Quando vamos comprar um computador geralmente procuramos uma máquina completa que venha com a CPU, o monitor e seus devidos acessórios. Achamos que essa saída é a melhor por que compramos o conjunto e geralmente tudo segue configurado um com os outros. Mas e se uma dessas peças quebra, como vamos saber qual a melhor opção para substituí-la? Saber um pouco mais sobre monitores é importante sim. Temos a mania errada de achar que os monitores são todos iguais e o que faz um melhor do que o outro é a apenas o tamanho e a funcionalidade dele. Para ajudar então você nesse processo de escolha de um monitor certo para o seu computador, mais abaixo você vai encontrar algumas dicas interessantes e que servirão como base para todos esses momentos. Agora não tem mais desculpas para escolher um monitor errado para sua máquina.
O Que são Monitores
Com certeza você sabe basicamente a definição de monitor e vai dizer que é uma espécie de televisão que transmite as imagens do funcionamento do seu computador. Tecnicamente eles são chamados de monitores de vídeo e são classificados de acordo com a tecnologia de exibição de imagens. Hoje no comércio você encontrará monitores com três tecnologias diferentes, são elas: LCD, plasma e CRT. Para que você escolha qual o melhor tipo dos três acima, vamos conhecer separadamente os dois tipos principais.
Monitor em LCD
LCD é uma sigla em inglês do termo Liquid Cristal Display que significa Display de Cristal Líquido. Esse tipo de monitor, junto com o monitor em LED é o tipo de tecnologia mais moderna no mercado atualmente, sendo esse tipo de tela composta por pequenos cristais que no processo de transmissão de imagens são polarizados e geram as cores. Existem algumas vantagens em ter um monitor em LCD para seu computador, como por exemplo o baixo consumo de energia, o que vem sendo buscado na maioria das casas nos dias de hoje, as dimensões e o peso do seu monitor que são bem menores do que aqueles antigos monitores que eram vendidos, a não-emissão de radiações nocivas no nosso planeta também é uma grande vantagem que você carrega com esse tipo de produto. Os monitores em LCD possuem uma grande capacidade de formar uma imagem perfeita a qualquer ponto de vista. Elas são estáveis, não possuem cintilação, que é um componente que mescla o brilho e a cor do monitor e acabam cansando a vista e muitos outros componentes que ajudam a melhorar a qualidade da imagem que será transmitida. Mas não é só de vantagens que vivem os monitores em LCD. Você também vai encontrar alguns pontos que podem decepcionar muitos consumidores. O maior deles é o custo de fabricação de um monitor com essa tecnologia, que apesar de está caindo cada vez mais ainda é bem elevado. O contraste desse aparelho também não é muito bom porque o reflexo em preto que é criado, não emite tanta luz para trabalhar com uma boa resolução da imagem.
Monitores em CRT
É o tipo de monitor mais antigo. Ele recebe essa sigla por significar Cathodic Ray Tube, em inglês e Tubo de raios catódicos em português. Ele funciona através de feixes de elétrons que atingem a tela e atual em todo o material fosforescente que reveste o aparelho e dessa forma formam as imagens. A principal vantagem desse tipo de monitor é a longa vida útil do aparelho, tanto é que fácil você encontrar monitores em CRT ainda m perfeito funcionamento. O baixo custo de fabricação também é outra grande vantagem desse tipo de tecnologia e a grande versatilidade do monitor também, haja vista que ele pode funcionar em diversas resoluções sem que exista nenhuma grande distorção da imagem reproduzida. Já as desvantagens cercam o tamanho e o peso já que ele tem cerca de 20 polegadas apenas e pesa mais de 20 quilos. Os monitores em CRT também consomem muito mais energia do que os de outra tecnologia e também ele faz uma distorção geométrica da imagem reproduzida.
Resolução
Saber escolher a resolução certa do monitor para o seu computador faz uma diferença gritante no resultados das imagens que serão compartilhadas. Hoje você já consegue adquirir um bom monitor de LCD com resolução full HD com 1920×1080 pixels, por valores até 400 reais, o que é um investimento bem baixo em relação há alguns anos quando essa tecnologia foi lançada no mercado. Com monitores em LCD e LED em casa, indicamos que você sempre utilize a resolução nativa do aparelho. Chamamos de resolução nativa a resolução máxima que você vai encontrar no menu. Esse tipo de escolha vai evitar que você tenha imagens distorcidas, principalmente quando visualizar algo em widescreen (tela cheia).
Tamanho Ideal
Saber qual o tamanho ideal de monitor pode sim envolver uma dúvida grande. Com certeza todo mundo vai preferir monitores maiores e com visibilidade melhor, assim como acontece quando vamos escolher uma televisão para nossa casa. Acontece que dependendo do tipo de uso que você dá ao seu computador, um tamanho de tela maior pode não ser tão necessário para você. Os tamanhos de monitores variam entre 15 e 29 polegadas atualmente. Quando é preciso um tamanho maior do que isso, já são utilizadas TVs em Full HD para suprir as necessidades de usuários. Claro que quanto maior a tela, melhor será a sua visualização, mas se você não trabalha com muito espaço está sentado ali sempre pertinho do seu computador, não existe uma necessidade desse tamanho máximo. Se você já é um profissional de imagens e vídeos e precisa ficar sempre atento aos detalhes, não só indicamos os monitores maiores como também as televisões que podem ser muito mais eficientes. Profissionais de oftalmologia atestam que um monitor com dimensões maiores do que 32 polegadas já se torna totalmente nocivo à vista humana e nesse caso deve ser evitado. Lembrando que caso você faça uso constante e próximo aos monitores, independente do tamanho dele, é ideal que você reduza o brilho para não cansar muito a sua visão e ter futuros problemas.