O Que é Necessário Para Ter Acesso à Internet?

Todos sabem que uma das principais ferramentas que as pessoas têm acesso nos dias de hoje é, sem dúvida nenhuma, a internet. Ela, que a partir de 1990 começou a servir aos civis como uma nova forma de se comunicar, chega à segunda década do século XX como a principal forma de comunicação do mundo, nos quais a televisão e o rádio lutam para poder se adaptar a ela para que não fiquem no limbo da história.

É claro que a televisão e o rádio, assim como as demais mídias tradicionais, não irão desaparecer. Porém, elas estão correndo contra o tempo para poder acompanhar os feitos e os crescimentos da grande rede de computadores, como uma forma de se garantir e não perder sua influência e, claro, seu público.

Acesso à Internet

Acesso à Internet

Anteriormente, quando a Internet ainda engatinhava no Brasil, nos idos dos anos 2000, podia-se perceber que, quando algo ganhava repercussão na televisão, era amplamente debatida na televisão. Porém, as coisas se inverteram: o que causa repercussão na televisão que é debatida na internet. Dessa maneira, ela virou o grande centro de discussão de diversos tipos de assunto. E as mídias televisivas, que um dia torceram o nariz para o crescimento da internet, hoje estão mais do que interligadas nas novidades da grande rede, para ter  a exclusividade sobre elas quando o assunto estourar.

Tamanha é a importância da internet na vida humana que a Organização das Nações Unidas, conhecida como ONU, declarou que o acesso à internet é um direito humano, que deve ser garantido a todas as pessoas. Dessa forma, diversas organizações têm realizado trabalhos para fazer com que a internet realmente chegue a todos os lugares, de modo que o mundo fique cada vez mais conectado. Mas, para que haja uma conexão estável à internet, quais são os equipamentos necessários para isso? Aqui nesse artigo, você conhecerá esses equipamentos, além de algumas informações bastante interessantes sobre elas. Vamos lá?

Internet – Equipamentos Necessários

A grande maioria das pessoas com certeza já teve que contactar um serviço especializado para que esse pudesse instalar os serviços de internet para a sua casa ou outro local. E, para que isso acontecesse, era necessário que a pessoa tivesse dinheiro para poder pagar a mensalidade do serviço contratado.

E, quando o serviço era, enfim, instalado, podia – se perceber os equipamentos que se faziam necessários para que a internet pudesse, enfim, ser utilizada pelas pessoas.

Primeiramente, é importante saber se a operadora de internet consegue puxar um cabo até a sua casa. Isso é necessário pois algumas concessionárias podem não oferecer o serviço em seu endereço, o que pode ocasionar numa perca de tempo em um possível orçamento.

Sabendo que o serviço poderá ser oferecido em sua residência, é hora de escolher o plano que melhor te atende. É importante saber que existem diversas franquias a serem escolhidas. Se você é uma pessoa que não utiliza a internet para jogar, por exemplo, pode ser que não seja necessário escolher uma franquia com grande quantidade de dados (e, dessa forma, mais cara).

Depois de escolher a franquia, é hora de fechar o contrato e esperar a instalação da rede de internet em sua casa. Quando ela for realizada, você vai perceber um aparelho conectado ao cabo de internet que fora instalado. Não se assuste: é o modem, que é responsável por transmitir o sinal de internet para outros equipamentos que irão utilizá-lo. Antigamente, o modem deveria ser conectado diretamente a um computador, para que este pudesse utilizar a internet. Atualmente, porém, a maioria dos modens são “wi fi”, de modo que a conexão da internet não é feita somente por fios mais, mas também por wireless.

Wifi

Wifi

Assim que a internet está disponível, a pessoa pode optar por acessar a rede por duas formas: diretamente de um computador, no qual o cabo do modem conecta direto nele, ou no notebook ou smartphone por meio de conexão wireless. Atualmente, a segunda opção está sendo mais viável, justamente pela praticidade que se envolve.

E, acrescentando ainda mais pontos a favor da conexão sem fio, a venda de smartphones está mais do que decolando: tendência lançada em 2007 com o primeiro iPhone, da Apple, o dispositivo com acesso à internet e aplicativos diversos, além de câmeras poderosas, fizeram com que os celulares tradicionais comessem poeira e praticamente desaparecessem das prateleiras das lojas. Sem contar que, com o passar do tempo, o desempenho dos aparelhos está sendo modificado para se assemelhar cada vez mais a um computador ou notebook potente.

Ou seja, em resumo, para poder acessar a internet, é preciso de um dispositivo que possa se conectar a ela, seja por meio de cabo ou sem fio, e que, ao traduzir o sinal, possa retornar nos serviços diversos que possam ser acessados por meio dela. É claro que não é somente isso que é necessário: estamos falando em um caso onde a internet é distribuída a todos sem ônus: por exemplo, para aquelas cidades onde o município oferece internet gratuita aos cidadãos, basta somente o equipamento para que este possa captar o sinal e acessar a internet normalmente. Agora, para quem não dispõe disso, é necessário ter dinheiro para poder contratar um plano mensal para poder ter um acesso tranquilo à grande rede.

A Internet no Brasil

Internet no Brasil

Internet no Brasil

O Brasil é um dos maiores mercados para a internet no mundo. Isso se dá pela grande quantidade de pessoas que possuem meios para acessar os mais diversos serviços por meio da ferramenta. Ela chegou pela primeira vez em solo tupiniquim em 1988, quando uma rede de universidades públicas resolveram começar a fazer aqui os primeiros testes com a ferramenta. Dessa forma, a internet começou a engatinhar por aqui, chegando logo em 1990, quando o seu uso foi liberado para o restante da população. Como era de se esperar, o serviço era bem ruim e caro, bastante compreensível para a época. Nos anos 2000, porém, a conexão sofreu uma grande melhora: da temida e horrível internet discada, os brasileiros foram apresentados à conexão banda larga que, entre outras coisas, dispensava uma linha de telefone.

E, hoje, o panorama mostrado é que a grande maioria dos brasileiros dispõem em sua residência o acesso à banda larga. Dados indicam que apenas 10% dos brasileiros ainda recorrem à internet discada. Mas esse panorama deve sofrer um novo revés, com a chegada da internet via fibra ótica. Essa nova forma de fornecimento do serviço, que chega cada vez mais com o intuito de deixar a internet mais rápida e eficaz está, aos poucos, conquistando o coração dos brasileiros. Um dos maiores empecilhos desta tecnologia está, justamente, no preço cobrado por ela, que é substancialmente mais alto do que a internet via banda larga.

Porém, com os recentes avanços conquistados pela tecnologia, é esperado que o preço médio da conexão via fibra ótica caia vertiginosamente, com ainda mais vantagens em relação a velocidade, estando cada vez mais acessível.

A Polêmica da Franquia de Dados

Franquia de Dados

Franquia de Dados

Alguns anos atrás, os brasileiros foram surpreendidos com uma notícia que dava conta que a grande maioria das operadoras de serviços de internet do Brasil queriam instituir uma espécie de franquia de dados no consumo de internet doméstica. Funciona da mesma forma que as franquias de dados do celular: você paga uma quantia X pela franquia de X dados. Quando essa franquia se esgotar, é necessário que você compre outra franquia para ser gasta.

Nem é preciso dizer que esse foi um projeto para lá de polêmico, que despertou a ira da maioria dos internautas e prestadores de serviços distintos. A então presidente Dilma Rousseff vetou esse tipo de prática, que era considerada abusiva. Porém, logo depois de seu impeachment, as teles novamente direcionaram o projeto para o presidente Michel Temer que, assim como sua antecessora, decidiu vetar novamente declarando que aquele projeto não tinha o menor cabimento em ser colocado em vigor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.