Em março desse ano a Microsoft anunciou oficialmente que lançaria em breve a próxima versão de seu navegador, o Internet Explorer. O navegador mais usado no mundo promete chegar cheio de mudanças e totalmente otimizado para os novos padrões da internet. Rapidez e simplicidade parecem não ter ficado de fora da lista de novidades também.
O Futuro da Internet em seu Novo Navegador
Padrões emergentes de internet estão começando a ganhar cada vez mais força e, ao que parece, os desenvolvedores do Internet Explorer estão pensando nisso durante o desenvolvimento da nona versão do navegador.
Dentre os padrões emergentes, HTML5 é o que mais vem chamando a atenção dos internautas dada sua capacidade de trazer conteúdos avançados para as páginas de internet sem o uso de plug-ins de terceiros, como o criticado Flash Player, da Adobe, e o ignorado Silverlight, da própria Microsoft.
O HTML5 pode ser visto na prática através de uma versão de testes no YouTube. Basta habilitar-se testar o novo padrão na página pertinente e alguns vídeos do site passarão a ser exibidos em HTML5. O padrão promete ser mais rápido do que o Flash Player usado atualmente além de consumir menos recursos do sistema.
O novo Internet Explorer também é citado por ser focado na difusão de aplicativos, assim como acontece com as extensões do Google Chrome. Essa inclusão de aplicativos acata uma das novas tendências de integração entre os usuários e as redes sociais, principalmente.
A nova interface do Internet Explorer ainda não foi divulgada, mas comenta-se nos sites especializados sobre uma mudança em busca de maiores limpeza e simplicidade, assim como rivais como o Chrome.
Uso Inteligente de Hardware
O Internet Explorer 9 promete trazer mais uma carta na manga em sua nova versão. O navegador da Microsoft usará tecnologia de aceleração de hardware em sua execução. Isso significa que o navegador irá transferir a tarefa de processamento de itens da página como vídeos e animações para o hardware de vídeo do computador.
A ideia por trás de transferir as tarefas de vídeo para o hardware competente é reduzir a carga da CPU, geralmente alta demais em páginas com elementos gráficos, e ainda permitir a execução de elementos cada vez mais complexos nas páginas de internet.
Para ilustrar essa ideia basta você observar o comportamento da sua máquina enquanto acessa uma página cheia de animações ou, se for o caso, enquanto joga algum joguinho em Flash do Orkut ou outras redes sociais. Esses jogos, embora de aparência bastante simplista quando comparados aos modernos jogos de computador, demandam uma alta carga de CPU e memória. Você irá observar que o computador pode demorar mais a responder aos seus comandos enquanto faz uso dessas aplicações.
Com novos recursos disponíveis nativamente e recursos de aceleração, o Internet Explorer pretende recuperar os usuários perdidos ao longo do tempo para os concorrentes como o Mozila Firefox, Safari, Opera e Google Chrome.
Por Thiago Resende