Desde os anos noventa do século XX com o boom de computadores no mundo surgem evidências médias de que ficar próximo ou por longo tempo na frente da tela pode prejudicar a retina dos olhos. A partir de então começaram a surgir protetores a instalar na tela e por consequência melhorar o campo de visão. A moda não pegou! Por consequência a Apple lançou produto com o adicional de retina display, o que de forma popular culminou no nome “tela retina” aliado à marca.
Tela Retina da Apple
O termo “tela retina” ficou popular depois de a Apple desenvolver telas para os seus produtos com a capacidade de trabalham com valor pixels que não prejudica a vista humana e por consequência diminui as chances de acontecerem prejuízos à visão. Não se pode ignorar o fato de que existe determinada distância padrão para não acontecerem problemas nos olhos de quem trabalha com os aparelhos. Nos dias atuais qualquer produto produzido pela empresa tem esse tipo de tecnologia avançada que não prejudica a saúde humana. De acordo com a Apple o nível de distância tido como padrão varia de acordo com cada produção, por esse motivo existe a necessidade de confirmar as informações no manual de instruções para saber qual o espaço que deve existir entre olhos e aparelhos.
Cálculo: Visão e Tela Retina
Na média dos aparelhos em geral e de acordo com as contas realizadas por técnicos da Apple a distância varia entre vinte e trinta centímetros de limite dos olhos ao aparelho. Especialistas indicam que 286ppi consiste em valor considerável no sentido de não afetar os olhos de seres humanos que trabalham com equipamentos eletrônicos. De qualquer maneira, existem pensadores que apontam ser impossível ter um cálculo exato ao público em geral por causa da variação de poder na retina que existe de cada pessoa.
Termo Cunhado: Tela de Retina
Há tempos existem protetores de tela que servem para proteger a retina dos danos que podem ser gerados em trabalha com computadores. Porém, apenas depois da Apple lançar a novidade integrada ao sistema operacional essa palavra foi cunhada em seu favor e aumenta a presença de tecnologia da marca. De forma prática os técnicos da empresa usam sistema no sentido dos olhos não conseguirem identificar a presença de pixels. Não se pode ignorar o fato de que a empresa patenteou de forma oficial a palavra “retina” e por consequência fabricantes precisam de autorização prévia para usar. Desde a segunda geração do Mini IPAD e da terceira geração do IPAD existe esse tipo de tecnologia cunhada de acordo com a tecnologia que foi desenvolvida na Apple. Apesar de técnicos trabalharem de forma direta para estabelecer o padrão, não existe fórmula para conquistar o objetivo, seja por conta das características dos olhos ou dos modelos. Por exemplo, existe maior tendência de ficar com a vista por perto dos celulares do que ao uso de notebooks. De forma prática o único critério padronizado se encontra em evitar com que a densidade de pixels seja identificada ao olho humano.
Exclusividade Apenas ao Termo
Como dito em parágrafos anteriores, a proteção de tela para a retina começou a existir nos anos noventa, quando os computadores pessoais começaram a demonstrar evidências de problemáticas na vista dos usuários. Na época existia a necessidade de fazer a instalação de forma analógica, ou seja, pendurar e amarrar os protetores nos monitores para diminuir a densidade de pixels. Interessante notar que esse tipo de tecnologia se encontra difundida e não consiste em exclusividade Apple, embora os outros fabricantes não possam usar o nome “tela retina” ao levar em conta que a empresa patenteou de forma oficial e possui direitos de autorias. Principais concorrentes da empresa, independente do produto, também usam a proteção inclusa no sistema operacional. A concorrência trabalha e se assemelha com a tecnologia de proteção aos olhos, a não no caso de notebooks.
Tecnologia Para Ouvir Textos
Vale ressaltar que nos dias atuais existem aplicativos que trabalham no sentido de usuários não terem que fazer a leitura e por consequência gastar a visão, o que acontece de forma básica ao ler e-mail no celular. Com o aplicativo de leitor de textos basta apertar o play para ouvir o conteúdo de modo relaxado e com o máximo de atenção. Nos dias de hoje inclusive os principais sites de notícias também trazem a ferramenta integrada na página, sem necessidade de fazer download.
Sucesso de Marketing
No final da primeira década do século XXI a Apple lançou propagando forte no sentido de promover a tecnologia que serve para diminuir o nível de pixels aos olhos humanos. Usuários se surpreenderam ao perceber que a tela trouxe resultado nítido e com a máxima qualidade. Por consequência a empresa se encarregou de patentear o nome “tela retina” antes que os concorrentes copiassem o projeto e patenteassem o nome que ficou popular de forma mundial. Desde que conseguiu oficializar a patente a marca intitula de retina as telas com pixels não captáveis aos olhos humanos e que diminui as chances de acontecerem danos na vista. Concorrentes não ficaram com os braços cruzados e também anunciaram a criação de telas que não prejudicam a vista quando observadas em determinadas distância, mas tiveram que fazer nova espécie de marketing e tomar o cuidado para não citar a palavra “Retina”.
MacBook Pro: Tela Retina
Entre os principais aparelhos que funcionam com sistemática do gênero vale destacar que as empresas fabricantes de notebooks não conseguem desenvolver o atributo de forma qualitativa. Entretanto, não se pode ignorar o fato de que o MACBOOK-PRO consegue desenvolver tecnologia interessante no sentido de proteger as retinas dos olhos e ao mesmo tempo fornecer qualidade de imagem.
De certa maneira a Apple acertou em cheio não apenas em desenvolver tecnologia que já estava corrente no meio científico como também em patentear e aumentar o poder da marca em termos de marketing. De fato, parte dos consumidores comprar os aparelhos da empresa por causa da preocupação que existe com a saúde dos olhos.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier