Reconhecido como sendo um dos principais e melhores sistemas de gestão de conteúdo (Content Management System – CMS), o Joomla!, se mostra bastante prático de ser usado devido a sua capacidade de separar programação, design e conteúdo. Dessa forma o usuário conta com mais flexibilidade para trabalhar. Um dos pontos que tornaram esse CMS um dos favoritos é que ele possui uma série de modelos prontos que permitem criar sites com mais dinâmica.
O que é um CMS ?
CSM como dito anteriormente é um gerenciador de conteúdo, é um sistema com característica user friendly (interface amigável), que não impõe ao usuário ter conhecimentos avançados de banco de dados, podemos dizer que é quase um framework onde nele existem funções pré-programadas que auxiliam na criação e manutenção de paginas conteúdo web.
Torna um sistema muito mais sofisticado que um mero conjunto de páginas estáticas, que auxiliam num ganho enorme de produtividade, retirando o trabalho repetitivo. Além de administração de conteúdos dinâmicos, um CSM é totalmente customizável em sua aparência, pela utilização de templates, uma espécie de modelo do site, que pode ser facilmente substituído outro.
História do Desenvolvimento do Joomla!
Tudo começou com a separação da equipe que trabalhava no desenvolvimento de outro CMS, o Mambo e a empresa que detinha os direitos do mesmo, a Miro. O desentendimento aconteceu porque a Miro transferiu os direitos do Mambo para a Mambo Fundation em que os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva. Prevendo que haveria prejuízo para a finalização do projeto para os usuários os desenvolvedores prefeririam se desligar criando então no ano de 2005 o Joomla! 1.0 que também é Open Source usando como base o código fonte do Mambo.
Joomla! – Aplicações
Esse CMS é utilizado para a construção de lojas virtuais, catálogos virtuais para a oferta de produtos ou serviços, sites de conteúdo entre outros. Nesse sistema estão inclusas milhares de extensões que permitem realizar uma série de atividades diferenciadas. As aplicações ajudam a adicionar funcionalidades de maneira bastante prática. O sistema foi desenvolvido em PHP podendo ser executado em IIS e Apache. Trata-se de uma versão Open Source.
Por Que Usar o Joomla!?
Os CMS foram criados para resolver uma questão que há muito tempo assombra quem deseja ter um portal, loja virtual ou outro tipo de site que necessite de constante manutenção. Os altos custos de investir no trabalho de alguém que tivesse amplo conhecimento para manter o site funcionando era realmente complicado. Esse tipo de sistema torna mais fácil construir um site complexo que tenha mais eficiência gerando menos custos.
Usando o Joomla! o desenvolvedor do site não precisa se preocupar com a estrutura de criação de contas de usuário com login e senha assim como espaço para banners entre outros, pois o CMS conta com esses recursos pré-programados. Basta agrega-los ao seu site e começar a usar. Podemos dizer que o Joomla é a estrutura que fica por trás da parte bonita e funcional do seu site.