Gadgets

Eles estão entre nós há muito tempo. Eles se infiltraram no íntimo do lar de todas as famílias. Você os vê todos os dias, na rua, no trabalho, na faculdade. Parece sinopse de filme de terror com extraterrestres ou espíritos do mal, mas não é nada disso. Estou falando de gadgets, a não tão nova mania dos aficionados por tecnologia e de como se tornou impossível viver sem eles.

O Que São Gadgets?

Você provavelmente tem ao menos um desses pequenos apetrechos ao seu lado neste exato momento. O temo gadget é relativamente novo para esse uso, do inglês, ele significa geringonça, apetrecho, e descreve aqueles pequenos aparelhos que acompanham todo mundo a todo tempo. Celulares, MP3 players, modems 3G, gravadores portáteis, câmeras digitais, videogames portáteis, leitores de livros digitais, canetas espiãs, e uma infinidade de outros equipamentos que cabem na palma da sua mão, cada qual com sua utilidade, são todos gadgets.

Ainda mais recente é o uso do termo para descrever pequenos softwares que atuam dentro outros com utilidades bem definidas. Podem ser bastante práticos, ou talvez não. São exemplos de gadgets aqueles pequenos programas homônimos que ficam presos à Barra Lateral do Windows. Eles estão também na página inicial do Google. No caso dos softwares gadget também significa softwares de pequenas utilidades práticas. Eles fornecem notícias em tempo real de um provedor, previsão do tempo, medidor de bateria em um notebook, pesquisa no seu buscador favorito, rádio online, para tudo o que você puder pensar, existe um gadget feito para te atender.

Qual a Origem do Termo Gadget?

Não há uma definição de qual é a origem da palavra gadget, contudo, acredita-se que ela derive do francês ‘gachette’, uma palavra que era usada para se referir a peças que compunham um mecanismo de disparo. Outra possível origem para esse termo é a língua inglesa, há referências de demonstram que gadget era uma palavra usada por marinheiros quando precisavam citar algum item técnico de que não sabiam ou não lembravam o nome específico.

Ambas as origens apontadas acima como outras possíveis sempre colocam o termo gadget como uma palavra que se refere a objetos ou mecanismos genéricos, algo que as pessoas não sabem precisar o que é ou para que serve. Conforme a definição do dicionário Oxford gadget seria uma pequena ferramenta ou um pequeno dispositivo de origem mecânica ou eletrônica que oferece usos engenhosos ou novos.

Gadget Não Precisa Ser Eletrônico

É fundamental destacar que um gadget não precisa ser necessariamente um aparelho ou ferramenta eletrônica. No entanto, como essa palavra tem sido muito utilizada num contexto tecnológico é natural que as pessoas façam essa pequena confusão. Para que fique mais claro não existe uma lista de gadgets, diferentes aparelhos e ferramentas (inclusive digitais, como os softwares que citamos acima) podem ser considerados do grupo.

O Que é Widget?

Outra questão que deve ser esclarecida é a que se refere a diferença de gadget ou widget. Como são duas palavras semelhantes em sonoridade e até em funcionalidade de certa maneira é fácil entender porque seus significados se mesclam. Widget consiste num elemento de uma interface gráfica que é desenvolvido para tornar mais fácil a interação com o usuário de uma plataforma digital. Pode ser um menu, um botão, uma janela, um ícone entre outras possibilidades. A difusão dos smartphones contribuiu para que essa palavra se tornasse mais utilizada em nosso dia a dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.