Nem demorou tanto assim, mas os loucos por conversas eletrônicas não viam a hora de por as mãos na nova versão do mensageiro instantâneo mais usado no mundo. O Messenger, assim como seus irmãos da família Windows Live Essentials, está de cara nova e com uma porção de recursos legais. A única decepção é sinal vermelho para os usuários do Windows XP que terão que conviver com a versão antiga do Messenger, ou atualizar suas máquinas para um dos sistemas mais atuais da Microsoft.
Afinal a Versão Beta não Falava a Verdade em Tudo
Alguns ajustes de última hora surpreenderam os usuários que já instalaram a nova versão do Messenger em seus computadores. A versão beta se mostrou um programa bastante truncado e pouco prático, sem falar da instabilidade e uma série de problemas que irritaram quem se atreveu a testá-la.
As mudanças na interface principal, que prometiam ser seu maior diferencial, afinal não se forçaram garganta abaixo como era esperado. Quem simplesmente não gostou da nova, e gigante, interface principal do mensageiro pode facilmente migrar para uma versão compacta bastante parecida com a anterior com um botão bastante simpático no canto superior direito do programa. Esse recurso não estava presente na versão de testes.
A nova interface é o trunfo do Messenger 2011, incluindo a integração com redes sociais no corpo do programa. Ao mesmo tempo, ela é o pesadelo dos menos favorecidos que tem que conviver com conexões de menor velocidade.
Um Pouco de Renovação para o Resto
Os usuários do Office 2010 vão gostar da mudança geral nos outros programas do pacote Windows Live. O Writer, Galeria de Fotos, Mail e Movie Maker ganharam interfaces parecidas com a do novo pacote de aplicativos para escritório da Microsoft.
A elogiada faixa de opções contendo todos os recursos do programa está presenta agora nos programas do pacote Windows Live. Da mesma forma, o menu “Arquivo”, ressuscitado na versão mais recente do Office, também está presente no Windows Live.
Redes Sociais e Compartilhamento
Não tem jeito, a internet caminha a cada dia mais rumo às redes sociais. Esse tipo de sites já representa a maior parte do tráfego na rede mundial de computadores e arrastam uma multidão de adeptos atrás de si. O Windows Live Messenger 2011 consolidou de vez a sua integração com as redes sociais mais usadas no mundo.
Na interface completa é possível acompanhar do lado esquerdo do painel todas as atualizações de contatos nas redes sociais e interagir com elas. Agora é possível compartilhar fotos, vídeos e links no campo da antiga “mensagem pessoal”, agora chamado “Compartilhe Novidades”.
O compartilhamento de vídeos do Youtube nas janelas de conversa também ganhou espaço. Agora, ao invés de clicar no link do vídeo e assisti-lo no navegador, é possível tocar a mídia diretamente na janela de conversa.
O maior pecado na integração com redes sociais do novo Messenger é a ausência de duas redes sociais em especial que os brasileiros vão sentir bastante falta: o Orkut e o Twitter. Não se tem muitas notícias de possível integração da rede social mais usada do Brasil com o mensageiro instantâneo. Quanto ao Twitter, a integração existente anteriormente foi suspensa. A Microsoft se retratou aos usuários sobre seu trabalho para reestabelecer as ligações com o serviço de microblogs.
Com alguns deslizes, ou não, o Windows Live Messenger 2011 já é um sucesso de downloads na internet. O mensageiro está mais leve e estável que a versão de testes, mais bonito e simplificado que a versão anterior e muito mais social que nunca.
Por Thiago Resende