pequena lista que tenham sido verificada a trabalhar sem problemas:
01: Páginas web são visualizadas online no Google Reader. É possível recolher o cabeçalho e a barra lateral para a área de leitura. Quem está usando um Mac OS X deve adicionar favicons para alimentar assinaturas;
02: Littlefox! Apesar de não ser usado especificamente para o Google Reader, Littlefox é projetado para o espaço da tela ideal. Ele cria barra de navegação que pode ser facilmente expandida e fechada;
03: Google Reader Notifier! Extensão que adiciona um pequeno ícone no navegador que mostra quantos itens não são lidos. Ao passar o mouse sobre o ícone, aparece uma lista de itens não lidos.
04: Salvando e Compartilhamento! O fundo de cada história a partir de seus FEEDS contém algumas opções. “Adicionar estrela” é ótimo para etiquetar e voltar para rever mais tarde, ou algo que realmente agarra seu olho. “Compartilhar com nota” aparece na sua lista de amigos de FEEDS, supondo que esteja conectado via Gmail ou Gchat. O usuário também tem a capacidade de enviar e-mail e histórias para os outros, manter uma resposta não lida e adicionar suas próprias marcas.
Que é RSS?
“Really Simple Syndication”. Antes de RSS, você tinha que marcar seus sites favoritos e visitar um a um. Talvez eles tivessem um novo conteúdo, talvez não. Esta atividade fica lenta e tediosa, principalmente quando a conexão da internet está lenta. O usuário só poderia seguir um número limitado de blogs com este tipo de fluxo de trabalho. Em 1999, engenheiros da Netscape lançaram o RSS. É uma tecnologia simples que permite a inscrição em blogs favoritos. Há muitos leitores de RSS disponíveis no mercado. Mas, porque utilizar o Google Reader?
01: Simples;
02: Facilidade em exercer os recursos;
03: Grátis.
Turno: Como você usa o Google Reader?
Google Reader tem tudo que você poderia querer em um leitor de FEEDS, e com o mais novo projeto, ainda maiores controles estão ao seu alcance. Todos os controles estão na vista do usuário que com um pouco de paciência pode perceber as grandes vantagens do usos deste ciberespaço. Agora é a sua vez. Se você tiver uma dica ou truque que você usa e acho que seria útil para os outros, deixe o seu comentário.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier