Como Evitar os Riscos Elétricos em uma Casa?

No mundo inteiro temos um grande número de pessoas que morrem devido a acidentes com a rede elétrica. Aqui no Brasil, de acordo com dados divulgados em 2008 pelo Instituto Médico Lega, o IML, e o Serviço Único de Saúde, o SUS, o número de mortes e internações causadas por choques elétricos está cada vez maior, tendo atingido naquele ano 1.343 pessoas. Em 2011 esse número aumentou mais um pouco e chegou a 1.491. Com isso se faz necessário conhecer alguns detalhes sobre a rede elétrica, de forma que evitemos acidentes desde os menores até aqueles que podem levar um indivíduo à morte. Vamos conhecer alguns desses pontos e começar então a aplicar no nosso dia a dia.

Como Evitar os Riscos Elétricos em uma Casa?

Como Evitar os Riscos Elétricos em uma Casa?

Perigo Dentro e Fora de Casa

Quando o assunto é rede elétrica, o perigo de um acidente está tanto dentro como fora de sua casa. Nos dois ambientes você encontrará pequenas armadilhas que podem levar a problemas enormes, sendo por esse motivo, importante tomar todo tipo de precaução. Dependendo da gravidade do seu choque, que será a reação do seu corpo. Para então evitar esse tipo de problema principalmente dentro da sua casa, a melhor ideia é manter sempre a rede elétrica em bom estado. Geralmente isso muda somente com 10 anos, aproximadamente, então você poderá ficar despreocupado durante esse tempo, mas não tema em fazer uma manutenção por ano para saber se tudo está no lugar.

Isolantes Térmicos

Tomar alguns cuidados também evita que você tome choque dentro de casa. Os isolantes térmicos são formas que você pode adotar para o seu dia a dia e fazer com que acidentes não ocorram. Um bom exemplo é usar sempre sandálias de borracha para mexer em algo com energia como por exemplo, trocar uma lâmpada, mudar a temperatura do chuveiro elétrico, entre outros detalhes. Você pode também sempre usar tapetes de borracha dentro do Box do banheiro e fora dele para evitar que correntes que passam pelo seu chuveiro gerem um pequeno choque elétrico.  Poucos sabem mais a água também pode transmitir pequenas cargas elétricas. Quando ela é pura, não possui esse perigo, mas se a água em questão tiver misturada com sal, cloro ou qualquer outra substância do tipo, se transforma em condutora de eletricidade. Se você estiver então em mar, piscina ou qualquer tipo de ambiente onde a água não é pura, recomendamos que se afaste para evitar choques.

Isolantes Térmicos

Isolantes Térmicos

Proteja as Tomadas

Tomar esse tipo de cuidado em casa é importante principalmente se você tem crianças no ambiente. Encontramos em qualquer loja que venda produtos de reforma ou de eletricidade, protetores de tomada que são adaptáveis à todos os tipos e livram você de muitos acidentes. O preço desses protetores não ultrapassa os 5 reais e eles devem ser escolhidos o mais próximo da cor da sua tomada para evitar que chamem a atenção da criança. Quando mais complicado for para retirar o protetor, mais eficiente ele se torna.

Proteja Também os Fios

Não é somente a tomada que deve ser protegida, os fios principalmente. Eles devem ser isolados totalmente do ambiente com algum protetor que pode ser comprado em qualquer loja de construção ou então, amarrados e de preferência, suspensos com fita isolante. Mesmo os fios estando atrás de algum móvel, como acontece bastante com os nossos aparelhos eletrônicos, faça esse procedimento. Caso exista algum desses aparelhos na sua cozinha ou banheiro, ou algum eletrodoméstico comum desse vão, nunca coloque-os perto da pia, do chuveiro ou qualquer utensílio que passe corrente de água porque isso pode causar algum tipo de pane elétrica e causar choque elétrico.

Proteja Também os Fios

Proteja Também os Fios

Sobrecarga da Rede

Este vem sendo um dos problemas mais comuns em residências pelo mundo afora. O fato é que o consumo de produtos eletrônicos cresceu bastante nos últimos anos e somente as construções mais modernas receberam um reforço na sua rede elétrica. As residências mais antigas ainda sofrem com a sobrecarga de rede e isso pode causar alguns acidentes domésticos e problemas com o funcionamento de tais itens. Então é sempre bom conhecer o limite da rede da sua casa para fazer esse controle. Conhecer também quanto de energia o eletrônico que você vai usar consome é importante para medir esse suporte na sua rede. Essa informação pode ser obtida logo que você o compra ou então no manual de cada um deles. Em caso de sobrecarga busque um eletricista de sua confiança para fazer esse reforço. Mesmo dentro do limite da rede, evite a sobrecarga de aparelhos em uma única tomada. O mais indicado é você aumentar o numero delas em sua residência do que acumular aparelhos ligados em uma mesma saída de energia.

Dispositivo de Proteção a Corrente Diferencial – Residual

Pode ser grande ou estranho esse nome, mas a atenção sobre ele é mais que importante. Em 2010, empresas de segurança fizeram testes em condomínios e casa de todo o país e constataram que a maioria deles não possuía tal dispositivo. O número era alarmante e chegava a 90% dos imóveis vistoriados. Dos que possuíam o DR, 85% nunca tinha feito nenhum tipo de vistoria para saber se o dispositivo estava funcionando corretamente. A vistoria foi feita em Fortaleza, São Paulo, Goiânia, Curitiba e no Rio de Janeiro.

Programa de Orientação Popular

O programa Casa Segura foi uma ideia que surgiu em 2005 e vem ajudando famílias da classe C a conhecerem mais os riscos que correm não tomando algumas precauções com sua rede de energia. O programa ensina como não ultrapassar o limite da rede, mostra os principais perigos que uma família corre não tomando cuidado de suas tomadas e principalmente, da rede geral que fornece energia elétrica para a residência. Independente do programa ser voltado para uma parte da nossa população que não tem tanto esclarecimento, saber de tais cuidados independente de você ter ou não um status financeiro bom. Se proteger de acidentes com a rede elétrica deve ser uma ação de segurança tomada por todas as pessoas. Então sempre que tiver uma dúvida, busque um profissional ou informações na internet, mas evite mexer em qualquer fiação ou algo do tipo sem o devido preparo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.