A utilização destes softwares para gestão empresarial vem crescendo a cada dia

Conheça o ERP
O ERP é basicamente um sistema integrado para gestão de empresas, com módulos integrados para o controle de cada departamento, ou pelo menos os departamentos mais comuns e importantes, como estoque, vendas, gestão de pessoas, entre outros.
A integração entre vários módulos de gestão resulta em um sistema mais econômico e de comunicação mais eficaz, que pode tornar mais fácil o controle da empresa.
Outra vantagem importante com relação ao ERP é que como o sistema é unificado, o custo com licenças de outros softwares específicos diminui consideravelmente, assim como gastos com treinamento e suporte especializado.
Implantação de sistema integrado

Sistema
Implantar um sistema como o ERP demanda muito tempo e estudo, pois é necessário entender como o software vai atender as necessidades de cada departamento, que pode possuir particularidades que demandem customizações no produto.
Por isso a implantação de um sistema como este é demorada, pois além de estudar como o sistema deve funcionar e se precisará de personalizações ainda é preciso definir quantas licenças serão necessárias, quanto será gasto em treinamento e ainda se será preciso adequar algum sistema que já existia na empresa.
A infra estrutura é outro fator importante a ser considerado, pois um sistema como este demanda mais servidores, computadores eficientes e outros recursos de hardware.
Um período de teste para avaliar se o sistema está atendendo as necessidades da empresa também é importante.
Recursos básicos de um ERP

Módulos
A grande vantagem do ERP é que ele é constituído de módulos, que podem ser implantados separadamente ou em conjunto, permitindo flexibilidade e um melhor ajuste à rotina da empresa.
Embora cada empresa possua seus próprios processos, os ERPs possuem módulos que são comuns à maioria das empresas. Confira alguns:
– Contabilidade da empresa
– Financeiro
– Ativos da empresa (fixos e variáveis)
– Processos utilizados
– Recursos humanos
– Gestão de Projetos
– Assuntos jurídicos
– Gestão de conhecimento
Outros módulos podem ser implantados de acordo com a necessidade, ou desenvolvidos especificamente para um determinado departamento. Mesmo os módulos básicos podem ser alterados para atender aos processos utilizados no departamento.
As vantagens com a adoção do ERP são muitas, confira as principais
– Agilidade na comunicação
– Consolidação e auxílio na execução dos processos
– Auxílio na tomada de decisões e de estratégias
– Gerenciamento do conteúdo e dos dados, que fica mais acessível
– Controle de tarefas, evitando perda de tempo ou trabalhos duplicados
– Diminuição de erros humanos, que pode ocorrer no cálculo de custos ou tributos
– Facilidade no gerenciamento das pessoas e do conhecimento
Como conseqüência a produtividade aumenta, incrementando o lucro da empresa e recuperando o investimento feito ao implantar o ERP.
Andressa Silva.