No capitalismo moderno o mundo da concorrência e tecnologia caminha junto de forma acirrada. Em pouco tempo as marcas lançam modelos não apenas para satisfazer a demanda por novidades como também para criar produtos que ganham a empatia dos consumidores e por consequência fazem a marca assumir a ponta do mercado junto com o aumento do valor dos títulos nas Bolsas de Valores. A inveja representa ponto que está presente de forma frequente no mundo tecnológico. No sentido de revolucionar as marcas podem esquecer por alguns instantes da competição saudável e começarem a realizar verdadeiras disputas de ordem judicial, desde quebras no que tange às patentes até mesmo nas acusações de espionagem industrial oi trabalhadores que trabalhavam em outras empresas e trouxeram os segredos ao concorrente para continuar a trabalhar na área.
Microsoft Contra Apple: Rivalidade Entre Empresas de Tecnologia
De forma prática o primeiro grande combate em termos de rivalidade entre duas empresas de tecnologia consiste no conflito entre Apple e Microsoft que sob a ótica histórica existe desde o final da década de oitenta do século XX. Na época a empresa de Bill Gates recebeu processo por copiar a interface gráfica e por consequência teve que responder a um processo que se alargou por longo tempo na justiça. Em termos práticos a Apple não conseguiu ganhar os processos ao levar em conta que a Microsoft tinha globalizado os aparelhos ao ponto de noventa por cento das máquinas no globo terrestre já estavam com o sistema operacional desenvolvido por Bill Gates. Entretanto, depois de dez anos a resposta e reviravolta aconteceu no mercado, quando a Apple lançou aparelhos distintos e por consequência aumentou o quadro de vendas ao ponto de abaixar em nível considerável os papeis da Microsoft na Bolsa de Valores em consequência dos investidores que começaram a seguir a tendência de investir nos produtos da “Maça”.
Nintendo Contra Sega: Rivalidade Entre Empresas de Tecnologia
Nos anos noventa do século XX não tinha para ninguém. A concorrência no mundo dos games ficava entre a Sega e Nintendo não apenas nos consoles como também ao que tange para o lançamento de novos jogos. De fato, especialistas na área de games apontavam existir conflitos entre Sonic e Mário para conseguir a hegemonia no mercado. Inclusive o marketing dos comerciais servia para cutucar o outro personagem. Surgiu também o game denominado Mário e Sonic em Olimpic Games.
Samsung Contra Apple: Rivalidade Entre Empresas de Tecnologia
Entre as principais rivalidades de empresas com trabalham na área de tecnologia ao começo do século XXI não se pode ignorar o constante conflite se Samsung e Apple. Os japoneses lançaram espécies de slogan que em português consiste em Comedor de Maça, fazendo alusão direta ao combate com o principal concorrente. De qualquer forma a briga ultrapassou o conflito de marketing e começou a atingir os aparelhos, de forma principal quando lançado o Galaxy TAB. Não se pode ignorar o fato de que representantes da Apple alegam que o aparelho era cópia do seu produto em consequência de aplicativos, conectores, carregadores e inclusive no que tange ao design. Em termos práticos as alegações chegaram aos tribunais e os japoneses tiverem que pagar valor aproximado de um bilhões de dólares.
Sony Contra Microsoft: Rivalidade Entre Empresas de Tecnologia
Desde o começo do século XXI as duas empresas estão em disputa em termos tecnológica, de forma principal no que tange ao mundo dos videogames. O Playstation derrubou a Nintendo no final do século XX ao desenvolver o aparelho no qual existiam diversos tipos de modificações gráficas superiores, sem contar com a presença do CD em forma de console, fato que ajudou de forma direta a aumentar as vendas no mercado. Porém, em 2001 e observando que o mercado de tecnologia encontrava determinada brecha a Microsoft não ficou com os braços cruzados e começou a investir de forma forte no mercado de videogames ao investir no Xbox. Hoje em dia os dois sistemas mais vendidos do mundo desenvolvem novidades e campanhas de marketing para desbancar a concorrência.
Instagram Contra Twitter: Rivalidade Entre Empresas de Tecnologia
O Twitter consiste em novidade que conseguiu dominar o mercado por determinado período. No exato momento em que o Orkut diminuir a sua presença de mercado. Porém, em pouco tempo surgiu o Facebook e os grandes investimentos do gênero que dominou o mercado das redes sociais. Por consequência a empresa pagou a bagatela de um bilhão de dólares para comprar o Instagram e entrar em concorrência direta com o Twitter que de forma prática recebeu espécie de abalo sob a ótica mercadológica.
Amazon Contra IBM: Rivalidade Entre Empresas de Tecnologia
Tudo começou no ano de 2006 quando a Amazon foi processada de forma formal na justiça por IBM que alegou diversos tipos de infrações no que tange à patente entre as lojas virtuais, fato que gerou ampla discussão inclusive sob a ótica da imprensa especialista que fazia o máximo para saber detalhes sobre os processos de acusações. Por consequência os representantes da Amazon não ficaram com os braços cruzados e também lançaram acusações contra a IBM na justiça. Em consequência do grande tempo para acontecerem decisões jurisdicionais e por causa da perda de poder no mercado em consequência dos escândalos, as duas empresas fizeram acordo e retiraram os processos da justiça. Interessante notar que as conversas foram confidenciais e até os dias de hoje o público em geral não sabe o que fez as duas marcas abrirem mão de continuar com o processo na justiça.
Google Contra Apple: Rivalidade Entre Empresas de Tecnologia
A Apple entrou de novo na lista das empresas que possuem maior rivalidade em termos de tecnologia. De forma prática os níveis de concorrência se acirraram ao momento em que o Google lançou o Android e a Appel acusou de plágio do sistema operacional IOS. Por consequência começou uma longa jornada na justiça para saber quem tinha razão. A Apple aponta que desembolsou valor aproximado de quarenta bilhões de dólares para desenvolver o sistema e luta para conseguir reaver os direitos.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier