Os engenheiros da Microsoft estão soltando fogos de alegria pelo sucesso que sua cria mais recente tem feito entre os internautas. O navegador Internet Explorer 9, ainda em fase de testes, já alcançou a marca de 10 milhões de downloads com pouco mais de um mês de lançamento.
Os novos recursos e o visual renovado parecem ter contribuído de forma decisiva para o entusiasmo dos usuários.
Um Navegador mais Simples
Simplicidade é a palavra do século quando se fala em tecnologia. Experimentamos gadgets e outros artigos eletrônicos cada vez mais simples de usar e programas também cada vez mais enxutos. A linha colocada em evidência entre os navegadores pelo Google Chrome vem sendo seguida pelos concorrentes com bastante afinco. O que se vê são interfaces cada vez mais despoluídas e atalhos sempre à mão.
O novo Internet Explorer inseriu em seu código uma série de modificações que o tornaram mais amigável ao usuário final. A nova interface com menos ícones e com barra de abas reduzida simplificam o uso e dão mais espaço para o internauta navegar pelas páginas da rede mundial de computadores.
Um Navegador mais Veloz
Além das significativas mudanças na carcaça, o Internet Explorer 9 ainda ganhou uma série de melhorias em seu motor para torna-lo tão adorável como o Mozila Firefox: rápido e estável.
O novo navegador da Microsoft abre cada aba em processos separados, como já fazem os rivais, evitandos as conhecidas travadas do IE. O novo browser anda incorporou o uso do hardware de vídeo da máquina ao seu motor para tirar do processador cargas de trabalho gráfico que poderiam ser feitas com muito mais eficiência pelo equipamento adequado.
O suporte nativo às novas linguagens de programação para a internet é outro ponto forte do navegador da Microsoft. A compatibilidade do programa com tais padrões é tamanha que lhe foi atribuída nota 9,6 em 10 pela W3C, em seus testes. Segundo a empresa, o Internet Explorer foi o melhor colocado entre todos os navegadores com compatibilidade nativa aos padrões de internet emergentes, no caso, Mozila Firefox, Google Chrome e Safari.
Segundo resultados da consultoria, o IE obteve 100% de compatibilidade entre os sites escritos em HTML5 usados no teste.
Uso do IE Volta a Crescer
Mesmo abocanhando a esmagadora maioria do mercado de navegadores, a Microsoft vinha se sentindo ameaçada pelos rivais. Com o lançamento do Internet Explorer 9 beta, o Google Chrome — navegador que ganhou terreno tirando usuários dos concorrentes — recuou segundo informações recentes. O Internet Explorer, por outro lado, recuperou usuários com suas mudanças.
Segundo o relatório da W3C com os resultados de seus testes de desempenho, se a Microsoft queria reconquistar o mercado e voltar a concorrer diretamente contra os demais navegadores, “estão fazendo um bom trabalho”.
Por Thiago Resende