Há alguns dias atrás postei aqui sobre o lançamento do smartphone do Google para o ano que vem. Até então poucas informações se tinha sobre o Nexus One, nome dado ao smartphone, mas aos poucos novas informações vão surgindo.
O site Engadget conseguiu as especificações técnicas do aparelho, as quais você confere logo abaixo:
- Processador Qualcomm QSD 8250 1Ghz
- 512 MB de RAM e 512 MB de ROM
- Sistema Android 2.1
- Bateria removível de 1400 mAH
- Cartão Micro SD de 4 GB incluído, expansível até 32 GB
- Câmera de 5 megapixels com foco automático e zoom digital de 2x
- Tela WVGA AMOLED de 3,7″
- HSPA 900/1700/2100, download a até 7,2 Mbps, upload de 2 Mbps
- GSM/EDGE (850/900/1800/1900 Mhz)
- Bluetooth 2.1 + EDR (A2DP)
- Wi-Fi padrões B, G e N
- AGPS e acelerômetro
Pelas especificações, tudo indica que teremos um forte concorrente para os melhores smartphones do mercado. Um ponto que me surpreendeu foi a câmera de 5 megapixels, visto que o comum em smartphones são câmeras de 2 ou 3 megapixels.
Além das especificações, mais fotos vazaram, dando uma idéia melhor de como é o aparelho e seu novo Android 2.1. Abaixo você pode conferir uma galeria com algumas fotos:
Pelas imagens mostradas (confira mais aqui), o Nexus One tem um tamanho similar ao do iPhone, o que deve acirrar ainda mais a concorrência entre os dois.
Ainda vindo do site do Engadget, é dito que as vendas começarão no dia 5 de janeiro, inicialmente apenas para convidados que ainda não sabemos como serão determinados.Provavelmente será apenas para os próprios desenvolvedores e parceiros da empresa. Esta medida visa certificar que o smartphone encontra-se totalmente funcional, sem erros. Como o Google ainda não tem experiência neste nicho de mercado, é compreensível que muita cautela esteja sendo tomada para o lançamento de seu primeiro smartphone. Porém, espera-se que esta fase não demore muito e que o aparelho seja vendido ao público comum logo.
Por fim, temos um vídeo mostrando o Nexus One em funcionamento. Repare na boa resposta aos toques na tela e a velocidade do sistema. O acesso a internet e serviços do Google, como o Google Maps e GMail, também são rápidos e de fácil localização.