Envelhecimento
Os pesquisadores sempre realizaram estudos sobre o envelhecimento humano. A população de idosos, tanto no Brasil, como em nivel mundial cresce consideravelmente, ainda que na realidade, as condições não sejam ideais, mesmo nos países desenvolvidos para atenderem esse tipo de situação. Ao longo dos anos, vários estudos, vem sendo realizados, com a finalidade de oferecem dados para que sejam estabelecidas medidas compatíveis com esse aumento populacional nessa faixa etária, pois o idoso necessita de cuidados especiais em virtude do envelhecimento natural do corpo físico, porém não se deve segregá-los do convívio social, pelo contrário, é nessa fase que as pessoas mais se sentem solitárias, necessitando de amigos e parentes.
Projeto Europeu
A sociedade atual vem passando por várias modificações tecnológicas. Os meios de comunicação tornam a vida das pessoas mais prática se ao mesmo tempo mais agitada, com condições financeiras difíceis, fazendo com que o idoso tenha difculdade de adaptação à essas rápidas alterações, fazendo com que enfrentem diversos problemas em sua tarefas diárias. É importante ressaltar que a velhice é um processo natural comum a todo ser humano, onde ocorre as mudanças corporais, mentais e sociais em cada indivíduo que tem uma vida longa, sendo a saúde a principal preocupação da pessoa nessa fase. Pensando nisso, pesquisadores europeus estão desenvolvendo um projeto onde um robô com sensores inteligentes, está sendo idealizdo com o objetivo de ajudar aos idosos que moram sozinhos, sem familia, a conseguirem uma maior autonomia e consequente melhora de vida.
Como Funciona o Robô
O projeto ainda está em fase de experimentações, mas estima-se que os primeiros robôs serão entegues ainda nesse ano de 2010 para testes de convivência. A idéia da pesquisa é reunir em uma espécie de plataforma robótica, os três aspectos que são considerados como cuidados indispensáveis às pessoas idosas. O primeiro seria a monitoração dos sinais vitais da pessoa, conectado por inteligentes sensores à roupa delas. O segundo seria uma espécie de gerador de relatório sobre a saúde do indivíduo e o terceiro, seria um apoio que funcionaria como lembrete para horários de refeições e de medicações, além de auxiliar à pessoa da terceira idade a se conectar à internet ou telefonar ou ainda fazer suas listas de compras utilizando o comando de voz.
Perspectivas dos Pesquisadores
Os pesquisadores estão bastante otimistas com as experiências feitas para a criação dos robôs, pois acreditam que toda essa funcionalidade da máquina, fará com que os idosos, mantenham um nível de vida mais saudável e possam adquirir cada vez mais independência em suas atividades diárias. Segundo os cientistas,seis grupos de usuários participarão da testagem, com a finalidade de observação dos que vivem sozinhos,dos que vivem em abrigos ou casas de repouso, e os que moram só, mas passam o dia nas residências destinadas a cuidadores de idosos. O objetivo seria identificar o que seria mais necessário para eles no convívio social e pessoal, e investigar que tecnologia robótica seria mais fácil de utilizar. Os cientistas afirmam que esse projeto trará benefícios a longo prazo à população idosa, que cresce num número cada vez maior, ressaltando também que a ética dessa utilização de robôs com pessoas da terceira idade também serão relevantes para o projeto.
Toda a forma de tornar a vida do idoso que mora sozinho, mais prática e saudável é sempre uma boa iniciativa. E a robótica esta aí para nos proporcionar esse avanço tecnológico, extremamente útil e interessante.
Salete Dias