Em Que Ano a Tecnologia Chegou no Brasil?

Quando se fala em tecnologia, muitas pessoas já confundem com coisas relacionadas à eletrônica e informática. E, com o tempo, essa ideia foi ficando ainda mais inclusiva na cabeça das pessoas. Só que a tecnologia é muito mais do que isso. Ela envolve uma série de fatores que não somente mostram como o mundo mudou muito desde a chegada dos seres humanos, como mostrou que, sem ela, provavelmente não estaríamos no século XXI.

Explicamos: quando se fala em tecnologia, estamos falando em maneiras mais práticas de se realizar algo. Ou seja, quando os nossos ancestrais começaram a perceber que poderiam fazer ferramentas para deixar o trabalho muito mais fácil é que a tecnologia, por fim, começou a aparecer. A machadinha, as lanças e demais ferramentas podem ser consideradas como uma tecnologia. E, a partir dessa, a evolução tecnológica pôde acontecer e chegar até as ferramentas mais complexas que apresentamos até agora.

Ou seja, a tecnologia chegou aos povos em diferentes tempos e diferentes períodos da história. É claro que isso não pode ser comprovado com a máxima certeza, haja vista que se conhece apenas o desenvolvimento da história eurocêntrica. Os povos americanos, por exemplo, já demonstravam o domínio de diversos tipos de tecnologia, que acabaram sendo descartados para se levar em consideração a influência europeia.

E, quando se trata da “tecnologia chegar ao Brasil”, a primeira ideia que vêm na cabeça de muitos é que quando é que os primeiros sinais da internet por aqui foram sentidos. E, falando em internet, entende-se além da própria rede, outros detalhes, como é o caso dos periféricos como computadores e dispositivos que permitissem a conexão com a grande rede. E, aqui nesse artigo, você vai entender um pouco mais sobre como a Internet chegou até nós e como ela nos impacta nos dias de hoje.

Os Primeiros Indícios da Internet No Brasil

Sabe-se que a internet é uma das principais ferramentas lançadas pela humanidade nos últimos tempos. Ela ocupa uma posição de destaque junto a outras criações que mudaram para sempre a dinâmica da humanidade, como é o caso da roda e da televisão. É que não se esperava que ela pudesse causar um impacto tão forte entre as pessoas.

Inicialmente, a  internet foi criada como sendo uma ferramenta de uso militar, tendo estudos levados a sério desde os anos 1960. Só que, com o tempo, foi percebendo que a tecnologia criada, para fins militares, já estava ultrapassada, sendo outra tecnologia desenvolvida em paralelo para poder atender aos anseios balísticos, que é o conhecido GPS. Dessa maneira, a internet começou a ser liberada para os civis a partir dos anos 1980.  Em 1990 ela foi lançada comercialmente, tendo sido uma verdadeira febre nos Estados Unidos e demais países desenvolvidos.

Internet No Brasil

Internet No Brasil

Curiosamente, a Internet chegou no Brasil antes disso, em 1988: naquela época, sabia-se pouco sobre o que ela poderia fazer, mas se sabia bastante sobre o futuro promissor que a aguardava. Desse modo, uma comissão formada entre universidades públicas brasileiras fez com que a internet começasse a ser implantada, primeiramente, em instituições de ensino superior, como uma forma de entender mais como uma funcionava, na prática, bem como, também, se beneficiar dessa tecnologia no cotidiano desses estabelecimentos. Os primeiros testes foram muito promissores, o que agradava a todos que estavam envolvidos nesse projeto.

Só que, para que a internet começasse a ser oferecida ao consumidor  de fato, demorou mais uns seis anos para que ela chegasse. Em dezembro de 1994, a então estatal Embratel começou a oferecer os serviços de internet para ser contratado ao consumidor comum, mais ainda em fases de testes. É de se pensar que, naquela época, a conexão de internet era bastante precária. E realmente era. As velocidades eram sofríveis e os preços, como era de se esperar, bastante altos. Somente as pessoas com as melhores condições sociais da época tinham como poder pagar os planos de internet.

A partir de 1996, com os testes concluídos, é que a internet começou a se espalhar de maneira uniforme para o resto do país. Só que, como bem conhecemos, o Brasil não possuía uma infraestrutura totalmente formada para a nova tecnologia, fato que ajudou a atrapalhar um pouco no andamento da expansão do serviço país afora.

Nessa mesma época, os grandes conglomerados de mídia, que ainda torciam o nariz para a tecnologia, começam a abrir os olhos e ver que seria questão de tempo para serem engolidas pela internet. Dessa maneira, começaram aos poucos fazer o uso do serviço, disponibilizando notícias de forma online. Mas, ainda assim, acreditavam que a internet não iria tirar o reinado das mídias já consagradas entre as pessoas.

A Internet no Brasil nos anos 2000

Internet no Brasil nos anos 2000

Internet no Brasil nos anos 2000

A partir dos anos 2000, com uma série de políticas públicas voltadas para a informatização dos lares brasileiros e do estabelecimento da internet, várias operadoras do serviço entraram em operação, oferecendo diversos tipos de variações para poder agradar ao consumidor. A internet, porém, era discada, dependendo do telefone para poder funcionar. E, quem teve que conviver com isso sabia muito bem a dificuldade imposta por esse sistema.

Somente a partir do ano de 2006 é que o Brasil começou a receber a tecnologia da rede banda larga, que não precisava do telefone e era muito mais rápida e estável que a internet discada. Aos poucos, os preços foram ficando mais acessíveis, o que permitiu que mais pessoas pudessem optar por essa novidade.

E, nos dias de hoje, a conexão banda larga divide o protagonismo com uma outra tecnologia que está dando o que falar: a fibra ótica. Ela é muito mais rápida e estável que a banda larga, embora seja mais cara. Os testes com a transmissão de dados por meio da fibra já aconteciam desde os anos 1970.

Curiosamente, quando se olha a situação do Brasil, pode-se perceber que o uso da internet discada ainda é realidade em diversas localidades, ainda que poucas. Um dos planos governamentais é fazer com que a internet discada seja extinta de uma vez por todas, adotando tecnologias para fazer com que a internet rápida e de qualidade possa chegar até essas pessoas.

O Futuro

O século XXI chegou causando grande frisson. Isso porque a tecnologia está evoluindo em um período de tempo cada vez mais curto. Dessa maneira, é natural que muitas pessoas tentem observar como vai ser o futuro da internet. Alguns apostam que ela vai continuar evoluindo, a ponto de absorver tudo o que puder para poder comprovar a sua importância. Um exemplo disso são as televisões inteligentes que já possuem conexão com a internet para oferecer serviços sob medida para as pessoas. Uma outra que ainda não é tão comum assim é a geladeira inteligente: de acordo com as fabricantes, elas são capazes de se conectar a rede e, por meio de um aplicativo no telefone, o dono pode consultar o interior da geladeira e ver o que é necessário de ser comprado, além de ter na mão também a data de validade dos alimentos que estão armazenados por ali.

Um outro sinal que a internet está atingindo outros patamares é a chegada deles até os carros. Com a rede, eles podem melhorar e muito o seu rendimento, além de proporcionar maior tecnologia tanto para quem dirige quanto para quem está como passageiro. As centrais multimídias estão cada vez mais inteligentes, de modo a satisfazer os desejos e interesses dos mais ávidos pela tecnologia.

Muitos ainda contestam toda essa influência da internet em nossas vidas. Acreditam que isso pode ser prejudicial para as relações humanas futuras, já que muitos não conseguem distanciar a internet das suas vidas nem por um instante. E é uma coisa a se pensar, realmente: até que ponto a internet é saudável nas relações humanas? Provavelmente, é um limite que possamos estar a anos luz de descobrir. Por enquanto, podemos considerar que a tecnologia está cada vez mais melhorando processos médicos, o que é uma contribuição e tanto para a humanidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.