O Facebook está como primeira aba de acesso quando uma pessoa senta em seu computado, seja por qual motivo for. Quem nunca, antes de começar a estudar, trabalhar ou fazer qualquer atividade diária, não pára para dar dar aquela olhadinha em suas últimas atualizações no Facebook e o que anda acontecendo na sua rede social e na dos seus amigos? Cada pessoa compartilha em seu perfil o que acha mais conveniente como fotos, vídeos, status, etc. Dessa forma, o site vai crescendo mais e mais e novas pessoas vão aderindo a moda. Acontece que, assim como o Facebook serve para compartilhar informações e diversão entre seus amigos, existem ainda os vírus que estão presentes no site e a cada dia crescem mais. Mais abaixo, separamos alguns que estão em alta no site e ganharam uma popularidade sem tamanho. Mesmo muitos usuários sabendo que existem esses vírus, a quantidade de pessoas atingidas por eles é grande e os mais atingidos sempre são aqueles que se cadastraram nos últimos tempos. Vamos conhecer então os principais vírus de Facebook e saber como se prevenir de cada um deles.
Sorteios de Celulares, Carros e Motos
Quem não gostaria de ganhar facilmente um celular de última geração, um carro ou uma moto zero quilômetro? As regras de sorteio no Facebook são sempre as mesmas, onde a pessoa precisa apenas curtir a página que está sorteando o objeto, compartilhar publicamente uma determinada imagem e clicar no link para se cadastrar no sorteio, que é feito através de aplicativos disponíveis no próprio Facebook. Acontece que, quando você seriamente idealiza um sorteio e instala um aplicativo com tal funcionalidade na sua página, o link do sorteio que sempre é disponibilizado pelo Facebook, vem encurtado então não tem como você saber exatamente qual o link de verdade do site de relacionamentos e qual o link de um sorteio fake. O que podemos indicar para você é passar sempre o mouse sobre o link e observar o rodapé da sua página que sempre ficam informações sobre o real site que será redirecionando. Caso apareça alguma informação sobre o Facebook, você pode clicar despreocupado que o sorteio realmente é válido, caso contrário não é indicado arriscar, mesmo que o prêmio seja tentador. Você pode também identificar através dos comentários que existem na própria foto do sorteio. As pessoas sempre identificam os sorteios fakes e avisam a todos. Faça o mesmo! Compartilhe a imagem alertando a todos os seus amigos sobre a inverdade do link.
Celebridades Mortas
Notícias sobre morte de celebridades sempre chamam muito a atenção e atiçam a curiosidade de todos. Essas notícias ultimamente têm se tornado alvo de harckers para roubarem dados das contas de usuários do site. Geralmente essas notícias pegam as pessoas de surpresa e elas também clicam no link que a princípio redireciona a alguma página onde informará mais sobre a morte da tal celebridade. Nesses casos, evite clicar em qualquer link que desconheça. Primeiro observe os comentários logo abaixo da foto para saber o que as pessoas andam comentando sobre o assunto, pesquise também em seu site de buscas preferido para saber se existe alguma notícia sobre a morte dessa celebridade nas últimas 24 horas e, por último, você pode acompanhar os telejornais, pois sempre uma notícia de morte de alguém importante é imediatamente noticiada pelos maiores canais de televisão do Brasil e do mundo. Os grandes portais de notícia na internet também não deixarão passar esse tipo de manchete, então se alerte sempre sobre isso.
A Bomba Pode ser uma Bomba!
Assim como as notícias de morte, as chamadas “bombas jornalísticas” também chamam muito a atenção de usuários de redes sociais e isso também tem se tornado um golpe aplicado por hackers do mundo inteiro. O golpe é praticamente o mesmo das notícias de morte, onde uma foto com manchete ou somente a manchete é veiculada informando algum acontecimento de muita importância para todos e acompanhados da frase “veja mais em…” juntamente com o possível link da notícia. Indicamos sempre fazer o mesmo procedimento que ensinamos mais acima, para evitar cair em algum golpe e clicar na verdade em um link que contém vírus. Além de ter sua conta roubada, você poderá ter seu computador infectado.
Fotos e Vídeos Polêmicos
Ainda seguindo a mesma linha dos dois exemplos citados mais acima, os vídeos e fotos polêmicas, de seus amigos ou celebridades sempre são redirecionados a um link com vírus. Você com certeza já recebeu algum email com uma mensagem do tipo:“Você já viu o que publicaram ao seu respeito?”. Essas frases sempre são enviadas por “amigos”, ou pelo menos, por pessoas que constam na sua lista de amigos, mas não passam na verdade de falsas notícias e jamais foram enviados por seus amigos. Nesse caso, se você receber algum link ou arquivo possivelmente mostrando algum momento polêmico seu ou de seus amigos, não clique para não correr o risco de perder sua conta ou o seu computador.
Aplicativos e Jogos
Se não são todos, quase todos os usuários do Facebook têm pelo menos um aplicativo instalado no seu perfil. Eles são os mais variados possíveis e chamam muito a atenção. Podem ser dos mais variados assuntos também, como compartilhamento de frases, música, jogos, entre outros. Sempre que instalar um desses aplicativos, olhe a procedência para evitar que implicitamente eles apresentem algum software malicioso, chamado “malware” e que possa infectar a sua máquina. Não instale nada e sempre se atente se a conexão que você faz é segura. Identificar isso é muito fácil, você precisa apenas observar a barra de link, lá onde você coloca o “www” sempre que vai se conectar em algum site.
Com certeza você já observou que antes do “www” você encontrará a sigla HTTP://, se essa sigla vier acompanhada de um “S”, sendo então HTTPS:// você poderá clicar sem medo porque a sua conexão estará segura. Sabendo dessas informações, você agora já pode navegar de forma mais segura no Facebook e manter a sua conta sempre livre de qualquer tipo de vírus.