Como se Tornar um Profissional de TI

Vivemos em uma geração completamente tecnológica e buscar especializar-se em profissões voltadas para esse setor está cada vez mais comum entre jovens que buscam o mercado de trabalho. Há uns 10 anos, existia apenas o curso de “Informática” disponível para universitários que gostassem desse setor. Nele os jovens aprendiam basicamente tudo sobre o assunto e apesar de ser um curso muito bom, acabava por não direcionar a nada. Quem se formava em informática poderá trabalhar em diversas ramificações e tinha, meio que por obrigação, que conhecer tudo sobre computadores. Mas o tempo mudou. Hoje, o velho curso de informática se dissolveu em diversos outros bem mais focados e consequentemente que formam profissionais bem mais capacitados para suprir as nossas necessidades sobre esse assunto. Uma dessas ramificações gerou a profissão de Técnico em Informática, ou o popularmente conhecido TI.  Talvez das ramificações geradas, esse é o mais completo segmento da informática, já que um técnico desse ramo tem uma leva de opções para trabalho e ao mesmo tempo, precisa conhecer diversas soluções em informática. Tem interesse pela área de tecnologia da informação? Saiba o que você precisa ter para ser um excelente profissional nesse setor.

Mas o Que é um Técnico em Informática e o Que ele Faz?

Bem resumidamente, TI é toda atividade voltada à informática que envolve computação em todas as suas ramificações. Um técnico de informática por trabalhar com manutenção de máquinas, aplicações de recursos para computadores, viabilidades técnicas para centrais, entre tantas outras funções. Um profissional desse ramo só pode ser considerado um técnico em informática se ele tiver conhecimentos do conjunto inteiro. Vamos explicar melhor. Digamos que existe um funcionário que trabalha apenas com manutenção de máquina e não tem conhecimento com aplicações, por exemplo. Ele pode até conseguir se estabilizar em uma empresa de TI, porém poderá sentir dificuldade em alguns momentos por não ter outras habilitações. Então quando vocês cruzarem com uma empresa de TI saibam que ali vocês encontrarão todas as ramificações voltadas à parte técnica da informática.

O Que um Profissional de TI Estuda?

Apesar de termos citado mais acima que um profissional de TI tem que possuir conhecimentos diversos na área de informação tecnológica, não significa que para ser um especialista desses, o jovem terá que fazer centenas de cursos em sequência. Vamos comparar o ramo de TI como a medicina. Para ser um médico, o jovem tem que entrar em uma faculdade de medicina e concluir seu curso. Nos últimos anos dessa faculdade, o jovem escolhe sua especialização e se aprimora no que vai fazer o resto de sua vida, porém ele não inibe os conhecimentos gerais sobre medicina. Assim é um profissional de TI, terá que fazer um curso de tecnologia da informação e se especializar em algum segmento, entre os principais: banco de dados, desenvolvimento, infraestrutura, redes, segurança, gestão de recursos, etc. A partir dessa especialização que o profissional de TI poderá entrar no mercado de trabalho. Hoje existem duas formas de você obter esse titulo: curso técnico e universitário. Então com certeza você está nesse momento se perguntando qual o melhor, acertamos? Bom, essa pergunta é bem fácil de responder.

O Que um Profissional de TI Estuda?

O Que um Profissional de TI Estuda?

Curso Técnico ou Bacharelado?

Optar entre um ou outro pode parecer difícil diante as vantagens que cada um desses oferece, mas não é. Vejamos as situações de cada curso:

Curso Técnico – esses cursos tem duração em média de 1 ano e meio com cerca de 1 mil horas aula. Você vai aprender nesse período, todas as noções técnicas para exercer a função de TI, dividida entre as especializações para assim focar o que busca como profissão.

Bacharelado – assim como o curso anterior, você irá estudar as técnicas em informática com as devidas especializações para poder escolher a de sua preferência. Esse curso tem geralmente 3 mil horas aulas que são cumpridas em 4 anos de curso.

Você agora com certeza está afirmando que o curso de bacharelado é o melhor. Sim, de fato é, mas ele pode não ser mais eficiente em todos os casos. Ora, vejamos um jovem de classe média-baixa que busca formar-se nessa área. Ele encontrará pela frente as duas opções: o curso técnico custando aproximadamente 300 reais por mês, com duração de 1 ano e meio como falamos mais acima. O curso de bacharelado custando aproximadamente 500 reais por mês (em uma faculdade mais popular). Qual das opções seguintes provavelmente ele irá escolher? A primeira! Então agora você deve estar se questionando sobre onde está a vantagem já que um curso de bacharelado é muito mais eficiente que um curso técnico. Nós respondemos: a vantagem está no mercado de trabalho aliado à competência. Se o jovem que citamos mais acima for competente o suficiente para sair de um curso técnico e logo conseguir um emprego na área, o investimento dele vai ser muito válido e com um emprego certo, com certeza esse jovem procurará se especializar em outras ramificações do setor ou até mesmo, agora empregado, poder concluir um curso de bacharelado em Tecnologia da Informação.

Levando Vantagem na TI

Não é porque agora você é um técnico em informática que poderá descansar e achar que vai conseguir aquele emprego dos seus sonhos. Na verdade, agora que a batalha realmente começa. Para de fato ser um profissional de destaque na sua área, você tem sempre que estar atualizado e por dentro de todas as novidadas. Lembra-se da comparação que fizemos mais acima com um médico? Da mesma forma que o médico tem que acompanhar os avanços da medicina, você como TI tem que acompanhar os avanços da informática.

Como? Vejamos.

Aprenda inglês. É indispensável que você tenha conhecimento em inglês quando se trata de TI. Mesmo os sistemas operacionais serem traduzidos, muitos bug, erros e janelas informativas, ainda estão em inglês. Portanto um bom curso desse idioma ajuda bastante. Não fixe-se apenas pela sua especialização. Um bom profissional é aquele que mantém a cabeça aberta para todas as especializações. Se você puder, estude devagar e conheça um pouco de tudo sobre o seu setor, isso com certeza agilizará o seu trabalho e lhe dará vantagem sobre seus concorrentes. Nunca deixe de praticar. Técnico bom é técnico que está sempre com uma máquina velha, mexendo e testando. Por isso sempre que puder, pegue aquele computador antigo e teste as funcionalidades assim como procure caminhos mais rápidos e seguros para agilizar seu trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.