O DropBox representou uma mudança significativa na forma como as pessoas armazenam e compartilham seus arquivos. O funcionamento desse sistema tem como base o armazenamento em nuvem, isto é, online. O serviço pertence à empresa DropBox Inc. com sede em San Francisco, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
O mecanismo de funcionamento desse serviço é bastante prático sendo que consiste em centrais da empresa em que os arquivos dos usuários ficam armazenados e podem ser partilhados com outros usuários. O principal objetivo do DropBox é realizar a sincronização de arquivos permitindo que mais pessoas acessem os mesmos conteúdos.
Basta ter acesso a internet para poder ter acesso aos arquivos que estão armazenados no DropBox. Atualmente, mais de 25 milhões de pessoas no mundo todo utilizam essa plataforma. Para se ter uma ideia no ano de 2014 a empresa tinha como valor estimado cerca de R$ 20 bilhões.
Por que o DropBox foi criado?
Um dos fundadores da empresa DropBox, Drew Huston, sentiu na pele o problema de não ter acesso remoto dos seus arquivos quando perdeu um pendrive com conteúdo de trabalho num ônibus. Chateado com a questão ele começou a esboçar o código que daria origem ao serviço de compartilhamento de arquivos. Cansado de estar sempre abrindo e-mails para encontrar arquivos ele pensou que poderia acabar com isso com o compartilhamento online.
Logo ele convidou um amigo, Arash Ferdowski, que estava estudando no MIT para ajuda-lo. Drew já havia se formado na mesma instituição em Ciência da Computação. O crescimento foi rápido devido a sua funcionalidade e em 2011 os sócios já tinham um contrato com a Sony Ericsson. Nessa época o serviço tinha mais de 50 milhões de usuários, a queda no número de usuários foi resultante do lançamento do Google Drive no ano de 2012.
Questão de Privacidade
Uma das principais questões a respeito do uso do DropBox para armazenamento de arquivos diz respeito a privacidade dos mesmos. Por estarem em tráfego online esses arquivos podem ser facilmente capturados por outros usuários além de estarem a mercê da própria empresa fornecedora do serviço. Devido a essa insegurança a DropBox desenvolveu um sistema de criptografia tão seguro quanto aquele usado pelos bancos com o objetivo de proteção de dados.
Pingback: Google Anuncia Armazenamento de Arquivos no GDocs | Tecnologia - Bico do Corvo