Você com certeza deve ter um celular com câmera. Hoje em dia esse tipo de aparelho é muito comum e está entre os pré-requisitos mais importantes quando vamos adquirir um novo celular. Sempre olhamos a marca, a resolução da máquina e consequentemente as portabilidades que o aparelho oferece para as redes sociais e internet. É fato que o mundo está cada vez mais conectado e andar com um celular sem câmera por aí é sinal de perder muitos lances engraçados ou até mesmo importantes, afinal quantos flagras não já foram dados com celular e fizeram sucesso no mundo inteiro? Para quem aderiu a moda do Instagram e aplicativos de compartilhamento de fotos, ou até mesmo para quem gosta de dividir seus momentos em outras redes sociais como Twitter, Facebook, blogs etc, ter um celular com câmera é muito mais prático, mas nem todas as vezes conseguimos uma boa qualidade da imagem que fotografamos e isso pode acabar sendo um problema. Então que tal pescar umas boas dicas de como fotografar bem com o celular e fazer com que suas fotos desse aparelho sejam bem semelhantes às tiradas com uma máquina digital?
Zoom
Até mesmo quando usamos o zoom em máquinas digitais simples, a foto perde um pouco a qualidade e aparecem os famosos e incômodos granulados ou sombreados. Agora imaginem quando usamos o zoom de um celular onde a câmera, mesmo com pixels altos, não apresenta a mesma qualidade? Claro que é permitido você usar o zoom de uma câmera de celular e pode inclusive fazer capturas interessantes, porém na maioria dos casos você pode não ter uma boa foto. O melhor a se fazer nesses casos é se aproximar do abjeto ou pessoa a ser fotografada. Você terá a mesma proximidade e a qualidade de uma foto que não teria se tivesse utilizado o zoom. Agora se quer fazer uso dessa ferramenta para dar um efeito especial na sua foto, o uso do zoom combinado com uma boa luz vai fazer com que o resultado da sua fotografia seja bem agradável. Claro também que a qualidade dessas câmeras depende muito do seu celular, então é sempre bom fazer testes antes de tirar a foto final.
Lendo as Configurações da sua Câmera
Isso é algo que pouquíssimas pessoas fazem. Nós temos uma mania imensa de raramente configurar certas funcionalidades do aparelho celular. Compramos, levamos para casa e geralmente as únicas modificações que fazemos são referentes ao toque e ao papel de parede. Configurar sua câmera do celular é muito importante para obter resultados interessantes. As modificações de enquadramento, por exemplo, só deixamos no automático, mas muitas vezes a configuração manual para “modo retrato”, “modo foto noturna com flash”, “modo foto noturna sem flash”, “modo paisagem” etc, fazem toda a diferença nos nossos resultados. Então comece a testar esses focos, geralmente no manual do seu aparelho vem especificando o que significa cada um desses, caso não o tenha mais, uma boa pesquisa na internet pode resolver e se ainda assim não encontrar, nada mais indicado do que testar pessoalmente cada um deles.
Escolhendo o Melhor Ângulo
Saber escolher a composição da sua foto independe se você vai tirá-la com celular ou máquina fotográfica, porém o cuidado com esses aparelhos menores tem que ser bem maior. Como uma câmera de celular tem o foco mais estreito, você vai precisar procurar o melhor ângulo para que ela saia perfeita. Olhe ao seu redor, escolha uma posição que tenha uma luz melhor, nunca muita luz ou pouca luz, evite tirar fotos muito distantes com a ideia de colocar mais pessoas enquadradas, entre outras opções que possam comprometer o resultado da sua fotografia. Claro que no momento da foto, nem sempre temos como parar para analisar tudo, mas esses fatores citados são os principais e essenciais nesses casos.
Efeitos
Todas essas câmeras vêm com efeitos bem especiais. Isso pode ajudar bastante na melhoria da qualidade da sua foto. As fotos em preto e branco, por exemplo, disfarçam bem a granulação das fotos e em muitos casos pode até acabar por compor uma imagem bem interessante. O efeito sépia também é outro muito utilizado e está entre os preferidos atualmente. Quem utiliza aplicativos como o Instagram, você terá mais de 10 efeitos de fotos que poderá escolher a vontade antes de publicar a sua foto no site. Esses efeitos foram disponibilizados justamente porque inibem a má qualidade de fotos de celular.
Tire Muitas Fotos
Essa dica é mais que válida para aquelas fotos que tiramos em um show do nosso cantor preferido. Não tenha medo, impaciência ou vergonha de ficar clicando até conseguir uma boa foto. Como nos shows sempre tem muitas luzes, muito movimentos, muitas cores, conseguir uma boa foto logo de primeira é muita sorte. Uma atenção especial que se pode dar nesses casos, é para o foco. Todas as câmeras de celular vêm com foco mesmo que aparente ele não esteja em destaque na tela. Sempre que for tirar uma foto, posicione o celular na altura e local que você quer, aguarde alguns segundo e então clique. Esses segundos são bem importantes para a câmera reconhecer automaticamente todo o espaço captado e achar o ponto de foco. Um outro erro muito cometido por quem vai tirar foto de celular, é não saber esperar quando clicamos na câmera. Quando tiramos uma foto, imediatamente mudamos a posição do aparelho e não esperamos que o celular reconheça a imagem fotografada.
O mais correto é esperar que a imagem fotografada apareça na tela. Isso acontece porque algumas câmeras de celular apresentam um atraso na tela de pouquíssimos segundos. Esse atraso acontece entre o clicar para tirar a foto e a câmera reconhecer e capturar a imagem. Por isso muitas vezes tiramos uma foto e por mexermos logo de imediato, observamos que a foto saiu tremida ou com movimento. Claro que essas são apenas algumas dicas de como melhorar a composição da sua foto, a qualidade das suas imagens também dependem muito da qualidade da câmera do seu celular. Quanto melhor a resolução do seu aparelho, melhores fotos você irá ter.