No ano de 2005 o Google anunciou a criação de algo realmente espetacular para os seus usuários, o GDocs. A criação do GDocs é de autoria de Writely Team e chegou naquele ano em versões em 53 idiomas. Quando lançado já foi uma verdadeira revolução tecnológica porque permitia a edição e criação de arquivos em editores semelhantes dos do Pacote Office.
Naquele momento era surpreendente que uma ferramenta online e gratuita permitisse tantas facilidades para os usuários. Outro ponto que era bastante surpreendente era a possibilidade de que os arquivos fossem salvos em tempo real bastando para isso estar conectado a internet. Em 2012 o GDocs foi substituído pelo Google Drive que permite que o usuário tenha acesso aos editores de texto e planilhas assim como armazene arquivos como foto, PDFs entre outros.
O Que Aconteceu com o GDocs?
Quando o Google anunciou que teria um novo serviço de armazenamento uma das principais dúvidas que surgiram foi se o GDocs iria desaparecer. O GDocs não desapareceu, apenas foi integrado ao Google Drive. Uma das diferenças mais significativas foi que os arquivos criados e editados nos editores do Drive não são salvos no computador, aparecem na lista de itens salvos no Drive e tem um link que pode ser enviado para outras pessoas ou mesmo podem ter sua edição compartilhada.
Algo bastante interessante dessa configuração é que os arquivos mesmo estando apenas online são visíveis inicialmente somente pelo usuário. Ao usar a ferramenta de compartilhamento de edição o usuário abre a possibilidade que mais pessoas visualizem e alterem o conteúdo dos seus documento, mas isso é opcional.