O eterno problema dos jogos de Playstation 2 que não salvam continua a criar dor de cabeça para os jogadores do console caseiro da Sony. O aparelho só foi lançado em território nacional anos depois do lançamento no primeiro mundo nos primeiros anos da década de 2000, e a falta de acessórios originais ainda é fato nas mãos de quem paga meio salário mínimo em jogos que, sinto muito donos de PS2, mas já estão ultrapassados.
Jogar sem memory card não dá, não é?
Entre os grandes desaforos que os jogadores do console da gigante dos videogames Sony aqui no Brasil têm que enfrentar está a inexistência de acessórios originais como memory cards e controles no mercado. Temos que tolerar jogos que não aceitam os controles brancos, aqueles do Playstation One por mero capricho. Jogar online conectando o PS2 a internet é quase impossível por aqui. Eu já mencionei que a gente paga meio salário mínimo por um jogo?
O grande desfecho dessa história acontece quando damos de cara com um daqueles jogos antipáticos que cismam com o nosso memory card 8 Mb piratão. Eu já fui dono de um desses aparelhos em sua época de ouro, quando ele ainda pesava mais de um quilo, e sei bem como é. Você sua para conquistar metade de um game daqueles de deixar as mãos tremendo e, na hora de salvar o progresso, tem o memory card simplesmente recusado pelo software.
Na lista de games que não querem nem saber dos nossos memory cards “genéricos” comprados nas lojas nacionais estão: Area 51, Silent Hill Origins, Black, Guitar Hero World Tour, God of War, God of War 2 e vários outros.
Um Truque para Salvar seus Jogos
Felizmente há um pequeno truque para driblar a verificação de autenticidade dos cartões de memória. Descobri esse truque certa vez brincando com um antigo memory card do meu Playstation One, que há muito não funciona, mas ainda está guardado como lembrança junto com vários jogos e outros consoles.
O truque é o seguinte: ao tentar salvar um game em seu memory card não original de Playstation 2 você receberá uma variedade de mensagens de erro como: “Não há memory card inserido”, “Erro ao salvar dados”, ou coisas do tipo. Experimente tentar salvar seu progresso em um memory card de Playstation One. É claro que o jogo não será salvo, no entanto, ao recolocar o seu memory card ilegítimo de Playstation 2 no console, o jogo será salvo normalmente.
É muito importante que o memory card para Playstation One usado seja original, caso contrário o erro persistirá. O que acontece é que, ao verificar o memory card original de Playstation One, o videogame não mais verifica a autenticidade do cartão de memória, e aceita o seu memory card 8 Mb sem problemas.
Encontrar memory cards originais de PlayStation One, se não é uma tarefa mais fácil, pelo menos compensa pelo preço. O primeiro console da marca Playstation já saiu de linha, mas ainda há muitos deles funcionando por aí, para os donos do segundo console, fica essa herança.
Por Thiago Resende