No processo de desenvolvimento do Scrum, é necessário que certos tipos de ajustes sejam feitos, bem como um certo aprimoramento no andamento dos Sprints. Por isso, os gráficos são a melhor forma de se analisar o rendimento da equipe de desenvolvimento do Scrum e como andam os resultados por ela obtidos.
Você Sabe o que é Scrum?
Scrum é um processo metodológico de desenvolvimento, que facilita todo o processo de criação de softwares e protótipos. O scrum consiste em um desenvolvimento de varias partes de um projeto final, de uma forma mais simples e organizada. Para isso, dentro do scrum existem intervalos de tempo que se chamam Sprints.
Os sprints são os intervalos de tempo que as equipes de desenvolvimento traçam, para que certa parte do processo do Scrum possa ser desenvolvida. Para entendermos melhor o que é sprint pode-se usar como exemplo o desenvolvimento de um projeto de software. Geralmente nesses projetos, existem diversos tipos de profissionais que são encarregados apenas de desenvolver e supervisionar a sua própria área. No Scrum existem equipes de desenvolvimento, e elas trabalham de forma conjunta, contando com diversos tipos de profissionais atuando na mesma área, afim de que certa fase do procedimento de realização do scrum seja executada de forma mais qualitativa possível. Com isso as equipes de desenvolvimento tascam metas em uma reunião e decidem quais são os próximos passos a serem seguidos, assim eles se reúnem diariamente para que o progresso possa ser visto de uma forma mais amena e por toda e equipe, relatando assim possíveis crises e atrasos que possam ter acontecido no dia anterior tanto para a equipe, como para possíveis clientes ou investidores que estejam atuando na mesma área de desenvolvimento do scrum.
Ao final do tempo estipulado pela equipe de desenvolvimento eles se encontram e juntos avaliam como foi o desenvolvimento do projeto de software dentro do intervalo de tempo estipulado por eles mesmo. Esse é o Sprint.
Dentro do sprint é necessário que as avaliações de andamento do progresso da equipe sejam feitas de forma corriqueira e exata, por isso o uso de gráficos e tabelas pode ser muito útil para que toda a equipe possa enxergar o projeto juntos e ver se estão conseguindo suprir todas as atividades que necessitam realizar, bem como o andamento do projeto em relação ao tempo final do sprint.
O que é o Gráfico Burndown?
O gráfico Burndown dentro do Scrum serve como uma ferramenta que demonstra o progresso e avanço da equipe de desenvolvimento.
Como ferramentas desse gráfico podem ser citadas a capacidade de avaliar como anda a velocidade de entrega de projetos e relatórios executados pela equipe. Esse tipo de dado pode ser arrecado tanto de forma diária, bem como ao final de cada Sprint até que haja a conclusão do Scrum. Esse intervalo de avaliação dos resultados demonstrados pelo gráfico será estipulado pela própria pessoa que estará no comando do desenvolvimento metodológico desse processo. Ela deve se encarregar de avaliar os resultados e analisá-los para que possa transferir para os clientes e a equipe com um todo, como anda o processo de criação do projeto referido.
Ao utilizar esse programa, os desenvolvedores do projeto podem avaliar com esta a performance de toda a equipe, quantificando o quão atrasado ou adiantando o processo de desenvolvimento da equipe está, ou até mesmo de forma quantitativa toda a equipe.
Para avaliar de forma quantitativa a equipe de desenvolvimento do Scrum, o gráfico irá medir como anda o rendimento dos mesmos. Geralmente são distribuídas tarefas diárias s ou até mesmo semanais para toda a equipe, ao utilizar esse gráfico os desenvolvedores teriam acesso a informações que ajudam a esclarecer quão adiantada essas tarefas foram realizadas, ou até mesmo atrasadas. Dessa forma é possível que as pessoas que desenvolvem os planejamentos dos sprints, saibam o quão ágil ou não é sua equipe, modificando assim a quantidade de atividades que eles traçaram como meta nos próximos Sprints.
O gráfico Burndown apresenta dois eixos em sua concepção. Primeiramente pode-se observar o eixo x; esse eixo é responsável por quantificar a quantidade de dias ou semanas que o sprint de um scrum irá durar. Já o eixo y demonstra o andamento previsto para a entrega dos projetos e protótipos.
Com esses gráficos o entendimento sobre o andamento da equipe fica muito claro. Dessa forma, os responsáveis podem então se reunir com toda a equipe e assim esclarecer quais são as metas não atingidas e indagar o porquê de possíveis atraso no projeto.
Existem dois tipos de gráficos que podem demostrar o avanço dos sprints até a finalização do projeto, e são eles os gráficos Burndown e Burnup.
Os dois tem por estratégia o mesmo tipo de função que é: demonstrar para a equipe de desenvolvimento e para os clientes como esta o processo de criação de softwares e afins.
A diferença entre eles é basicamente como os dados se apresentam dentro do gráfico. Enquanto o gráfico Burndown demonstra seus resultados de uma forma quantitativa no âmbito de quantos projetos ainda faltam para ser entregues, o gráfico Burnup demonstra o que até o momento já foi executado pela equipe de desenvolvimento.
O Burndown pode ser considerado o gráfico mais fácil de se utilizar dentre todas as opções oferecidas no mercado. Isso porque suas funcionalidades são dispostas de formas bem simples, para que assim o cliente possa enxergar quais são as metas que foram ou não atingidas pela equipe, bem como par que seu uso seja mais ágil.
O gráfico é dividido em pontos que auxiliam a equipe enxergar de forma mais satisfatória e eficaz todo o andamento do projeto.
A utilização de gráficos no scrum é muito importante, seja para que o trabalho da equipe seja enxergado de forma mais clara, ou mesmo por pura estratégia de qualificação do processo do scrum.
O scrum é conhecido por ser um método ágil e eficaz no desenvolvimento de projetos. A cada nova atividade que é inserida dentro do Scrum e que trabalha de forma positiva para o andamento da equipe, novos clientes podem ser atraídos, o processo de desenvolvimento fica mais fácil e natural.
O scrum pode ser realizado tanto em projetos que são considerados mais simples e objetivos, tanto quanto em projetos que demorem mais tempo e exijam um maior conhecimento da equipe. Os gráficos de desenvolvimento metodológico podem ser uados em qualquer tipo de criação de projetos, sendo assim um grande aliado para empresas que necessitam de uma melhor execução e controle dos ciclos de Sprint, dentro dos Scrums.