Retrospectiva. Uma palavra que você já deve estar cansado de ouvir neste final de ano. Na televisão, rádio, internet e em tudo quanto é tipo de mídia o que bomba neste final de ano são as tais restropectivas.
Aposto que você gostaria de fazer uma retrospectiva de sua vida no ano, de tudo o que você fez e viveu. Claro que isso não é possível, mas uma retrospectiva de sua vida Online você pode fazer, graças ao Google.
Isso se você usa o Google como mecanismo de busca na internet (aposto que sim), e tem uma conta para acessar email (Gmail), Orkut e outros serviços da gigante de Mountain View. Se você, como eu, é uma dessas pessoas, tenho a alegria de te dizer que a retrospectiva de sua vida online já está prontinha, esperando para você acessá-la, através do Google Web History.
Ao acessá-lo, basta logar com sua conta do Google que você terá acesso a todas as pesquisas que você fez no Google, no Google Maps e até os vídeos que você assistiu no YouTube. Tudo registrado e listado por data.
É impressionante a quantidade de informações que são armazenadas no histórico do Google. De fato, é até um pouco assustador saber que sua vida privada na internet está muito comprometida com este serviço, por isso se você deseja mantê-la o melhor a fazer é desabilitá-lo. Porém, poder ver o que você fez em um dia específico, seja ele seu aniversário ou qualquer outra data especial é muito legal, e de qualquer forma só você terá acesso a esse histórico.
Como pode ser visto na imagem acima, você tem acesso a categorias específicas no lado esquerdo da tela. No centro as informações são mostradas ordenadas cronologicamente por data, e no lado direito um calendário te permite acessar a data que desejar, verificando seu histórico nela.
Ainda no lado esquerdo da tela, clicando em “Trends”, você pode acessar estatísticas relacionadas ao seu histórico na web. As pesquisas mais realizadas, os sites mais visitados, mais clicados, atividade de busca mensal, diária e por hora, tudo isso pode ser visto nessa seção.
O serviço ainda pode ser extendido ao instalar o Google Toolbar, permitindo que você amplie o histórico armazenado, acessando até mesmo os textos das páginas visitadas.