Os consoles da japonesa Nintendo nunca foram referência quando o assunto é qualidade gráfica e inovação. Com exceção do console Gamecube, não muito popular em terras nacionais, que colocava o Playstation 2 para correr, o hardware dos equipamentos da empresa sempre deixaram a desejar para os jogadores aficionados em gráficos de última geração.
Contrariando esse paradigma, a empresa anunciou durante a E3 seu novo console, o Nintendo 3DS, com mais novidades do qualquer um poderia imaginar.
Mais um embarque na onda 3D
Os três parecem estar de vez nas vidas de todo mundo. Primeiro o 3G, e agora o 3D. os lançamentos de filmes e três dimensões de multiplicam, assim como as salas de cinema preparadas para tal tecnologia e os televisores apropriados vendidos em números animadores para as industrias de tecnologia.
O novo console da Nintendo não está para trás. Enquanto seu produto principal, o Nintendo Wii, não possui tecnologia suficiente para embarcar na onda da terceira dimensão, o portátil Nintendo 3DS sem data de lançamento oficial, conta com processadores para gráficos em 3D além de uma tela especial que dispensa que o usuário use óculos especiais para que o usuário possa visualizar o conteúdo.
Recursos e mais recursos
A Nitendo resolveu entrar com toda a ousadia na disputa contra suas rivais nesse ano de 2010. As fichas estão lançadas: Microsoft com o Kinect, o sensor de movimentos que dispensa o uso de controles no Xbox 360; Sony com uma porrada de games em três dimensões e o Move, o sensor de movimentos do Playstation 3 no melhor estilo Wii; para a Nintendo a aposta é o 3DS, além da dose de Mario, Mario e mais Mario de sempre.
Nadando nas águas perigosas da concorrência, o portátil Nintendo 3DS conta com uma tela 3D, uma tela sensível ao toque, uma câmera preparada para fotografar em três dimensões e acesso sem fio a internet.
Segundo executivos da empresa, o console poderia servir como leitor digital, pegando uma casquinha do lucrativo mercado de livros digitais. No entanto, as dimensões reduzidas da tela do equipamento podem ser proibitivas para esse tipo de emprego.
Informações e atualizações
O console deverá conectar-se automaticamente à internet e obter informações e atualizações de outros jogadores, noticias em tempo real de jornais e sites.
A enxurrada de recursos bacanas e um visual bastante arrojado não convence, afinal de contas, que teremos imagens espetaculares e jogos diferentes dos habituais no novo portátil. O pecado da japonesa Nintendo é se manter no escuro da pouca variedade de títulos.
O console deverá prover retrocompatibilidade com o portátil Nintendo DS, o que pode ser uma noticia animadora para quem já possui o console e quer ver seus games antigos na tela do novo equipamento. O preço e datas de lançamento ainda não foram divulgados. Para nós brasileiros no fim da fila do mercado de games, o que se pode esperar é sal grosso no preço e um atraso de lançamento nada consolador.
Por Thiago Resende