No mercado de equipamentos eletrônicos o fogo cruzado entre empresas é incessante. O mercado mais do que nunca está aquecido e ávido por novidades e, ao que parece, as empresas do setor vão querer disputar, literalmente a tapa, os clientes. A exemplo disso as campanhas pró-Mac e pró-PC lançadas em pouco tempo pelos respectivos interessados em cada plataforma, Apple e Microsoft.
PC versus Mac
A Microsoft incluiu no site americano do Windows 7 uma seção exclusiva para comparar o sistema da empresa com o rival da Apple. A seção PC x Mac lista uma série de razões, com uma pitada de ironia bastante ácida, que levariam o consumidor a comprar um PC.
A seção do site está dividida em seis subseções: “Divertindo-se”, “Simplicidade”, “Trabalhando duro”, “Compartilhando”, “Compatibilidade” e “Escolha”.
Round 1 – Having Fun
A primeira das seções de “motivos” para se usar o Windows 7 apresentada no site americano do sistema operacional ressalta o fato de a maioria dos jogos famosos para computador não serem portados para a plataforma Mac. Fala ainda da dificuldade de se conectar um Mac a um aparelho televisor, enquanto o Windows 7 já é preparado para tal conexão nativamente. Quando o assunto é aparato de mídia e suporte nativo, o texto do site é direto e não tem misericórdia em apontar a escassez de recursos do rival.
Round 2 – Simplicity
Não preciso nem falar nada, não é mesmo? Simplicidade é a bandeira do Windows 7. Segundo o site do SO, usar o Windows é fácil e intuitivo, e agora está mais simples do que nunca.
Nas palavras do próprio site, alguém que disse a você que usar um Mac é fácil, é por que essa pessoa já tem prática com ele. Eu não estou tão certo disso. O golpe de misericórdia aqui é o apelo para a menina dos olhos do mercado de tecnologia: o suporte a telas de toque.
Round 3 – Working Hard
Falando sério, trabalhar com documentos do Office no Mac realmente não é uma boa ideia. É claro que a campanha publicitária ardilosa do Windows 7 não deixou escapar esse detalhe. “Você não vai ter que comprar um hardware avulso para conectar o seu computador a um simples projetor”: a briga entre os sistemas operacionais tem direito até a golpe baixo. A piada do golpe baixo foi horrível, mas mostre isso pra algum nerd de tecnologia que você vai vê-lo dar boas gargalhadas.
Round 4 – Sharing
“Macs não gostam de compartilhar”, essa é a frase de abertura da seção sobre compartilhamento. O texto ressalta o uso do grupo doméstico e das facilidades para se compartilhar músicas, vídeos, fotos, impressoras e outros itens com pessoas em uma rede em sua casa. É fácil mesmo, acredite.
Round 5 – Compatibility
Contra essa não a Apple não consegue concorrer. A grande maioria dos programas é portada apenas para Windows. A variedade de programas, e vírus, é tamanha que realmente não há o que dizer. O texto ainda complementa dizendo que, ao usar um Mac, o usuário teria que comprar novamente programas que ele já teria, e reaprender a usá-los no sistema da Apple.
Final Round – Choice
Na última seção, o site do Windows 7 trata das várias opções de personalização disponíveis em um PC e no próprio sistema operacional, ao contrário do Mac. Outra cartada é o suporte nativo a mídias de todo tipo, e todo tipo de hardware.
Difícil dizer quem ganharia a briga travada entre Windows e Mac. Cada um com seus autos e baixos, mas em suma são excelentes sistemas operacionais. Não se sabe se a campanha publicitária da Microsoft veio em contrapartida à campanha “Get a Mac”, que também comparava os dois sistemas, é claro tombando para o lado do Mac nesse caso.
Trocas de tiro à parte, a competição entre os mercados de computadores e equipamentos digitais sempre foi, e sempre será, um verdadeiro campo de batalha.
Por Thiago Resende